fbpx

Como trazer seu animal para Portugal junto com você?

Traga seu pet com você na sua viagem!

Viajar com o pet não precisa ser uma dor de cabeça. Aqui neste artigo, iremos te indicar passo-a-passo para você levar seu animal com segurança ao destino escolhido.

Primeiramente, é importante planejamento e tempo já que os processos costumam demorar e é necessário seguir todas as instruções. A média de tempo costuma ser de 6 meses até finalizar toda a documentação.

PRIMEIRO PASSO

Inicialmente, é preciso colocar um Microchip ISO 11784 ou ISO 11785 e assim o seu animal receberá o Certificado de Microchipagem. Normalmente, coloca-se no pescoço do animalzinho e fique tranquilo é um processo indolor.

SEGUNDO PASSO

Vacinar seu animal. Importante lembrar que as vacina da raiva só podem apenas ser aplicadas depois de ter colocado o microchip. Não adiantar ter vacinado antes. Lembrar de colar o lote da vacina, ter assinatura e carimbo do médico veterinário no cartão da vacina.

TERCEIRO PASSO

Coleta de sangue. Após colocar o microchip e vacinar seu animal, você precisa esperar pelo prazo de 30 dias para coletar o sangue do seu animal para sorologia de raiva (Apenas um laboratório no Brasil faz, já que é necessário um certificado pela União Europeia). Então é necessário que seu veterinário recolha as amostras e encaminhe para a análise laboratorial.

QUARTO PASSO

A partir da data da coleta de sangue, seu animal precisará passar por uma quarentena obrigatória por um período de 90 dias. Lembrando que não pode-se em hipótese alguma viajar sem passar por esse processo.

QUINTO PASSO

Saiu o resultado do exame e deu positivo, agora é a organização de toda papelada. Você precisa encontrar a Vigiagro (Vigilância Agropecuária Internacional) mais próxima, ligar e fazer o agendamento para entregar toda sua documentação.

Documentos necessários para ser analisado e carimbado na Vigiagro:

  • Passaporte do proprietário do pet;
  • Certificado de Microchipagem;
  • Exame de sorologia;
  • Cartão de vacina do animal;
  • CZI (modelo para preencher encontra-se no site da Vigiagro);
  • Requerimento para animais de companhia (documento com validade de três dias antes de ir para a Vigiagro e também encontra-se no site da Vigiagro);
  • Atestado de saúde do animal de preferência da mesma data ou de um dia anterior;
  • Endereço do Brasil;
  • Endereço em Portugal.

SEXTO PASSO

Comprando as passagens aéreas. Existem as duas opções de embarque: O porão ou cabine. Para animais até 8 kg, o embarque pode ser feito na cabine e a partir de 9 kg precisa ir no porão. Ligar para companhia aérea e verificar disponibilidade para o animal no vôo desejado, porque o porão tem limite de animais. Importante se atentar aos padrões das caixas de transporte nos padrões internacionais da IATA.  

Agora é só embarcar nessa viagem e trazer seus bichinhos junto pra sua vida nova em Portugal. A Andrezza contou pra gente no canal do Estude em Portugal como foi a experiência dela, vem conferir no vídeo abaixo!

Leia Mais:

Cidades com mais oportunidades de trabalho em Portugal

Infraestrutura de Portugal: conheça as universidades mais famosas

Quero estudar em Portugal. Por onde começar?

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket