fbpx

Encceja – O que é? Para que serve?

Encceja – O que é? Para que serve?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova criada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2002 aplicada em todo país.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova criada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2002 aplicada em todo país.

O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

É um exame gratuito e voluntário, com o intuito de oportunizar e democratizar aos jovens e adultos que, por diversos motivos, não conseguiram concluir na idade adequada o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Ao atingir um resultado suficiente na prova, o candidato garante o certificado de conclusão.

Mas tenha atenção! Essa prova é para que o candidato tenham o diploma de conclusão do ensino, não servindo como nota para ingressar em uma instituição do Ensino Superior.

Quem pode se inscrever no Encceja?

Para obter a certificação do Ensino Fundamental, o candidato precisa ter, no mínimo, 15 anos completos até a data de realização do exame, além de não ter concluído esta etapa da Educação Básica. Se for para obter a certificação do Ensino Médio, o candidato precisa ter, no mínimo, 18 anos completos até a data de realização do exame, além de não ter concluído esta etapa da Educação Básica.

Quais os quatro tipos de aplicações do Encceja?

  • O Encceja possui quatro tipos de aplicações com cronograma e editais específicos, a fim de atender quatro públicos distintos:
  • Encceja Nacional: para residentes no Brasil;
  • Encceja Nacional PPL: para pessoas privadas de liberdade ou sob medidas socioeducativas residentes no Brasil;
  • Encceja Exterior: para brasileiros residentes no exterior;
  • Encceja Exterior PPL: para brasileiros privados de liberdade ou sob medidas socioeducativas residentes no exterior.

Inscrição para o Encceja Nacional

Para participar do exame, é preciso acessar o site oficial do Encceja. Os documentos necessários para a inscrição são:

  • Registro Geral – Documento de identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • E-mail válido.

O formulário oficial de inscrição será disponibilizado e o candidato deverá registrar os documentos necessários listados e os demais dados pessoais solicitados. É importante que preencha todos os dados corretor uma vez que eles serão usados para o seu registro e para comunicar qualquer aviso necessário.

É imprescindível que os dados estejam atualizados e que o e-mail esteja válido e ativo, pois ele será também um canal de comunicação entre o candidato e a direção do Encceja.

Após a inscrição, já perto da data de realização da prova, o candidato deve acessar a Página do Participante do Encceja e consultar seu Cartão de Confirmação, que indicará o local de prova, horário e data. Bem parecido com ENEM, não é mesmo?


Inscrição para o Encceja Exterior

Para os brasileiros que residem no exterior, o processo de inscrição deve ser realizado também no site do Inep, na sessão Encceja Exterior.

Os dados necessários são os mesmos do Encceja Nacional, mas, além da indicação da etapa de ensino, o candidato deve indicar também as áreas do conhecimento para as quais deseja realizar o exame.

Após a inscrição, em data mais próxima do exame, será gerado para o candidato um Cartão de Confirmação de Inscrição no qual constará o endereço do local de prova, o horário, as áreas do conhecimento para a qual se inscreveu, entre outras informações.

Para solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência, o candidato deve entrar em contato com o Ministério das Relações Exteriores para solicitar a emissão do documento.

Cabe ao Ministério das Relações Exteriores o encaminhamento do certificado e declaração de proficiência dos participantes para as Embaixadas e Consulados no Brasil nos países participantes do Encceja Exterior.

Confira a lista a seguir dos países participantes do Encceja Exterior:

  • Bélgica (Bruxelas);
  • Espanha (Barcelona e Madri);
  • Estados Unidos (Boston, Houston, Nova Iorque e Miami);
  • França (Paris);
  • Guiana Francesa (Caiena);
  • Holanda (Amsterdã);
  • Itália (Roma);
  • Japão (Nagóia, Hamamatsu e Tóquio);
  • Portugal (Lisboa);
  • Reino Unido (Londres);
  • Suiça (Genébra);
  • Suriname (Paramaribo).

Como são as provas do Encceja?

O Encceja é composto por 4 provas e uma redação temática, tanto para quem se inscreve para obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental quanto para quem se inscreve para obter o certificado do Ensino Médio.

As quatro provas são aplicadas no mesmo dia: duas no período da manhã e duas no período da tarde, no mesmo local para o qual o aluno foi designado e indicado pelo Inep. Cada prova faz referência a uma área do conhecimento (ciências naturais e contém 30 questões de múltipla escolha.

E para te ajudar a se preparar, o INEP disponibiliza apostilas e provas anteriores, totalmente gratuitos para te ajudar na aprovação.

Após a realização das provas do Encceja, é possível emitir dois documentos, de acordo com os resultados atingidos:

  • Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental ou Ensino Médio: o certificado estará disponível para o candidato que obtiver a nota mínima exigida em cada uma das 4 provas do exame e na redação. O certificado será correspondente à etapa de ensino para a qual foram feitas as provas.
  • Declaração de Parcial Proficiência: para o candidato que não obtiver a nota mínima exigida em cada um das 4 provas do exame e na redação, não há o direito do certificado de conclusão, mas será possível a emissão de uma declaração de proficiência em uma ou mais disciplinas nas quais ele atingiu a nota mínima.

Caso o aluno não consiga atingir a pontuação exigida é possível repetir o exame no próximo ano. Caso seja aprovado, o candidato deverá comparecer na Instituição Certificadora escolhida e solicitar o seu certificado ou declaração parcial de proficiência, o qual terá direito a partir dos resultados alcançados nas provas do exame. O prazo para a emissão do documento final e para a retirada do documento será indicado pela própria instituição.

Olha que bacana, se você ainda não tem o seu certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, essa é a sua hora. Entre no site do INEP para saber mais detalhe sobre sua inscrição e não perca tempo.

Com o certificado em mãos você pode se inscrever no ENEM ou em um vestibular privado para ingressar no Ensino Superior. E já pensou em aplicar essa nota para estudar em Portugal?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Relacionados:

Como posso te ajudar?

Todos os dias, informações fresquinhas pra você! Atualizadas por estudantes brasileiros espalhados por toda Portugal, a cada artigo você vai se sentir mais perto de Portugal! Está procurando um assunto específico? Escreve aqui no nosso buscador:

Amigo estou aqui!

Falamos a mesma língua!

Publicações Recentes:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket