fbpx

O que preciso fazer após ser aprovado em uma universidade em Portugal?

O processo de aprovação para universidades varia de país para país e de universidade para universidade. Aprenda como se candidatar a universidades portuguesas, principais documentos, datas importantes e processo seletivo.

Após finalizar todo o processo de admissão, pesquisa, escolha da cidade, do curso e de todos os detalhes relevantes para essa jornada, ainda existem alguns passos que todo estudante estrangeiro deve seguir ao decidir estudar em Portugal.

Neste artigo vamos falar sobre o que você precisa fazer após ser aprovado em uma universidade em Portugal.

1.      Tenha atenção aos custos

Os custos para viver em Portugal são muito variáveis, e devem ser calculados antes da mudança.

Você deve ter total consciência de quais são as cidades mais caras e mais baratas de se viver em Portugal, e quanto você vai gastar em cada área da sua vida.

Para a sua sorte, no nosso blog temos um artigo mostrando quais são as cidades mais caras, e quais são as cidades mais baratas para se viver em Portugal.

Pesquise sobre os preços e o custo de vida de cada local que você está estudando se mudar. Para te ajudar nisso, temos também um vídeo completo com uma comparação de preços de alimentos em Portugal, com os do Brasil.

2.      Tire o NIF de Portugal

Depois de chegar a Portugal, o NIF é um dos documentos mais importantes para a resolução de eventuais problemas burocráticos do país.

Equivale ao CPF do Brasil, além de obter outros documentos, também exige que você possa adquirir diversos tipos de produtos.

Para obter um TIN, você deve ir ao escritório de serviços financeiros da cidade onde irá morar.

O processo é muito simples, mas necessita de um representante fiscal que deve ser residente permanente em Portugal e declarar que é financeiramente responsável por si.

Por exemplo, quando você planeja alugar uma casa, o inquilino geralmente declara que é seu representante para que você possa assinar o contrato de aluguel.

Para os alunos, é mais fácil porque a própria instituição de ensino pode fornecer um documento como seu representante financeiro.

Além disso, atualmente é possível solicitar um NIF em português e totalmente online.

3.      Busque um emprego em Portugal

Portugal é um dos países com salários mais baixos da Europa, mas também um dos países com menor custo de vida, o que compensa.

Dependendo de onde você mora e de sua área de especialização, as oportunidades de emprego podem variar muito. Tal como no Brasil, pode encontrar emprego em vários sites, mas em Portugal não é raro que deixe pessoalmente o seu currículo na empresa e fale sobre as vagas que esta oferece. Com o tempo, você definitivamente encontrará algo de que gosta.

Conclusão

Depois de saber o primeiro passo para começar a viver em Portugal e entrar em uma universidade em Portugal, será mais fácil responder a esta pergunta. Mas a verdade é que nenhuma resposta pode abranger todas as situações. Cada pessoa tem uma experiência de vida e uma perspectiva de mundo diferentes.

Mudar-se para Portugal é uma grande oportunidade para quem procura uma vida mais tranquila, segura e com melhor qualidade.

Ao mesmo tempo, muitas pessoas podem não se adaptar à cultura deste lugar, estão insatisfeitas com o salário ou nem se adaptam.

Por fim, vale a pena mudar-se para Portugal, mas não para todos. São muitas as vantagens, como já mostrei aqui, mas só depois de muita pesquisa, estudo e bom … morando no campo você vai saber mesmo! Acredito que aprender mais sobre essas etapas é um bom começo.

Para mais dicas sobre universidade em Portugal, continue acompanhando o blog do Estude em Portugal.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket