fbpx

Infraestrutura de Portugal: conheça as universidades mais famosas

Em Portugal existem algumas das instituições de ensino superior mais bem avaliadas do mundo, que estão a tornar-se cada vez mais proeminentes no ensino europeu. 

As melhores universidades de Portugal encontram-se entre as 100 melhores a nível internacional em áreas de investigação específicas.

Muitas universidades portuguesas aceitam para admissão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o que pode ser uma boa opção para quem sonha estudar no estrangeiro. Confira abaixo quais são as melhores universidades portuguesas.

Vantagens de estudar em Portugal

Portugal é um país maravilhoso que combina modernidade e história. É um país com tradição no ensino, e é um país que representa um ganho cultural e profissional extraordinário para quem busca uma carreira acadêmica no país.

As características do país também são diferentes. Educação e entusiasmo são as características das pessoas. Além disso, as pessoas são muito sinceras – isso pode até causar dificuldades iniciais de comunicação.

Vamos a uma lista das universidades de Portugal que contam com a melhor infraestrutura em Portugal para que você estude em Portugal.

Universidade de Coimbra

Conheça a Universidade de Coimbra – Uma das mais antigas do mundo! –  Cidadania Já

A Universidade de Coimbra é a universidade mais antiga de Portugal e uma das primeiras universidades do mundo, tendo sido fundada em 1290 e se mantendo ativa. 

Existem oito faculdades, divididas em três centros, e mais de 22.000 alunos estudam lá. Desde 2013, foi listado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

No ano de 2014, a Universidade de Coimbra foi a primeira a assinar um acordo com o Instituto Nacional de Investigação e Investigação Educacional Anísio Teixeira (Inep) para a aceitação dos resultados da seleção de alunos brasileiros no Exame Nacional do Ensino Secundário (Enem). Portugal. 

Hoje, 41 universidades portuguesas já aceitam notas do ENEM para a graduação de brasileiros.

Universidade do Porto

Universidade do Porto, a melhor universidade de Portugal | Estudar Fora

A universidade pública do Porto, norte de Portugal, foi fundada em 1911. Hoje, tem cerca de 30.000 alunos de graduação e mais de 4.000 estrangeiros. 

Existem 14 departamentos, incluindo arquitetura, direito, arte, economia, etc., exceto para mestres e doutores. É a melhor instituição de ensino do país, ocupando a 357ª posição no ranking mundial em 2019.

Universidade de Lisboa

Prefeitura de Eusébio e Universidade de Lisboa fecham parceria para  cooperação em ensino e pesquisa - Focus.jor | O que importa primeiro

Na capital portuguesa, é a maior universidade do país em número de alunos e uma das maiores em infraestrutura em Portugal. Existem mais de 47.000 alunos na escola e 6.900 pessoas de todo o mundo são recebidas todos os anos. 

Foi fundada em 1290, reformulada várias vezes ao longo dos séculos, e hoje é o resultado de muitas fusões. Só em 1911 recebeu o nome de Universidade de Lisboa, e hoje são 18 cursos no total.

Universidade do Minho

Universidade do Minho | FEA - USP

A Universidade Pública do Minho em Braga foi criada em 1973. Dos 20.000 alunos, a maior parte são licenciados e a outra parte são alunos de pós-graduação ou doutoramento. 

A UMinho, também conhecida como, está dividida em três campi, dos quais existem 11 faculdades, como a Escola Superior de Ciências, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Artes e Humanidades.

Universidade Nova de Lisboa

Universidade Nova de Lisboa | AULP

A Universidade Nova de Lisboa foi fundada em 1973 e tem cerca de 20.000 alunos inscritos nos cursos e 1.800 professores e pesquisadores, totalizando nove faculdades. 

Desde 2016, ele entrou no QS World University Top 50 Rankings e está estabelecido há menos de 50 anos. Mais de 2500 estudantes estrangeiros vêm de 109 países diferentes.

Como se candidatar pelo ENEM

Grande parte das universidades aceitam o ENEM como forma de ingresso. Apenas alguns cursos, como medicina, por exemplo, não.

As notas mínimas exigidas para inscrição dependem de cada universidade e curso. 

As universidades geralmente exigem pelo menos 500 pontos do ENEM. Para saber exatamente as notas mínimas dos cursos obrigatórios, recomendamos que você pesquise o site da universidade. 

Para se inscrever, é necessário ter participado do ENEM no Brasil no ano da inscrição ou há até 2 anos.

Como escolher a melhor universidade?

Para fazer a melhor escolha de Universidade em Portugal, você deve levar em consideração vários fatores, como: tradição no ensino, grade curricular, estrutura e tecnologia.

Todas as universidades citadas neste artigo possuem isso. Todas possuem ótima infraestrutura e são abertas a receberem novos estrangeiros todos os anos.

Um fator muito relevante para a compreensão da qualidade do ensino da universidade é o professor. Por isso, recomendamos que busque informações sobre o nível de qualificação dos profissionais de seu curso. 

Para isso, é necessário consultar as informações no site da instituição e conhecer a história dos professores das universidades.

Lembre-se que Portugal é referência em ensino. O país possui algumas das universidades mais antigas do mundo.

Fazer cursos na Europa é uma experiência única, e também uma ótima oportunidade para qualificar seu currículo e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho, tanto brasileiro, quanto português.

O que achou do conteúdo sobre infraestrutura em Portugal? Foi relevante para você? Deixe seu comentário abaixo com a sua opinião.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket