fbpx

Quero estudar em Portugal. Por onde começar?

Uma das maiores dificuldades que encontramos ao pensar em ir estudar fora é saber por onde começar. Esse artigo vai te ajudar a colocar os sonhos nos trilhos.

Então, vamos lá!

1. Estabeleça a meta.

A parte mais complicada de uma preparação é ser estruturada sem uma meta. Então pense: como você gostaria de estar daqui a um ano? Dois anos? Dez… enfim. Estabeleça a meta e o objetivo a ser alcançado para entender os meios necessários para atingi-lo. Nesse caso, meta: estudar em Portugal em 202_.

2. Pesquise cidades que estejam de acordo com seu perfil.

Muitas vezes queremos optar pelas opções mais baratas e fáceis. Bem tentador, não é mesmo? Mas pense também no que deseja ter de experiência.

Talvez queira uma cidade maior, com mais vida noturna ou outras oportunidades. Então, analise e pesquise sobre potenciais cidades. Mas se no final o financeiro é mais importante. Dá uma olhadinha no artigo: 10 escolas superiores mais baratas de Portugal.

Escolas mais baratas de Portugal

Pode ajudar. Tem pra todos os gostos.

3. Pesquise as formas de ingresso.

Já sabe pra aonde vai? Agora é sua hora de mergulhar no site da instituição e pesquisar até a cor da bandeira dela. Sim. Estar por dentro do processo de ingresso é essencial para um bom preparo. Principalmente estando por dentro do cronograma de candidaturas e como se dão os processos.

No geral, os brasileiros, podem usar a nota do Enem para 50* instituições portuguesas. É só  escolher em qual quer estudar.

*fonte: site do Ministério de Educação do Brasil.

4. Prepare-se financeiramente.

Independente de para aonde vá, os primeiros meses são os mais caros e a candidatura não é grátis. Sendo assim, organize seu orçamento e estabeleça um esquema para juntar a grana necessária. Você pode solicitar permissão de trabalho junto ao SEF, mas até que isso seja formalizado pode levar algum tempo, então… menos delivery e mais foco!

Quer saber mais sobre custos, olha esse artigo aqui:

/post/como-planejar-para-estudar-em-portugal/

5. Passaporte.

Seu documento internacional é o passaporte. E nem preciso dizer que para poder viajar e até pra fazer o processo de candidatura muitas universidades só aceitam ele como documento de identificação e até mesmo as outras que são mais flexíveis só liberam a carta convite com o numero do passaporte. Então já pra o site da Polícia Federal agendar a emissão desse bonitinho.

Vai solicitar o passaporte?

Veja esse artigo:

/post/como-tirar-o-passaporte/

ou
Olha ai o link da Policia Federal para solicitar.

http://www.pf.gov.br/servos-pf/servicos-pf/passaporte/iniciar#portal-column-content

E por último, mas não menos importante.

6. Junte os documentos necessários.

No geral  os documentos solicitados pelas instituições Portuguesas são:

  • Nota do Enem.
  • Certificado de conclusão do ensino médio autenticado ou apostilado em Haia (Verifique junto a instituição).
  • Histórico escolar autenticado ou apostilado em Haia. (Verifique junto a instituição).
  • Cópia do passaporte.
  • Currículum Vitae no estilo Europass.

Não sabe fazer o currículo no estilo Europass? Não seja por isso.

/post/como-fazer-um-bom-curriculum-vitae/

Cada uma das instituições tem autonomia na hora de estabelecer as regras de candidatura, sendo assim algumas podem  solicitar outros documentos que não estejam na lista a cima.

Pronto!

Já está no caminho para que seu sonho de estudar em Portugal. Agora é só executar os processos de candidaturas e aguardar a aprovação.  

Curioso por saber mais sobre a vida em Portugal e suas cidades? Então hora de navegar em nosso site para saber mais.

Até a próxima!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket