fbpx

Como morar em Portugal de graça?

Morar em um país estrangeiro pode ser um sonho para muitos estudantes brasileiros em busca de novas experiências e oportunidades. Portugal tem se tornado um destino cada vez mais atrativo, oferecendo qualidade de vida, ensino de excelência e uma rica cultura.

Para aqueles que desejam morar em Portugal de graça, existem algumas opções viáveis a serem consideradas. Neste artigo, vamos explorar cinco maneiras de viver em Portugal sem grandes custos para estudantes brasileiros.

Bolsas de estudo: Uma das formas mais comuns de obter uma experiência de moradia gratuita em Portugal é através de bolsas de estudo. Diversas instituições portuguesas oferecem bolsas exclusivas para estudantes internacionais, incluindo brasileiros. Essas bolsas podem cobrir despesas como mensalidades, moradia e até mesmo alimentação, proporcionando uma oportunidade única de estudar e viver no país sem custos significativos.

Programas de intercâmbio: Participar de programas de intercâmbio é outra opção interessante para morar em Portugal de graça. Instituições de ensino brasileiras e portuguesas frequentemente possuem acordos de cooperação que permitem que estudantes façam um período de estudos no exterior sem custos adicionais. Esses programas podem cobrir despesas como passagens aéreas, mensalidades e acomodação, tornando a experiência de moradia em Portugal acessível para estudantes brasileiros.

Trabalho em troca de acomodação: Alguns programas e organizações em Portugal oferecem a possibilidade de trabalhar em troca de acomodação. Além disso, Essa modalidade permite que estudantes brasileiros trabalhem algumas horas por dia em tarefas como recepção em hostels, trabalho em fazendas ou mesmo auxiliando em projetos de voluntariado, em troca de hospedagem gratuita. Além de economizar na moradia, essa é uma excelente maneira de conhecer novas pessoas e mergulhar na cultura local.

Residências estudantis e alojamentos universitários: Aliás, outra opção para morar em Portugal de forma mais econômica é optar por residências estudantis ou alojamentos universitários. Essas opções costumam ser mais acessíveis do que alugar um apartamento privado. Inclusive, além de proporcionarem a oportunidade de conviver com outros estudantes, tanto portugueses quanto internacionais. Ademais, muitas instituições de ensino possuem convênios com essas residências, facilitando o acesso para estudantes estrangeiros.

Trabalho durante os estudos: Por fim, uma maneira de morar em Portugal de graça é conciliar os estudos com um trabalho remunerado. Portugal oferece diversas oportunidades de trabalho para estudantes, como estágios, trabalhos temporários e até mesmo posições em meio período. Portanto, com um visto de estudante, é possível trabalhar legalmente no país, o que pode ajudar a custear despesas de moradia e outras necessidades.

Conclusão:

Em suma, morar em Portugal de graça é um objetivo viável para estudantes brasileiros que desejam explorar o país e ter uma experiência internacional enriquecedora. Por meio de bolsas de estudos e programas de intercâmbio, é possível que o estudante além de residir, interaja com outra cultura de maneira planejada.

Gostou? No nosso canal do YouTube, temos alguns vídeos separados pra você!

Leia mais:

Estudar e trabalhar em Portugal: como conciliar trabalho e estudos

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket