fbpx

Principais diferenças entre o mestrado no Brasil e Portugal

Essa é uma questão que gera dúvida em todos que pensam em iniciar um mestrado, seja no Brasil ou em Portugal.

Normalmente no Brasil, o mestrado é capaz de capacitar para docência e formar pesquisadores que contribuam significativamente com o desenvolvimento científico no país, por este motivo, os mestrados stricto sensu são voltados para uma linha de pesquisa específica e são motivadores de trabalhos acadêmicos.

Geralmente a duração do mestrado no Brasil é de 18 a 24 meses e a grade curricular não é muito extensa, já que o objetivo principal é que o estudante dedique seu tempo a pesquisa e investigações.

A forma de ingresso também difere-se, geralmente no Brasil quem pretende se candidatar ao mestrado precisa entregar um pré-projeto e a banca decidirá sobre a sua aprovação, de acordo com a sua linha de pesquisa. Enquanto em Portugal, o processo de ingresso é feito por análise das suas notas da graduação e do seu currículo acadêmico, técnico, científico e profissional, além de cartas de motivação e recomendação exigida pela Comissão Cientifica.

Em Portugal, a maioria dos mestrados tem uma vertente profissional, como uma especialização e o seu projeto de pesquisa será desenvolvido na fase final do mestrado e em alguns casos, a tese ainda pode ser substituída por um relatório de estágio.

O tempo do mestrado também costuma ser de 18 a 24 meses, entretanto no primeiro ano de estudo o mestrado é composto por disciplinas acadêmicas sendo submetidos a provas, trabalhos e seminários. E no 2º ano, acontece a preparação para tese ou estágio.

Outra diferença entre os mestrados no Brasil e em Portugal, são as atribuições de notas! Em Portugal, a escala de notas vai de 0 a 20, enquanto no Brasil a nota costuma ser de 0 a 10.

Atenção, se pretende fazer o seu mestrado em Portugal para validar no Brasil, saiba que ao voltar para o país será necessário passar pelo processo de revalidação em uma Instituição Brasileira.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket