fbpx

Validação do diploma de enfermagem: o que é e como funciona?

Quem estuda enfermagem no Brasil e quer ser enfermeiro em Portugal deve saber que é necessário verificar o seu diploma em Portugal.

Esta verificação pode ser feita de diferentes formas: na Associação Portuguesa de Enfermeiros e nas Universidades portuguesas (com oferta de cursos).

Há muitas pessoas interessadas em trabalhar como enfermeira em Portugal.

Portanto, neste artigo, vamos contar-lhe como se tornar enfermeiro, como estudar e em quais universidades, como exercer a profissão, se já possui um diploma, as condições de trabalho e o seu salário médio.

Vamos falar sobre a validação do diploma de enfermagem em Portugal.

Mercado de trabalho em Portugal

Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho – PROES

De acordo com a Por Data, em 2018 (última atualização em agosto de 2019), havia 73.650 enfermeiros em Portugal. No site da Ordem dos Enfermeiros pode consultar o número de enfermeiros em Portugal de acordo com a região do país.

No entanto, como vimos, muitas pessoas imigraram para outros países europeus.

Com isso, os enfermeiros brasileiros têm mais oportunidades de trabalho, falam a mesma língua e são mais fáceis de se adaptar.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Minghao em 2016, entre os 2.302 profissionais do serviço nacional de saúde pesquisados, 1/5 apresentava sintomas de exaustão física e mental e 2/3 estavam em níveis de estresse muito elevados.

Validação do diploma em Portugal

Melhor faculdade de ENFERMAGEM em BH | TOP 10 com UFMG 1º

Quem estuda enfermagem no Brasil e quer ser enfermeiro em Portugal deve saber que é necessário verificar o seu diploma em Portugal.

Esta verificação pode ser feita de diferentes formas: na Associação Portuguesa de Enfermeiros e nas Universidades portuguesas (com oferta de cursos).

Quem pretende trabalhar como enfermeiro em Portugal pode solicitar o reconhecimento do seu grau de ensino superior pela Associação Portuguesa de Enfermeiros.

O pedido avaliará o histórico escolar do profissional, juntamente com o diploma, resumo do curso, solicitação de aplicação de avaliação do curso, taxa de inscrição do pedido (90 euros) e taxa de reconhecimento de prática profissional (99,76 euros).

Na opção por este diploma de verificação, é impossível continuar estudando para um mestrado ou doutorado. Aplica-se apenas a poder trabalhar em Portugal.

Verificação de certificado direto na universidade

A segunda opção e a melhor opção para quem pretende continuar os seus estudos e fazer uma especialização é a verificação de um diploma de enfermagem numa universidade portuguesa.

Esse processo é mais burocrático, mas pode ser mais benéfico no longo prazo.

A verificação do diploma deve ser realizada na universidade que oferece cursos de enfermagem em Portugal. Haverá um comitê para revisar seus registros acadêmicos e o programa do curso.

De acordo com a fiscalização, isso pode ser mais burocrático, pois além da análise do histórico e da grade curricular do curso, outros documentos, até mesmo provas, podem ser solicitados. Para quem deseja continuar os estudos, esta é a escolha mais adequada.

Por fim, dependendo do currículo do curso, pode ser necessário complementar os resultados acadêmicos. Para isso, estude um período numa universidade portuguesa.

Portanto, é necessário ressaltar que a formação de técnicos e auxiliares de enfermagem não se enquadra no âmbito do “Tratado de Cooperação e Negociação Amigável”, apenas a formação de enfermeiros, sendo o plano de estudos e os conteúdos dos cursos semelhantes aos ministrados nos Portugal.

Quanto ganha uma enfermeira em Portugal?

TRF derruba liminar que impedia enfermeiros de requisitar exames

Com trabalho de 35 horas semanais, o salário médio dos enfermeiros é de 1.200 euros, mas se os profissionais ocupam cargos de chefia pode ser superior, podendo mesmo ultrapassar os 2.000 euros mensais.

Esses valores parecem incapazes de compensar uma mudança tão grande na vida, como a mudança para outro país, mas enfermeiras brasileiras que vivem e trabalham em Portugal afirmam que oferece mais do que questões econômicas, como mais segurança e melhor do que condições de vida no Brasil.

Se ainda restou alguma dúvida sobre a verificação do diploma de enfermagem em Portugal, nos deixe um comentário. Para mais dicas, continue acompanhando o blog Estude em Portugal.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket