fbpx

Qual o visto mais fácil para morar em Portugal?

O visto de estudo tem muitos benefícios para quem é brasileiro e para quem não tem a nacionalidade européia, ele é a forma mais fácil, rápida e barata de conseguir morar legalmente em Portugal. 

É importante lembrar que o ano letivo começa em setembro, então há a garantia de tempo para se preparar durante o ano. O visto de estudos de longa duração é a forma mais rápida e fácil de conseguir morar em Portugal, pois a entrada para a autorização de residência é dada com a carta de aceite de uma instituição portuguesa, ou seja, você terá meio de comprovar que você de fato está indo a Portugal de maneira legal.

O visto de estudos é mais barato

Ele também é mais barato por ser um visto de estudos, quando comparado ao valor de outros tipos de vistos ele é mais em conta. E há na portaria cento e onze que diz que o visto de estudo não pode ser negado pela não comprovação dos meios de subsistência. Mas atenção, nós do Estude em Portugal aconselhamos a entrega desses documentos de subsistência, tendo em vista de que o visto é uma decisão consular, então pode ser que o consulado negue o visto. E se o visto for negado você pode entrar com o processo de revisão decido a portaria cento e onze, mas é melhor não complicar não é?

Brasileiros tem facilidade no processo de candidatura a uma faculdade portuguesa

Há também a facilidade em ser um estudante brasileiro, pois há um protocolo entre o Ministério da Educação de Portugal e o Ministério da Educação do Brasil que permite a utilização da nota do ENEM para a candidatura em uma instituição em Portugal, o Estatuto do Estudante Internacional.

A utilização da nota do ENEM, no entanto, não muda o fato de que as faculdades na Europa, mesmo públicas, são pagas. Não se assuste, a cobrança é por anuidade e pode ser parcelada, com esse parcelamento é possível chegar a um valor equivalente ou menor do que a mensalidade de uma faculdade particular brasileira. O visto de estudo também te autoriza a exercer atividades remuneradas, ou seja, você pode complementar sua renda de forma legal em Portugal. 

As instituições têm autonomia para decidir como a distribuição das vagas ofertadas será feita, a lista de documentos necessários, os próprios valores e a lista de cursos disponíveis aos estudantes internacionais. Então é muito importante ter atenção na hora da tomada de decisão! 

Vale lembrar que: um diploma em Portugal é válido por todos os países da União Europeia, e se a sua estada em Portugal for de cinco anos você pode solicitar cidadania por tempo de estada e assim, se quiser, ir morar, trabalhar e estudar legalmente em outros países!

Muitas escolhas e coisas para se atentar não é? Nós do Estude em Portugal podemos te ajudar a realizar o seu sonho e te guiar para as melhores escolhas com a nossa mentoria! Onde te ajudaremos com as datas dos editais, a escolha da melhor instituição de acordo com sua nota, seu planejamento financeiro e muito mais! Ficou curioso? É só chamar a gente para conversar e saber mais sobre CLICANDO AQUI.

Leia mais sobre estudar em Portugal aqui: Por que escolher Portugal para estudar: Uma decisão inteligente para o sucesso acadêmico.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket