fbpx

Qual é o custo de vida para se morar em Portugal?

Nos últimos dez anos, Portugal deixou de ser apenas um destino turístico dos brasileiros, e passou a ser um dos locais de residência preferidos de quem pretende fugir da crise econômica que tem assolado o país nos últimos anos.

A beleza local, a linguagem descontraída e a proximidade com a cultura brasileira ajudam a escolher os brasileiros que querem tentar a vida no exterior.

Sabe quanto custa viver em Portugal? Saiba quais são as principais cidades e o custo de vida nestas cidades europeias.

Por que os brasileiros estão buscando Portugal?

Saiba como utilizar a nota do Enem para estudar em Portugal - Folha de  Alphaville

O fato de ser a pátria do povo brasileiro já pode ser considerado um bom motivo para todo brasileiro que quer tentar a vida no exterior.

 Viver em Portugal é um regresso às raízes, para além da familiaridade com a língua, outros fatores são tidos em consideração.

A intimidade cultural e a apreciação brasileira da culinária portuguesa são fatores importantes. A crise econômica também fez com que muitos brasileiros considerassem morar em Portugal. 

Portugal é um dos locais mais procurados, tanto em termos de língua, como os imigrantes brasileiros são mais acessíveis.

Outro fator que atrai os brasileiros a Portugal é que muitas universidades aceitam as notas do ENEM como forma de admissão. Isso facilita o ingresso em boas universidades e cursos do país.

Salário mínimo em Portugal

Salário Mínimo em Portugal: saiba como funciona - Direitos Brasil

A moeda portuguesa é o Euro porque o país faz parte do Grupo Econômico Europeu. Neste caso, o salário mínimo em Portugal é considerado inferior ao dos seus vizinhos.

O salário mínimo total em Portugal em 2019 foi de 600 euros, e o governo prometeu atingir os 750 euros em 2023. Portugal ocupa o 12º lugar no ranking europeu. 

Este salário é muito inferior à média europeia (932 euros). Para se ter uma ideia, o salário mínimo na vizinha Espanha é de 1050 euros.

Planejamento para morar em Portugal

Vale a pena estudar em Portugal? Conheça as vantagens, melhores  universidades, bolsas de estudos e intercâmbio.

Para poder viver em outro país, não só em Portugal, a pessoa tem de fazer algum planejamento financeiro, porque não sabe quanto tempo vai demorar a morar lá, a não ser que já tenha um emprego para aquele país e instruído a viver onde.

Quando se trata de Portugal, o país tem um dos menores custos de vida da Europa, mas isso não quer dizer que tudo lá seja extremamente barato se comparado ao Brasil ou a outros países da região.

Alugando um imóvel

Quanto custa um imóvel para comprar em Portugal

Quando se fala em moradia, viver em Portugal ainda não é tão caro. Se as pessoas optarem por morar em grandes centros, o coeficiente de aluguel pode ser diferente, geralmente mais caro do que nas cidades próximas, onde caiu um pouco.

A escolha de um local mobiliado ou não mobiliado também é um fator que pode ou não reduzir esse custo.

Como no Brasil, há burocracia no aluguel de casa em Portugal.

Necessidade de comprovar renda, depositar algum aluguel adiantado, ter fiador, etc. De acordo com o horário de trabalho e as atividades da pessoa no país, você pode optar pelo aluguel de uma casa.

Contas pessoais

É possível abrir conta em Portugal estando ainda no Brasil? Saiba tudo -  Wise, antiga TransferWise

Em Portugal as contas das famílias são basicamente as mesmas: água, luz, gás, telefone, televisão e internet. 

A diferença está no custo do aquecimento central, porque os invernos em Portugal são mais rigorosos na maioria das cidades do Brasil, e muitas residências no Brasil não possuem sistema de aquecimento central.

Os valores de uma cidade e de outra não são tão diferentes. É preciso considerar quantas pessoas moram nesta residência e o consumo desse grupo, como aconteceu no Brasil.

Locomoção

Sul de Portugal: quando ir, cidades, melhores praias e dicas de viagem

O valor dos transportes públicos em Portugal é calculado com base na distância percorrida por dia. 

Em Lisboa, o preço mínimo de um bilhete local é de 1,50 euros, podendo ser utilizado durante uma hora de metro, autocarro e teleférico de várias formas.

De acordo com o volume de viagens do mês, você pode optar por comprar um passe mensal, que é mais econômico do que comprar um passe diário.

Alimentação

O glúten faz mal à saúde ou não? | Pfizer Brasil

Existem grandes redes de supermercados em Portugal, bem semelhantes as do Brasil. A diferença é que os preços praticados lá são muito parecidos. A diferença está nas promoções semanais.

Em Portugal, para economizar nas compras, é importante aproveitar as ações promocionais e lembrar quais produtos você quer comer e comprar em uma semana. Desta forma, você pode comer produtos frescos e sem pagar muito caro por isso.

Sistema de saúde

Hospitais privados apresentam sinais de recuperação - Healthcare Management

Igual no Brasil, a saúde de Portugal é um direito garantido pela constituição do país. Em Portugal os atendimentos são divididos em duas partes: centros de saúde e hospitais e serviços de emergência. 

Quando uma pessoa se muda para Portugal, precisa de se registar num centro de saúde próximo da área onde vive com PB4, onde terá direito a médico de família.

No país, todos os cidadãos locais e imigrantes regulares têm os mesmos direitos no sistema de saúde local.

É impossível escolher um plano de saúde como o existente no Brasil, em que todos ou quase todos os serviços são pagos mensalmente. Em Portugal, o seguro oferece descontos e paga parte das despesas hospitalares.

Conclusão

Como estudar em Portugal pelo Enem? Tire todas suas dúvidas!

Os custos para se morar em Portugal são muito menores do que os custos para se morar em países mais buscados na Europa, como França e Espanha. 

Portugal é um país que possui uma boa relação com os brasileiros, não será difícil conseguir uma boa oportunidade no país.

Para os estudantes, estudar em Portugal é uma excelente escolha. Como mencionamos no texto, você pode conseguir sua vaga através do ENEM, e ter acesso a ótimas universidades no país.

Porém, para fazer uma mudança tão drástica na sua vida é preciso ter muito planejamento e pesquisas sobre o país.

Se quer continuar recebendo conteúdos sobre estudar em Portugal, continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais.

Leia também: Cidades com mais oportunidades de trabalho em Portugal.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket