fbpx

Quais os tipos de intercâmbio na graduação?

Saiba quais tipos de intercâmbio na graduação existem.

No intercâmbio da graduação, existem duas possibilidades principais. O aluno pode fazer a graduação completa ou mobilidade acadêmica em uma Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira. Mobilidade acadêmica é o processo através do qual o aluno possui a oportunidade de desenvolver atividades acadêmicas em uma IES estrangeira, mantendo o vínculo de matrícula com a IES brasileira de origem, para a qual deve retornar após o período do intercâmbio para dar continuidade aos seus estudos. Portanto, na mobilidade acadêmica o aluno pode cursar um semestre ou um período específico da graduação em uma IES estrangeira.

Para isto, o aluno deve estar regularmente matriculado em uma IES brasileira que possui parcerias com instituições internacionais. Essas parcerias podem ser firmadas e oficializadas através de acordos de Dupla-Diplomação (DD) (do inglês double degree), diploma conjunto (do inglês joint degree), mobilidade simples, etc. Adiante, explicaremos um pouquinho sobre estes três tipos principais de acordos de mobilidade acadêmica.

Dupla-Diplomação

O programa de DD, do inglês double degree, é um acordo assinado por duas instituições que possibilita que os alunos obtenham o diploma de ambas. Desta forma, ao final do programa, o aluno recebe dois diplomas de duas instituições e cada instituição é responsável por seu próprio diploma. Para isto, estes alunos devem realizar com sucesso um plano de estudos previamente acordado entre as coordenações de curso. Para ler mais sobre o programa de DD, clique aqui.

Diploma Conjunto

Diferentemente do programa de DD, o joint degree, traduzido literalmente como diploma conjunto, possibilita a obtenção de um mesmo diploma com a atribuição de grau de duas ou mais instituições de ensino. Ou seja, é recebido um único diploma autorizado e conferido por duas ou mais instituições parceiras que compartilham autoridade. O diploma conjunto é uma modalidade relativamente nova dentro da mobilidade acadêmica e, por isso, não são muitas as IES brasileiras que tem algum acordo deste tipo.

Mobilidade Simples

Uma terceira possibilidade dentro da mobilidade acadêmica é a mobilidade simples. Neste caso, o aluno brasileiro normalmente realiza algumas matérias da graduação na IES estrangeira, com a possibilidade de realizar em paralelo um curso de idioma. Geralmente, os editais preveem a mobilidade simples durante um semestre letivo, com possibilidade de prorrogação por mais um semestre, mediante acordado entre as coordenações de curso da IES brasileira e da IES estrangeira, com a elaboração de um plano de estudo para cada semestre letivo da mobilidade. 

Independentemente do tipo de mobilidade acadêmica (DD, diploma conjunto, mobilidade simples ou outra) é necessário estar atento aos pré-requisitos para participação em cada programa. Esses requisitos normalmente estão descritos em edital publicado da IES brasileira, a partir do qual o estudante fará o processo de inscrição para realizar a mobilidade.

Também é importante atentar-se ao fato de que existem diferentes Sistemas de Ensino Superior no Mundo. Por exemplo, o sistema superior de ensino europeu se baseia no Acordo de Bolonha e é, portanto, diferente do brasileiro. Leia mais em: Entenda os Sistemas de Ensino Superior Europeu e Norte-Americano

Com base nessas informações, cabe a você decidir qual é a melhor opção para si, cursar integralmente a graduação ou somente algum semestre/período da graduação em uma IES estrangeira. Caso opte pela segunda opção, deve tomar conhecimento dos acordos e parcerias firmados pela sua IES brasileira. Este artigo fornece subsídios para você compreender melhor os principais acordos de mobilidade acadêmica.

Gostou? Se liga nesse vídeo do nosso canal que preparamos sobre algumas formas de intercâmbio para estudar em Portugal:

Leia mais em:

Intercâmbio na graduação: como escolher a Instituição de Ensino Superior estrangeira?

Conheça o politécnico mais bem ranqueado de Portugal

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket