fbpx

Estudar e trabalhar em Portugal: como conciliar trabalho e estudos

Muitos estudantes brasileiros consideram ir para Portugal, mas devido à estrutura econômica e como se sustentam enquanto estudam no país, muitos são céticos sobre os seguintes temas: 

“Posso trabalhar enquanto estudo em Portugal?”

Claro que sim! É possível.

Primeiramente, e mais importante, para que o seu sonho se realize, você como cidadão estrangeiro deve ser legalizado nos países europeus. 

Neste artigo vamos falar sobre estudar e trabalhar em Portugal. Como conseguir fazer os dois ao mesmo tempo?

Documentos necessários para estudar e trabalhar em Portugal.

Para tanto, alguns caminhos devem ser seguidos em conjunto com os órgãos governamentais locais.

Para estudar e trabalhar em Portugal, é necessário ter o visto correspondente. Se o seu objetivo é estudar em uma instituição de ensino superior, você deve solicitar um visto de estudante de Portugal.

Para isso, você precisa saber os documentos necessários para estudar e trabalhar em Portugal.

Como saber os documentos certos para trabalhar e estudar em Portugal?

Para os interessados ​​em estudar e trabalhar em Portugal, o primeiro passo é pedir o visto de estudante no consulado de Portugal no Brasil.

Os alunos com vistos válidos e com estatuto legal completo não precisam de se alterar após encontrarem emprego. 

Conforme referido acima, caso isso aconteça, ao obter sua autorização de residência em Portugal, basta avisar o SEF para que seja notificados, assim você terá uma autorização para trabalhar no país.

Outra informação importante é que caso o aluno receba um contrato de trabalho ou promessa de contrato, é necessário constar a carga horária de trabalho, de forma que seja possível flexibilizar com os horários acadêmicos.

Como conciliar trabalho e estudos em Portugal?

Estudo mostra o perfil do estudante universitário brasileiro - Época  Negócios | Carreira

Essa é uma questão repetidamente levantada por diversos profissionais do mercado. Você pode achar que é uma tarefa difícil, mas é possível. Principalmente quando você investe na carreira e nos estudos por meio da comunicação, isso vai valorizar o seu currículo.

Crie um cronograma de horários

Agendar o dia com antecedência é o primeiro passo para aumentar a produtividade e evitar contratempos potenciais. 

Se você não tem uma rotina ou não a organiza com eficácia, agora é a hora de desenvolver seu estudo e cronograma de trabalho. 

Não se esqueça de reservar um tempo para comer e descansar, pois sem eles você não poderá produzir como deseja.

Organize as prioridades

Pode parecer clichê e redundante falar sobre isso, mas muitos alunos que trabalham ao mesmo tempo se esquecem de se concentrar nas prioridades. 

Portanto, evite participar de várias atividades e projetos de trabalho ao mesmo tempo. 

Você pode acabar se desgastando muito, não conseguindo atingir seus objetivos, e isso com certeza vai afetar sua eficiência no trabalho e desempenho acadêmico.

Procure um emprego próximo da sua universidade

As Melhores Universidades de Portugal

Sabemos que nem sempre isso é possível, mas vale muito a pena a tentativa.

Encontrar um emprego próximo do seu trabalho vai facilitar muito a sua rotina, seus horários e seus compromissos.

Ao escolher sua universidade, procure encontrar empresas que atuem na sua área de interesse e tenham filiais próximas à sua escola ou faculdade.  Isso evitará atrasos, perda de tempo no trânsito, tempo de trânsito e estresse, além de melhorar a qualidade de vida.

Considerações finais

A condição ideal para estudar e trabalhar no exterior é ter mais de 18 anos, portanto, as atividades remuneradas são legais. 

Além disso, é importante ter um nível intermediário no idioma do país escolhido para poder estudar o curso e ter boa desenvoltura no trabalho.

Por fim, a experiência em um ambiente real de trabalho no exterior e interação com a cultura local são apenas algumas das vantagens de estudar e trabalhar em um país estrangeiro. 

Não é à toa que o número de alunos que buscam esse tipo de experiência está aumentando.

O que achou do conteúdo? Esperamos que essas dicas sirvam para te ajudar a Estudar e trabalhar em Portugal. Para receber mais conteúdos sobre o tema, continue acompanhando o blog do Estude em Portugal.

Veja também: Cidades com mais oportunidades de trabalho em Portugal

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket