fbpx

Dupla-Diplomação no IPB em Portugal

Saiba o que é o programa de Dupla-Diplomação no IPB em Portugal, quais são as Instituições Brasileiras parceiras, quem pode se candidatar ao programa e quais são os diplomas recebidos

Atualmente, o avanço da globalização permitiu que várias pessoas experimentassem uma experiência internacional com o conhecimento de outras realidades e aprendizado de culturas, idiomas, geografia e história. Uma das formas de se obter experiência internacional é através da mobilidade acadêmica.

Este tipo de mobilidade pode ser realizada de diversas formas, incluindo a Dupla-Diplomação (DD), mobilidade simples, joint degree, entre outras (leia mais em Quais os tipos de intercâmbio na graduação?).

Especificamente, neste artigo, trataremos a respeito da DD no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

Como ocorre o processo de inscrição?

Antes de tudo, é importante entender que o sistema de ensino superior europeu e brasileiro são diferentes (leia mais em Entenda os Sistemas de Ensino Superior Europeu e Norte-Americano).

O programa de DD é um acordo assinado por duas instituições que possibilita que os alunos obtenham o diploma de ambas. Para isto, estes alunos devem realizar com sucesso um plano de estudos previamente acordado entre as coordenações de curso.

Para a inscrição no programa da DD do IPB é imprescindível o aluno esteja regularmente matriculado em um curso de graduação em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira que tenha parceria com o IPB. Aqui vai a lista de instituições brasileiras com DD com o IPB, por ordem de dimensão dos projetos:

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Centro Federal de Educação Tecnológica / Minas Gerais (CEFET/MG)

Centro Federal de Educação Tecnológica / Rio de Janeiro (CEFET/RJ)

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Universidade FUMEC, Belo Horizonte (FUMEC)

Universidade UNIFACS Salvador (UNIFACS)

Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica)

Centro Universitário Christus (UniChristus)

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR)

Instituto Federal Fluminense (IFF)

Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Universidade de São Paulo (USP)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

FAE Centro Universitário (FAE)

Também é necessário que o aluno brasileiro tenha concluído pelo menos três anos da graduação e, portanto, esteja, no mínimo, no 7º período do curso. Desta forma, a partir do programa da DD, o aluno ingressa no mestrado do IPB. Normalmente, neste programa, o período de permanência no IPB é de um ano letivo. O ano letivo do IPB possui dois semestres, o 1º semestre de setembro a fevereiro e o 2º semestre de fevereiro a julho. Usualmente, os alunos de Dupla-Diplomação iniciam os estudos no IPB no 1º semestre, porém isso pode variar de acordo com a universidade brasileira. A prorrogação da estadia no IPB também é possível caso o aluno não consiga apresentar o trabalho final antes do término do 2º semestre.

Ao término dos estudos, se o aluno cumprir estritamente o contrato de estudos estabelecido no programa de DD, este consegue obter dois diplomas (o de graduação da universidade brasileira e o de mestrado do IPB).

Com o porte de dois diplomas, o profissional aumenta as suas possibilidades de contratação, tanto na Europa, quanto no Brasil, com uma melhor colocação no mercado de trabalho. Desta forma, a DD é um meio rápido e eficaz para obter dois diplomas no período que se levaria para conseguir apenas um. Além disso, o ganho profissional é apenas um dos benefícios deste programa, pois, com o período afastado do país de origem, o aluno se torna um ser humano mais flexível, resiliente, adaptável a mudanças e com uma maior capacidade de resolução de conflitos, desenvolvendo novas características extremamente importantes ao longo da vida.

Quer saber mais? Alguns vídeos no Youtube demonstram um pouco da experiência internacional dos alunos de Dupla-Diplomação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com o IPB!

Gostou? Leia mais aqui no nosso blog:

Como se candidatar a Dupla-Diplomação da UTFPR com o IPB

Conheça o politécnico mais bem ranqueado de Portugal

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket