fbpx

As Melhores e Piores Cidades para se viver em Portugal (2022)

Portugal ocupa a 18ª posição entre os melhores países da Europa em termos de qualidade de vida, segurança, poder de compra e segurança pública. Além disso, é o país mais acessível para os brasileiros – já que além de relativamente barato, o país não possui a tão temida barreira linguística que atrapalha tanto a migração internacional.

 

Ainda sim, escolher uma cidade para morar em Portugal é uma tarefa difícil: entre mais de 159 cidades, com excelentes indicadores de saúde, educação, custo de vida e segurança pública, escolher aquela que se adequa às suas expectativas é um desafio que exige muita informação. Por isso nós do Estude em Portugal preparamos um TOP 5 Melhores Cidades para se viver em Portugal, tomando como base um conjunto de indicadores sociais e é claro, as vantagens e desvantagens destas localidades. Bora conhecer quais são suas melhores opções?

 

BOAS CIDADES

1 – Setúbal

Após subir +4 posições no ranking da Bloom Consulting, Setúbal vem desenhando seu lugar como uma das 10 melhores cidades de Portugal para se visitar, viver e fazer negócios. A região tem um custo de vida baixo, longe das agitações das grandes cidades, e excelentes indicadores relativos à qualidade de vida, como poder de compra alto e baixas taxas de criminalidade e desemprego. Concentra também boas instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, com os mais diversos custos de acesso. Ainda que comparativamente no topo do ranking, por não ser tão movimentada quanto Lisboa por exemplo, estes números são proporcionalmente justos diante da densidade demográfica da capital portuguesa, que já abriga 90.400 pessoas (de acordo com dados do governo português).

A cidade pode ser acolhedora para pessoas que não conhecem as dinâmicas de preços de moradia em Portugal, bem como questões relacionadas ao cotidiano em uma metrópole europeia, mas querem estar perto de Lisboa. O Estude em Portugal já esteve em Setúbal e tem várias dicas para quem quer se instalar na região, com recomendações e comentários de quem já tem experiência em morar no país lusitano.

Confira aqui:

Morar e Estudar em Setúbal https://www.youtube.com/watch?v=hTCCzHgO6_k 

Como estudar em Setúbal: https://www.youtube.com/watch?v=wFWZSguR8JE 

2 – Porto

Reza a lenda que o nome Portugal seria uma derivação do nome da cidade do Porto, que já foi capital portuguesa há vários séculos atrás. Ainda que essa informação seja apenas mitológica, a cidade do Porto concentra todas as características culturais e sociais do país juntamente com várias opções de entretenimento, emprego e moradia. No quesito de negócios, a cidade concentra muitas empresas nacionais e internacionais, com oferta de trabalho em abundância nas mais diversas carreiras profissionais. OPorto é também uma cidade turística, com centenas de atrativos visitados por turistas de toda a Europa no verão, e detém produtos internacionalmente famosos como o Vinho do Porto, que atrai apreciadores de todo mundo. No quesito de moradia, apesar de ser uma metrópole de concentra 231.828 pessoas (Pordata.pt, 2022), possui índices de criminalidade dentro da média e um custo de vida próximo a média portuguesa, com opções de moradia estudantil para estudantes universitários. E por falar nisso, a cidade concentra grande número de instituições de ensino superior como universidades e institutos, tornando-se um destino muito buscado por estudantes internacionais para aperfeiçoamento profissional em cursos técnicos, licenciaturas, mestrados e doutorados. Ficou interessado(a)? Então se liga nos materiais que já temos para lhe apresentar a cidade do Porto e as várias instituições de ensino dessa cidade incrível!

MORAR NO PORTO: Residência universitária LIVENSA LIVING PORTO CAMPUS

https://www.youtube.com/watch?v=A6FfzmKTkQw&t=215s

Instituto Politécnico do Porto

https://www.youtube.com/watch?v=7Lank_-hD1Y

ONDE MORAR NO PORTO: Residência Universitária Livensa Living Porto – Boa Vista

 https://www.youtube.com/watch?v=sD4SDLBOQ84

3 – Braga

Bom Jesus de Braga

A cidade de Braga detém alguns dos maiores patrimônios culturais de Portugal, com destaque para o turismo religioso e o complexo de Bom Jesus do Monte. Nos quesitos apontados pela Bloom Consulting, Braga destaca-se pelas boas oportunidades de negócios, empregabilidade, e custo de vida médio. Com uma população de 193.349 pessoas, Braga é uma cidade tranquila para seu tamanho, com taxas de criminalidade próximas da média geral do país, e várias instituições de ensino superior, como a Universidade do Minho, com reconhecimento internacional e grande variedade de serviços. A riqueza cultural, social e de formação educacional de Braga, além de um custo de vida médio dentro de paramêtros europeus, posiciona-a a em terceiro lugar no nosso TOP 5. Por estar próxima ao Porto, esta cidade acaba perdendo um pouco sua visibilidade, mas vale a pena conhecer seus encantos. O Estude em Portugal tem vários materiais sobre a região de Braga e do Norte de Portugal, confira abaixo um destes vídeos:

Mestrado em Marketing e Estratégia na Universidade do Minho

https://www.youtube.com/watch?v=tPNm-CS94cg

 

4 – Cascais

A Cidade do Castelo das Cinco Quinas, como brincam alguns de seus moradores, é o lar de cerca de 214 mil pessoas que vivem com bons índices de poder de compra, segurança pública e infraestrutura urbana de qualidade. As baixas taxas de desemprego, violência e um índice de qualidade de vida acima da média portuguesa, além de ser uma cidade turística frequentada principalmente no verão por conta de suas praias. Cascais só não está melhor colocada na lista porque, como cidade turística e litorânea, tem um custo de vida comparativamente mais alto do que as outras cidades no top 5. Quer conhecer mais sobre Cascais? Se liga nos vídeos que preparamos para você:

TOUR POR PORTUGAL: Sintra, Cascais e praias de Tróia com @vibelisboeta

https://www.youtube.com/watch?v=rZWolX12vjA

Visita na RESIDÊNCIA Smart Studios de CARCAVELOS, em CASCAIS, PORTUGAL

https://www.youtube.com/watch?v=ozg8Xit8LJg

 

5 – Coimbra

cidades com mais universidades em Portugal

Cidade conhecida pelas suas prestigiadas instituições de ensino superior, Coimbra tem um dos melhores indicadores de qualidade de vida de toda a Portugal continental (196.05 – em comparação com 165.7, a média portuguesa). Localizada no centro do país, possui uma vida cultural urbana movimentada, bem como as boas avaliações nos quesitos turísticos e oportunidades de negócios. 148.838 pessoas vivem aqui, uma cidade que se tornou referência internacional acerca do ensino superior em licenciaturas, mestrados e doutorados.

Devido a grande concentração de estudantes, o custo de vida em Coimbra é relativamente alto quando comparados às demais, e a cidade foi ultrapassada por Braga na avaliação de 2022. Ainda sim, é um excelente ponto inicial para quem quer estudar em Portugal e construir uma nova vida. Quer conhecer mais sobre Coimbra? Confira nossos vídeos com dicas de moradia,

Segredos de Coimbra: https://www.youtube.com/watch?v=3EHN4rOQWsI

 ______________________

TOP 5 PIORES CIDADES PARA SE VIVER EM PORTUGAL

Em um Ranking nacional de índices relativos a negócios, turismo e moradia em 308 cidades portuguesas, estas cidades apresentaram índices baixos. Boa parte desse fenômeno acontece devido a densidade demográfica alta em regiões metropolitanas de grandes cidades, o que naturalmente faz acrescer índices de violência levando em conta a saturação urbana e a desigualdade social. Conheça quais são as cidades menos recomendadas para se morar em PT a partir das nossas pesquisas:

 

 

1-             Amadora

Localizada na região metropolitana de Lisboa, Amadora concentra uma porcentagem alta de população imigrante. Essa população acaba enfrentando dificuldades para se integrar na sociedade portuguesa, o que por sua vez decorre na concentração das taxas de criminalidade mais altas do país. Esta região com características de subúrbio é resultado da segregação urbana e desigualdade social a partir dos movimentos migratórios nem sempre regulares. O desemprego e a criminalidade são desafios de Amadora, que ocupa a posição mais alta de criminalidade entre cidades portuguesas 142ª no ranking internacional da Numbeo. Apesar disso, a região é equiparável a um bairro brasileiro de classe média: comparativamente, os índices de criminalidade médios de várias capitais brasileiras é mais alto – Brasília, por exemplo, ocupa o lugar de número 93ª, e o Rio de Janeiro, 9ª posição entre os maiores índices de criminalidade do mundo. Já no ranking nacional da Bloom Consulting, ocupa a 42ª posição, devido a proximidade com Lisboa e disponibilidade de serviços na Capital.

 

2-     Barrancos

O concelho de Barrancos, do distrito de Beja, situa-se no Alentejo (NUT II) e no Baixo Alentejo (NUT III). O concelho encontra-se limitado a sul e a oeste por Moura, a noroeste por Mourão, no distrito de Évora, e a este e a norte por Espanha. Apesar de ter subido quatro posições em relação a avaliação anterior, ocupa a posição de número 305 no ranking nacional. A principal problemática está na baixa diversidade de empresas e taxa de desemprego. Apesar disso, a cidade conta com um custo de vida baixo e patrimônios culturais interessantes, como o Castelo de Noldar e o Moinho da Pipa.

 

3-     Santa Marta de Penaguião, na Serra

Configurando entre uma alta taxa de criminalidade e poucas oportunidades de negócios, turismo e sem unidades de instituições de ensino, o ranking da Bloom Consulting posiciona 299 (considerando 308 localidades, da Portugal Continental, Açores e Madeira. A criminalidade na cidade foi avaliada como alta em relação ao restante do país, e a localização remota e distante de regiões turísticas também não contribui para a atratividade do local. Ainda sim, Santa Maria de Penaguião tem boa qualidade de vida e o custo de vida baixo, característica do norte do país.

 

4-     Sabrosa

 Sabrosa localiza-se próxima de Vila Real, no Norte português, e ocupa a posição 297 no ranking nacional da Bloom Consulting. O principal problema apontado pelos índices está na alta criminalidade em relação ao restante do país e uma taxa de desemprego relativamente alta. O poder de compra é também baixo, e as oportunidades de negócios não são tão expressivas quanto em outras cidades portuguesas. Com aproximadamente 5.548 habitantes, a cidade perdeu 12,5% da população total na última década, e tem só 9,8% de sua população composta por jovens. Apesar desta situação, o custo de vida é baixo, e pela proximidade com Vila Real, que possui instituições de ensino superior, a cidade tem um perfil razoável quando comparado à cidades brasileiras.

 

5-     Freixo à Espada de Cinta

Apesar do nome curioso e interessante, os 3.265 habitantes de Freixo à Espada de Cinta vivem em uma cidade com patrimônio culturais edificados interessantes, como um Castelo da cidade e o Museu da Seda e do território. Contudo a pequena localidade no norte português ocupa lugar de número 296 no Ranking de cidades para viver em Portugal, índice derrubado pela taxa de criminalidade, baixo poder de compra e pela emigração (ou seja, pessoas deixando a cidade). Com poucas opções de lazer, negócios e criminalidade alta para um município pequeno, a cidade figura entre as menos bem avaliadas em toda Portugal continental.

Fonte: Bloom Consulting, 2022/Numbeo.com, 2022.

Agora que leu sobre as cidades, quer saber qual o melhor tipo de visto para ir para Portugal? Veja: Quero ir para Portugal, qual o melhor tipo de visto?

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket