fbpx

Reservando um local para ficar

Nesta matéria você encontra uma relação de serviços de estadia para sua viagem ocorrer sem preocupações.

Você já se perguntou ou se sentiu perdido em relação a um local para ficar?

Dentro de um planejamento para viagem, é necessário reservar um local. Aqui apresentamos algumas opções e serviços para que você possa se familiarizar.

Hotel

Para começar, os serviços hoteleiros sem dúvidas a opção mais popular, por já ser conhecida no mundo todo e ser a mais indicada por agências de viagem. Existem há milhares de anos, tanto é que o registro de hotel mais antigo ainda em funcionamento, segundo o Guiness Book, é datado do ano de 718.

Os hotéis podem oferecer diversos tipos de serviços, desde o básico que seria somente o quarto, até piscina, sauna, academia, restaurantes e por aí vai.

Os gastos com alimentação podem ser mais elevadas aqui, uma vez que a maioria dos quartos não possuem estrutura para preparar refeições e o serviço de quarto pode pesar no bolso.

Porém se estiver passando muito tempo é muito prático nos dias que prefere ficar descansando, já que pode te oferecer várias amenidades. Além disso, se estiver viajando em casal e pegar uma diária barata pode compensar.

Hostel

O conceito do hostel é bem parecido com o dos hotéis, com a grande diferença de que os quartos não são privados e sim compartilhados. Pode-se encontrar quartos com 4 pessoas até com 32.

Assim como em hotéis, também oferece diferentes tipos de serviços e atividades extras, porém em um estilo diferente. O preço das diárias costuma ser bem menor e alguns possuem cozinhas compartilhadas onde pode preparar sua própria refeição.

Podem atender desde pessoas que estão viajando à trabalho e só querem um lugar para dormir, até pessoas que buscam festas e bares. Lembrando que sempre existe o meio termo e em muitos deles, famílias são muito bem-vindas.

Apesar de ser considerado um estilo de acomodação para mochileiros e pessoas jovens, este cenário vem mudando constantemente.

É dos melhores tipos de hospedagem para quem estiver procurando companhia para os passeios. Como o clima é de amizade, o pessoal acaba fazendo vários programas juntos.

Mas, como estará convivendo com pessoas que não conhecem e dividindo todas as acomodações, pode acontecer situações como alguém chegar de madrugada fazendo barulho ou deixar cabelo no ralo do banheiro.

Airbnb

O Airbnb surgiu recentemente, mas já é o favorito de muitos viajantes por aí. Além da opção de alugar um quarto na casa de moradores locais, o grande atrativo é poder reservar o apartamento inteiro. O valor da diária costuma ser melhor que de hotéis tradicionais, especialmente perto de pontos turísticos.

Pessoas colocam à disposição suas casas ou mesmo quartos para alugar enquanto estão fora. Este método de acomodação tem crescido cada vez mais, por ser prático e cômodo. Te faz sentir em casa.

É uma excelente opção para diminuir os gastos quando estiver viajando em grupos.

Inclusive, você pode ganhar dinheiro também hospedando pessoas na sua casa!

Couchsurfing

O CouchSurfing, em tradução livre seria “Surfando no sofá” e a ideia é exatamente essa. Pessoas conectadas pelo mundo todo através da plataforma CouchSurfing dispostas a ceder o sofá de casa (pode ser um quarto de hóspedes ou um colchão) para um viajante.

O serviço é gratuito tanto para usar a plataforma quanto para se hospedar, eles apenas pedem uma colaboração para se tornar um membro verificado e ajudar a comunidade. A grande questão aqui é que tanto o hóspede quanto o anfitrião precisam estar em sintonia para que a troca exista, tanto em gostos e costumes, quanto com o que representa o CouchSurfing.

Ele é mais do que uma simples acomodação gratuita, é uma troca de experiências e valores. Pessoas que usam querem conhecer novas pessoas e culturas do mundo todo, provavelmente vão querer conversar com você, te levar para passear, compartilhar um pouco das habilidades e experiências de vida que tem.

É algo bem interessante, já que tem a possibilidade de conhecer mais a fundo a cultura do lugar, por alguém que é dali, ou mora no lugar há algum tempo. Isso é sempre muito valioso, já que você conhece mais do que simplesmente pontos turísticos da cidade.

House Sitting

A ideia original era encontrar pessoas que pudessem ficar tomar conta de casas ou apartamentos com animais de estimação enquanto os donos estivessem viajando. A partir daí o conceito já evoluiu, e muitos sites nem envolvem mais os bichinhos, e querem pessoas apenas para deixar as casas ocupadas.

É uma grande responsabilidade, especialmente quando envolve pets, e você precisa planejar o seu roteiro de acordo com as necessidades de passeio ou comida dos animais.

Não deixa de ser uma ótima opção de acomodação grátis, mas tenha certeza que pode se comprometer e arcar com as responsabilidades antes de se candidatar. Tudo é combinado direto com os donos através da internet.

Word Packers

Adorei conhecer esse site. Lá não se encontra apenas acomodações gratuitas, e sim experiências, pessoais como profissionais.
Para fazer o cadastro no site é preciso pagar e sua conta fica válida por 1 ano. Funciona basicamente como uma troca de trabalho por comida e estadia.

O trabalho pode ser em uma fazenda, construção, escola ou ONG´s. Geralmente tem duração superior a 01 semana. Por isso recomendo para aqueles que vão viajar por um período maior e querem conhecer mais da cultura do país e de quebrar ganhar experiências em alguma área.

Outra característica que me chamou atenção é que a plataforma possui tutorias de como fazer um diário de viagem, escrito ou por vídeo. Assim poderá contar os seus relatos da viagem e ganhar dinheiro através das suas postagens.

Buscadores

Kayak – É um site bastante conhecido de busca de viagens aqui na Europa. Além de vôos, hotéis e carros, ele tem a categoria vôo + hotel, e às vezes o preço compensa bastante – mas sempre compare o preço do vôo e do hotel por separado antes de sair comprando. Essa opção é boa quando você demorou pra reservar e o preço do vôo já está alto, já que às vezes o preço do hotel que eles oferecem compensa. Mas sempre verifique onde fique o hotel e busque referencias em outra webs antes de aceitar a oferta.

Booking – É bem interessante para fazer as reservas de hotéis e, quanto mais você usa o site, mais eles te sobem de categoria e oferecem descontos extras e promoções exclusivas para estes clientes chamados “Genius”. A maioria das reservas permitem o cancelamento grátis, o que facilita bastante porque assim você pode reservar, continuar buscando até achar o hotel perfeito para ficar e, se for o caso, cancelar a reserva anterior.

Airbnb – Te falei sobre ele lá em cima, mas além de ser um tipo de hospedagem é um aplicativo. A Airbnb começou em 2008 quando dois designers que tinham um espaço para partilhar hospedaram três viajantes que estavam à procura de um lugar para ficar. Hoje, milhões de anfitriões e viajantes escolhem criar uma conta Airbnb gratuita para poderem anunciar o seu espaço e reservar alojamentos únicos em qualquer lugar do mundo. E os anfitriões de experiências da Airbnb partilham as suas paixões e interesses com viajantes e habitantes locais.

Agora que você possui uma noção de qual serviço escolher, que tal saber um pouco mais sobre sobre as cidades lusitanas: As Melhores e Piores Cidades para se viver em Portugal (2022)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket