fbpx

TOP 5 das profissões mais procuradas em Portugal

O mercado de trabalho em Portugal tem sido objeto de significativas transformações nas últimas décadas e aqui eu vou te contar tudo sobre além de falar das profissões mais procuradas!

O país passou por uma fase de recessão econômica durante a crise financeira global, que resultou em altas taxas de desemprego e emigração de jovens qualificados em busca de oportunidades no exterior. No entanto, nos últimos anos, Portugal experimentou uma recuperação econômica notável, acompanhada por uma redução gradual das taxas de desemprego. Além disso, políticas governamentais e incentivos fiscais têm estimulado o empreendedorismo e o crescimento de pequenas e médias empresas, contribuindo para a diversificação do mercado de trabalho. No entanto, desafios persistem, como a necessidade de combater a precariedade laboral e garantir salários justos para os trabalhadores, áreas em que o governo e os parceiros sociais continuam a trabalhar para fortalecer ainda mais o mercado de trabalho em Portugal.

De acordo com a Fundação José Neves, estas foram as profissões mais procuradas no mercado de trabalho em Portugal no 2º trimestre de 2023:

1. Analistas de sistemas.

2. Diretores de investigação e desenvolvimento.

3. Programadores de software.

4. Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas.

5. Engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, óticos e de segurança.

Historicamente, profissões ligadas às áreas de Tecnologia e Comércio têm se mantido no topo das profissões mais procuradas dos últimos trimestres, ainda que o posicionamento no ranking sofra alterações, as quais possivelmente ocorrem conforme as conclusões dos processos seletivos.

Esta lista das 5 profissões mais procuradas demonstra que as Áreas de Tecnologia e Serviços são as que têm maior demanda de mão de obra, conforme descrito no texto anterior.

Quer ir trabalhar em Portugal mas não encontra informações confiáveis? Nós pode nós podemos te ajudar com a Masterclass Trabalhar em Portugal.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket