fbpx

Cidades mais caras para viver em Portugal

Para você, o que é uma cidade cara? Quando se busca um lugar diferente para morar, os custos geralmente são a primeira coisa que devemos analisar antes de marcar a mudança.

Em Portugal não é diferente. Existem cidades mais batatas de se morar, com um custo de vida baixo, aluguéis baixos, bons preços no supermercado…

Mas existem também as cidades mais caras do país. E neste artigo preparamos uma lista com as cidades mais caras para viver em Portugal.

Tenha em mente de que se você deseja morar em alguma delas, seu custo de vida será um pouco ou muito mais alto que as demais. Vamos lá?

Quais os custos mais caros de Portugal?

Leixões, cruzeiros para Portugal | MSC Cruzeiros

O custo de vida em Portugal é de cerca de 1.500 a 2.000 euros. Muitos são os fatores que afetam o custo final, desde a cidade até o número de domicílios, incluindo o padrão de vida estabelecido.

Comparado com outros países europeus, o custo de vida em Portugal não é elevado, mas é o mais baixo entre os países da Europa Ocidental.

Mas se compararmos o custo de vida em Portugal e no Brasil, o custo de vida nos países europeus é mais elevado.

São vários os fatores que precisam de ser considerados para melhor compreendermos este problema, desde o salário-mínimo ao salário médio, e claro, através o preço das coisas.

Poder de compra de Portugal

O poder de compra de Portugal não é dos maiores da Europa. Em comparação com outros países, os salários são muito mais baixos e o poder de compra da população também é menor.

Mas se comparado com o Brasil, o poder de compra da população portuguesa é maior.

Por exemplo, se compararmos Lisboa e São Paulo, o poder de compra da capital portuguesa é quase 43% superior ao das cidades brasileiras.

Lisboa

Covid-19: Câmara de Lisboa com mais de um milhão de euros para apoiar setor  da Cultura

A capital portuguesa é também a cidade mais cara do país. Devido aos preços elevados, o custo do arrendamento de um apartamento com um quarto no centro da cidade ronda os 815 euros.

Se o objetivo é morar com toda a família, o custo de um imóvel de três quartos é de aproximadamente 1.567 euros.

Outro aspecto em que o custo de vida em Lisboa pode ser muito mais caro do que em outras partes do país é comer fora.

Por ser uma cidade muito turística não faltam opções de restauração, mas comer bem pode sair caro.

Jantar num restaurante de média dimensão o custo médio para um casal é de 35 euros.

Cascais

O que fazer em Cascais, Portugal: pontos turísticos que cabem em 1 dia

A cidade é destino de gente rica e famosa que emigra para Portugal, por isso não é surpresa que Cascais ocupe o segundo lugar desta lista.

O custo médio de aquisição de um imóvel na cidade é de 2.529 metros quadrados, o que o torna um dos imóveis mais caros do país.

Mas se pretende alugar um apartamento simples com um quarto no centro de Cascais, só precisa de gastar cerca de 1.040 euros por mês para viver na zona.

Por se tratar de uma cidade de alto padrão de vida, o custo da saída para jantar será mais alto, e o restaurante médio custa cerca de 40 euros para duas pessoas.

Para um almoço de 8 euros, pode encomendar um menu num restaurante simples.

Loulé

Loulé, Portugal

A última cidade da nossa lista é o Algarve, Loulé tem cerca de 70.000 habitantes, e o preço é muito alto para quem quer viver.

O valor médio da moldura do instrumento para a compra de um imóvel é de 2.089 euros, o que é bastante elevado para uma pequena cidade.

Oeiras

Morar em Oeiras: tudo que você precisa saber - Morar Portugal

Em primeiro lugar, as três cidades mais caras de Portugal estão no distrito de Lisboa.

A começar por Oeiras, uma das principais cidades da área metropolitana, e considerado um importante pólo de emprego com empresas multinacionais e start-ups, pelo que se destaca pelos preços elevados, nomeadamente na habitação.

Para comprar um imóvel nesta cidade tem de gastar cerca de 2.211 euros por metro quadrado, e a renda não é muito inferior à das outras cidades desta lista.

Por fim, um apartamento de um quarto no centro da cidade custa cerca de 730 euros.

Albufeira

Guia de viagem: Albufeira | Turismo em Albufeira - KAYAK

Outro importante e popular destino de verão, Albufeira não fica atrás em termos de preço. O valor médio por metro quadrado de aquisição de um imóvel na cidade é de 1.894 euros.

Se o objetivo é alugar uma casa, a cidade não é uma das cidades mais caras. Mas para o restante dos assuntos, ela faz parte da lista das cidades mais caras para viver em Portugal.

O valor médio de um apartamento de um quarto no centro da cidade é de 560 euros, mas se precisar de 3 quartos, o preço subirá para cerca de 1.200 euros.

A cidade portuguesa mais cara de Albufeira

Almoçar em Albufeira todos os dias não é das atividades mais caras, você pode encomendar um menu num restaurante simples por apenas 7,50 euros.

Como morar e estudar em Portugal

Passo a passo: saiba como tirar o visto para estudar em Portugal

Morar em Portugal é uma excelente opção para estudantes que desejam se graduar na Europa. O país possui inúmeras universidades prontas para receber estudantes extrangeiros.

Por fim, se você deseja se graduar no país e quer ter um custo de vida mais alto, mas com muito conforto, lindas paisagens e ótimos pontos turísticos, aproveite essa lista para escolher a sua próxima cidade.

O que você achou do conteúdo sobre as cidades mais caras para viver em Portugal? Gostou dessa lista? Quer conhecer uma dessas cidades? Nos conte nos comentários e continue lendo o blog Estude em Portugal.

Quer saber quais são as cidades mais baratas? Clique aqui!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket