fbpx
Estudar em Portugal pelo ENEM

Estudar em Portugal pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma oportunidade cada vez mais buscada por estudantes brasileiros que desejam uma formação acadêmica de qualidade em um país estrangeiro. O ENEM, realizado anualmente no Brasil, também pode ser utilizado como forma de ingresso em universidades portuguesas, simplificando o processo para os candidatos interessados.

1. Reconhecimento do ENEM em Portugal:

Mais de 50 universidades portuguesas já reconhecem o ENEM como uma forma válida de ingresso. Com esse reconhecimento, o estudante brasileiro que obteve uma pontuação satisfatória no ENEM pode utilizar suas notas para se candidatar a vagas em instituições de ensino superior em Portugal, evitando a necessidade de realizar outros exames de admissão.

2. Inscrição e candidatura:

Após obter os resultados do ENEM, o estudante deve verificar as universidades portuguesas que aceitam o exame como forma de ingresso e quais os procedimentos necessários para a candidatura. Cada instituição tem suas próprias regras e prazos, portanto, é importante estar atento às informações fornecidas por elas. Geralmente, o processo de candidatura é realizado online e exige o envio de documentos, como o histórico escolar e a certidão de conclusão do ensino médio.

3. Equivalência das notas:

As notas do ENEM são convertidas em uma escala de classificação portuguesa, para que sejam compatíveis com o sistema de avaliação acadêmica de Portugal. Esse processo de conversão pode variar de acordo com cada universidade. Além disso, algumas instituições podem exigir a realização de provas específicas, dependendo do curso escolhido, mesmo que o candidato tenha obtido uma boa pontuação no ENEM.

4. Custo e benefícios:

Estudar em Portugal pelo ENEM pode ser uma opção mais acessível financeiramente para muitos brasileiros, uma vez que o valor das propinas (mensalidades) em algumas universidades portuguesas pode ser mais baixo em comparação com o Brasil. Além disso, a experiência de viver em um país estrangeiro, com uma cultura rica e diversa, é enriquecedora e contribui para o crescimento pessoal e profissional do estudante.

5. Processo de adaptação:

Ao estudar em Portugal, o estudante brasileiro terá a oportunidade de vivenciar uma nova realidade acadêmica e cultural. É importante estar preparado para o processo de adaptação, que envolve aprender a lidar com a língua, costumes e sistema educacional de Portugal. No entanto, a experiência de estudar em um ambiente internacional também oferece a chance de fazer novas amizades e expandir horizontes, o que certamente valerá a pena.

Shopping Basket