fbpx

Como Calcular a nota de corte do ENEM para Estudar em Portugal

Não existe uma nota de corte pré-definida! 

Essa é a primeira coisa que você tem que saber antes de pensar em calcular sua nota. A sua nota será sempre em referência a competição ou a falta dela! Como assim? Se você se candidatou para um curso que tem dez vagas para estudantes internacionais, e tiverem apenas cinco candidaturas, as cinco pessoas passarão pois não terá contingente para nota de corte! E o contrário também, se a sua candidatura for para um curso mais concorrido em uma universidade mais concorrida você pode ter uma boa nota mas devido a alta concorrência a “nota de corte” pode subir.

As instituições têm autonomia para liberar as vagas disponíveis para os alunos internacionais por fases, ou não, então não desista logo de primeira e fique atento, pois a segunda ou terceira fase podem ser sua chance! 

Não tem nota de corte mas tem nota mínima

Apesar de não ter uma nota de corte pré-definida há por vezes uma nota mínima para candidatura, mas essa nota varia de acordo com cada faculdade, de candidatura para candidatura. 

Ou seja, sua preocupação não deve ser com uma nota de corte geral que te impedirá ou garantirá sua candidatura para todo e qualquer curso, e sim em ter um olhar atento para o edital da sua faculdade de interesse e seus requisitos, que podem variar por curso  e por área do conhecimento. 

São muitas variáveis para considerar, como tipos de candidaturas possíveis, faculdades que se encaixam no seu planejamento financeiro e na sua nota do ENEM. E a gente do Estude em Portugal pode ajudar você a fazer a melhor escolha! Nosso serviço de mentoria te acompanha passo-a-passo dessa jornada para que o seu sonho de estudar em Portugal com a sua nota do ENEM no curso de sua escolha se torne realidade. Quer saber mais? Clica aqui e manda uma mensagem para nós!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket