fbpx

Vale a pena trabalhar em Portugal?

Portugal ainda é um país atrativo para quem quer desenvolvimento na carreira?

A resposta para a pergunta “vale a pena trabalhar em Portugal?” é complexa. Mas, de acordo com o Eurostat, Portugal possui hoje 10,5 milhões de habitantes e, ainda de acordo com a mesma publicação, Portugal é um dos 5 países da União Europeia com a população mais envelhecida (24% do total) e com os menores percentuais de crianças e adolescentes (13%). A idade média em Portugal é de 46,8 anos. 

Ao analisarmos estes dados, podemos facilmente identificar uma tendência negativa de crescimento da população portuguesa, o que demonstra uma demanda por mão de obra qualificada para o desenvolvimento econômico do país. Portanto, há necessidade de trabalhadores. Paralelamente, neste último trimestre, Portugal foi um dos quatro países da União Europeia com a maior taxa de vagas de trabalho disponíveis no mercado, o que significa que as oportunidades de trabalho estão a aumentar.

Vale a pena trabalhar em Portugal sendo brasileiro?

Os dados estatísticos do Governo demonstram que a população em Portugal está a crescer sustentada pela chegada dos imigrantes em território nacional. Em 2023, o SEF conta 980 mil estrangeiros residindo legalmente em Portugal.

A maior comunidade estrangeira em Portugal é a brasileira, com 40% do total de imigrantes no país. Em 2022, os brasileiros ocuparam a liderança do crescimento imigratório, tendo crescido 17,1% em relação ao ano anterior. Até agora, em 2023, chegaram 153 mil cidadãos brasileiros, aumentando o total da comunidade para quase 400 mil imigrantes.

Portugal segue a tendência de ser um dos destinos preferenciais dos brasileiros quando decidem imigrar devido a fatores importantes como qualidade de vida, segurança, acesso à educação de qualidade e boa estrutura dos serviços de saúde, desenvolvimento profissional internacional, acordos bilaterais que favorecem vários processos burocráticos na imigração e a facilidade do idioma no processo de adaptação ao novo país.

Além destes itens, em Portugal é possível desfrutar de ricos cenários culturais, gastronômicos e históricos, com as mais diferentes festividades ao longo de todo o ano, além do clima agradável na região litorânea e mais frio no interior do país, chegando aos graus negativos e até neve! 

E quanto às oportunidades de trabalho para brasileiros?

Podemos dizer que existem duas grandes áreas com oportunidades de trabalho em Portugal: a primeira delas inclui as áreas de Serviços, Indústria e Construção. Portugal é um destino turístico reconhecido internacionalmente e durante todo o ano há vagas em Hotelaria, Turismo, Gastronomia em geral e Comércio. Além disto, há os serviços sazonais na agricultura, um forte setor produtivo no país.

A segunda área é aquela que busca profissionais com qualificações mais específicas e, neste caso, destaca-se a área de Tecnologia da Informação. Lisboa tem se tornado um polo crescente e promissor de start-ups de Tecnologia e tem contratado muitos brasileiros para o desenvolvimento do setor. Entretanto, também há demanda na área da Saúde para profissionais qualificados. É preciso destacar que na Área da Saúde, é obrigatória a validação do diploma brasileiro e o processo tende a ser demorado. Então, certifique-se planejar bem a mudança para Portugal, um planejamento com antecedência e riqueza de detalhamento.

Você pode descobrir tudo isso e muito mais no evento super especial e gratuito que o Estude em Portugal está preparando para quem deseja ir trabalhar em Portugal! Clique aqui e se inscreva.

Ainda não tem certeza se vale a pena trabalhar em Portugal? Leia mais sobre: O setor industrial em Portugal

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket