fbpx

Como funciona o reconhecimento de diploma de graduação em Portugal?

Para quem pretende viver em Portugal e seguir carreira no país, pode ser importante candidatar-se a uma qualificação equivalente. O processo de reconhecimento de diploma de graduação em Portugal pode ser realizado de várias formas, sendo em alguns casos até obrigatório.

A boa notícia é que hoje o processo é mais rápido, menos burocrático e pode ser feito com mais facilidade, até mesmo no Brasil.

Conheça o processo de reconhecimento de diplomas em Portugal. Explicaremos aqui como você pode verificar seu diploma de brasileiro naquele país, as formas possíveis, custo e duração do processo e em que circunstâncias será básico.

Como funciona o reconhecimento de Diploma de graduação em Portugal?

Universidade do Porto, uma das melhores instituições de Portugal

O programa equivalente ao diploma português verifica o seu grau em Portugal para ser reconhecido naquele país.

Assim, após a conclusão deste procedimento, através da avaliação do seu diploma e dos cursos realizados no Brasil, pode ser certificado o reconhecimento oficial do seu diploma em Portugal.

Que cursos exigem um diploma equivalente em Portugal?

Se pretende trabalhar em Portugal e não sabe se o seu diploma em Portugal exige certificação, iremos também discutir quais os cursos que exigem esta certificação.

 É necessário um diploma de certificação para a maioria dos cursos de ensino superior em Portugal (gestão, línguas, jornalismo, publicidade, marketing, relações públicas, turismo, tecnologias da informação etc.).

Os cursos que exigem verificação de diploma são principalmente na área da saúde, como medicina, medicina veterinária, odontologia, enfermagem, fisioterapia, farmácia, esporte, entre outros.

Neste caso, poderá também ser necessária a realização de um teste de conhecimentos em Portugal.

Além disso, como advogado, arquiteto ou engenheiro, inscreva-se na ordem de cada categoria de acordo com a situação e obtenha a aprovação da comissão.

Como e onde verificar o diploma português?

Universidade do Porto tem vagas abertas para brasileiros

A vantagem é que pode realizar três formas de comprovar o seu diploma em Portugal online. Por isso, antes mesmo de viajar, já pode candidatar-se a uma qualificação equivalente em Portugal.

Assim, os titulares de diploma podem candidatar-se ao credenciamento através do preenchimento deste formulário online, que se encontra no sítio da Direção do Ensino Superior de Portugal (DGES).

Através desta plataforma online, poderá escolher a modalidade de certificação e verificação em Portugal para instituições de ensino, preencha o formulário e anexe os documentos necessários.

O próprio processo será levado a cabo por qualquer universidade pública ou politécnico público português da sua escolha numa área afim e candidatura a um processo equivalente a grau.

É importante lembrar que este processo pode variar de curso para curso, podendo incluir, além dos documentos exigidos para inscrição e pagamento das taxas, a submissão de exames e de redação ou habilitação equivalente.

Quanto tempo leva o processo de equivalente ao diploma?

Deputados do PS congratulam-se com alargamento do acesso às universidades -  BOM DIA Luxemburgo

 Com a nova lei de 1º de janeiro de 2019 (Decreto nº 66/2018), o tempo foi bastante reduzido.

Atualmente, o processo de reconhecimento de um diploma em Portugal pode demorar até 90 dias (exceto nos casos em que sejam exigidas teses e defesas judiciais).

No entanto, como existem três formas de verificar o diploma em Portugal, o tempo também é diferente.

Como a identificação automática é relativamente simples, leva até 30 dias para ser concluída, enquanto para outros métodos, leva até 90 dias para concluir o processo.

Para receber mais dicas sobre graduação em Portugal, continue acompanhando o blog Estude em Portugal e compartilhe com seus amigos que também querem estudar no país.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket