fbpx
Como estudar em Portugal tendo Cidadania Europeia

Para estudar em Portugal tendo Cidadania Europeia você terá que ser fazer o ingresso como estudante nacional, para isso os estudantes devem participar do exame conhecido como “Exames Nacionais do Ensino Secundário” ou simplesmente “Exames Nacionais”. Esses exames são uma parte fundamental do sistema educacional português e constituem uma forma de avaliação para os estudantes do ensino secundário (equivalente ao ensino médio em alguns países).

1. O que são os Exames Nacionais:

Os Exames Nacionais são provas padronizadas realizadas no final do ensino secundário em Portugal. São aplicados pelo Ministério da Educação e avaliam o conhecimento adquirido pelos alunos nas diferentes disciplinas do currículo, bem como a sua capacidade de raciocínio e análise. Além de servirem como critério de avaliação para a obtenção do diploma de conclusão do ensino secundário, esses exames também são utilizados como critério de seleção para o ingresso no ensino superior.

2. Quem pode fazer os Exames Nacionais:

Os Exames Nacionais podem ser realizados por estudantes que frequentam o ensino secundário em Portugal, tanto em escolas públicas quanto em escolas privadas. Ou por aqueles que possuem uma nacionalidade europeia.

3. Utilização dos Exames Nacionais para ingresso na faculdade:

Os resultados dos Exames Nacionais são utilizados pelas universidades portuguesas como critério de seleção para o ingresso em seus cursos de graduação. Cada universidade define as notas mínimas exigidas nos exames para cada curso específico. Os estudantes candidatos deverão verificar junto às instituições de ensino quais exames são exigidos para o curso pretendido e qual a nota mínima necessária para ser admitido.

4. Processo de candidatura:

Os estudantes que pretendem ingressar em uma faculdade portuguesa através dos Exames Nacionais devem inscrever-se para os exames no prazo estabelecido pelo Ministério da Educação. A candidatura é realizada eletronicamente, e o aluno pode escolher os exames que deseja fazer, de acordo com os requisitos da instituição de ensino superior que pretende ingressar. Após a realização dos exames, os resultados são divulgados, e os candidatos podem se candidatar diretamente às vagas oferecidas pelas universidades.

5. Vantagens do ingresso através dos Exames Nacionais:

Ingressar em uma faculdade portuguesa através dos Exames Nacionais apresenta algumas vantagens, especialmente para estudantes que já estão no sistema educacional português. Além de ser uma avaliação padrão que todos os alunos do ensino secundário realizam, o processo é mais acessível financeiramente em comparação com outros países. Além disso, o sistema de acesso ao ensino superior em Portugal é baseado em uma média ponderada entre as notas dos exames e as notas do ensino secundário, o que pode proporcionar uma maior equidade no processo de seleção dos candidatos.

Não deixe de conferir o nosso conteúdo em vídeo no youtube

Clique aqui!

Shopping Basket