fbpx

Cidades mais baratas para viver em Portugal

Uma das primeiras coisas que vem à mente para quem quer morar no exterior é o custo de vida na cidade selecionada para morar.

Encontrar um local com boa infraestrutura e ganhar a vida com um orçamento mais limitado pode ser um desafio, principalmente no inicio da sua jornada em Portugal.

Por fim, pensando nisso, listamos as algumas cidades mais baratas para viver em Portugal. Continue lendo para conhecer.

Explore as cidades com menor custo de vida em Portugal

Seguro viagem para Portugal: como funciona? Qual o melhor?

O que precisa ser enfatizado é que se você quer morar em cidades mais baratas, você deve ficar longe das grandes cidades com custo de vida mais alto, principalmente em termos de aluguel.

Para esta lista, tentámos considerar cidades de média dimensão em Portugal com uma população inferior a 100.000, mas superior a 35.000.

Além disso, consideraremos ter boa infraestrutura e serviços, hospitais, lojas, transporte, instalações de lazer e, o mais importante, locais com aluguéis baratos.

A maioria é comum no interior de Portugal, mas existem algumas exceções na costa do país. Por isso, elas podem ser uma boa opção para quem busca qualidade de vida nas pequenas cidades.

Cidades mais baratas para viver em Portugal

1. Bragança

Bragança, Portugal

Primeiramente, Bragança tem cerca de 35.000 habitantes e está localizada na região norte de Portugal, mais precisamente na região de Bragança, fronteira com Espanha.

Rodeada pelo belíssimo Parque Natural de Montesinho, está localizada na região nordeste de Trás-os-Montes.

Com uma boa estrutura de saúde e lazer, museus, jardins, teatros e diversos espaços comerciais, é uma das cidades com menor custo de vida em Portugal.

Por isso, o principal destaque de Bragança é o aluguel, que é o mais barato entre as cidades pesquisadas.

2. Castelo Blanco

Aluguer de Carros em Castelo Branco (Desde 15€/dia)

A nossa lista de cidades mais baratas para viver em Portugal continua com uma na região centro de Portugal, ou mais precisamente na região do mesmo nome, Castelo Branco fica perto da fronteira com Espanha.

A cidade tem cerca de 56.000 habitantes, e existe um comboio direto para Lisboa que demora cerca de 2:30 horas.

É possível encontrar imóveis para aluguel com preços muito acessíveis, e a área conta com toda a infraestrutura necessária como hospitais, comércio e serviços.

3. Caldas da Rainha

Caldas da Rainha e Leiria integram rede de cidades criativas da UNESCO -  Publituris - Publituris

Caldas da Rainha está localizada no distrito de Leiria na região centro de Portugal e tem cerca de 52.000 residentes.

O custo desta cidade é muito atrativo, sendo uma boa escolha para quem quer estar perto da capital portuguesa, mas não quer arcar com os elevados custos das áreas metropolitanas. Afinal, a cidade é famosa pelos seus spas medicinais para turistas de Portugal e de várias regiões da Europa.

4. Vila Real

Vila Real, Portugal

Outro destaque da cidade com menor custo de vida no norte de Portugal é Vila Real. Capital do distrito de mesmo nome, a cidade possui aproximadamente 51.000 habitantes.

Portanto, com um custo muito baixo, é um destino ideal para quem procura uma cidade sossegada, mas com boa qualidade e infraestruturas, e boas ligações rodoviárias ao Porto.

5. Viseu

Viseu: uma cidade de arte e museus | Blogue Erasmus Viseu, Portugal

Viseu é a maior cidade da nossa lista, com cerca de 96.000 habitantes. Situa-se na zona com o seu nome, na zona central do país.

De acordo com um inquérito realizado pela Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO), é considerada a 17ª cidade europeia com maior qualidade de vida entre os 76 participantes do estudo, e a cidade com melhor qualidade de vida entre os 18 portugueses.

Quais são os maiores custos?

Morar em Portugal: Tudo o que você precisa saber - Cotação

O aluguel é a parte mais importante do orçamento, portanto, fazer uma pausa nesta área pode trazer mais felicidade às pessoas que escolhem lugares mais remotos.

Porém, morar em uma cidade barata não significa que você esteja longe de tudo isso.

Portugal é um país pequeno e existem boas ligações de transporte entre as cidades, seja por via rodoviária ou ferroviária. Com algumas horas de deslocamento, sempre é possível ir para uma cidade maior.

Em casa, as cidades baratas também são fáceis de viajar porque são pequenas e quase tudo pode ser feito a pé, dependendo de onde você mora. Em cidades menores, você pode ter mais conforto e espaço sem muito impacto nas contas.

Por fim, o que achou do conteúdo? Tiramos as suas dúvidas sobre quais as cidades mais baratas para viver em Portugal? Deixe um comentário com a sua opinião e continue acompanhando o blog Estude em Portugal.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket