fbpx

Quanto custa estudar em Portugal?

É muito caro estudar em Portugal?

Provavelmente você já se perguntou: “Quanto custa estudar em Portugal?” E a primeira coisa que você precisa saber é que o ensino público em Portugal, diferentemente do Brasil, é sim pago, mas atenção pois os preços variam! Esses valores variam entre as universidades, entre os cursos e entre o tipo de curso, como graduação ou mestrado. Além disso, é comum que as faculdades cobrem por anuidade (esse valor pode sofrer reajustes de um ano para o outro) e há sim a possibilidade de parcelamento desse valor. 

Estudantes internacionais pagam sim mais caro a propina (em Portugal a anuidade, o valor que se paga se chama propina). Por que? Porque para estudantes nacionais o governo subsidia uma parte desse valor tendo em vista que por serem moradores de Portugal eles contribuíram com os impostos, diferentemente de quem ingressa pelo Estatuto do Estudante Internacional. Sendo assim é importante na hora de ir olhar os sites das faculdades conferir os valores direcionados aos estudantes internacionais!

E se você pretende entrar com o recurso do Estatuto de direitos e deveres para pagar o mesmo valor que um estudante nacional fique atento, pois assim você não poderá usar sua nota do ENEM, e terá que fazer o exame nacional português e competir dentro dessas vagas. Não é possível ingressar utilizando o ENEM e pagar o valor de cidadão português, nem ingressar pelo Estatuto de Direitos e Deveres e utilizar a nota do ENEM. 

Há instituições que os valores variam entre Є1.000/Є1.500 euros por ano. Ou seja, com o parcelamento o valor se transforma em uma mensalidade de uma instituição particular brasileira ou até mais barato! Onde estão localizadas estas instituições? Normalmente quanto mais afastado dos grandes centros mais em conta são os valores, como Viseu, Bragança e Castelo Branco.

Muitas opções para levar em consideração né? Não se preocupe! A gente do Estude em Portugal pode te ajudar a comparar os valores e achar a instituição com a anuidade que cabe no seu planejamento financeiro e no curso que te interessa! Clica aqui e vem conversar com a gente!

Leia mais sobre estudar em Portugal aqui: https://estudeemportugal.org/nota-de-corte-enem-para-portugal/

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket