fbpx

Instituto Politécnico de Tomar – IPT

(Escola Superior de Tecnologia de Tomar-  ESTT/ Imagem: Higor Cerqueira) O Politécnico de Tomar fica no distrito de Santarém, e contempla dois campus de estudos, a cidade de Tomar e Abrantes, duas cidades que concentram muita história, com séculos de tradição da épocas de monges, romanos e desbravadores das terras portuguesas. A cidade de Abrantes possuí um polo comercial e industrial, sendo uma porta de oportunidades para quem deseja trabalhar. Saber mais sobre a cidade de Tomar. Os primeiros cursos do  IPT, começaram a funcionar em 1986 com apenas noventa alunos, atualmente a instituição conta com mais de dois mil estudantes em suas instalações, distribuídos entre suas três escolas, Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT), Escola Superior de Gestão de Tomar (ESGT) e Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA). Os Campus de Tomar e Abrantes possuem conjuntos de modernas infra-estruturas de apoio aos estudantes, designadamente, laboratórios devidamente equiparados, biblioteca, refeitório, bar, residências e campos desportivos, enquadrados num ambiente acolhedor com extensas áreas verdes.

Cursos ofertados

A oferta formativa do IPT conta com mais de 60 cursos nas áreas de Arqueologia, Conservação e Restauro e Património; Artes, Design e Comunicação; Ciências Empresariais; Ciências Sociais; Engenharias; Tecnologias de Informação e Comunicação, Matemática e Física, sendo ofertados em:
  • Licenciatura 
  • Pós-graduação
  • Mestrado
  • Curso Técnico Superior Profissional
* IMPORTANTE: Curso Técnico Superior não confere grau acadêmico, entenda sobre os benefícios dos Cursos Técnicos. 

Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT)

A Escola Superior de Tecnologia de Tomar é uma unidade orgânica de ensino superior do IPT, com formação nas áreas fundamentais para o desenvolvimento da Região, desde o desenvolvimento de inovação e tecnologia, até as Artes e Ciências. A oferta formativa abrange os cursos superiores não graduados, cursos de graduação, pós-graduados e formação ao longo da vida nas áreas das Engenharias, das Tecnologias,   das Artes e do Patrimônio.

Cursos de Licenciatura ministrados na Escola Superior de Tecnologia de Tomar:

(Laboratório VITA-Escola Superior de Tecnologia de Tomar- ESTT/ Imagem: Higor Cerqueira) Dentre os vários laboratórios do Instituto, o VITA- Vida Assistida por Ambientes Inteligentes, faz parte da escola de tecnologia juntamente com a colaboração de alunos de licenciatura (bacharelado) e mestrado dos cursos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática e Mestrados na área de Engenharia Eletrotécnica- controle e Eletrônica Industrial e Engenharia Informática- Internet das coisas. Um dos principais aspectos do desenvolvimento de novas tecnologias são para área da robótica e mobilidade de pessoas com deficiência motora, TeleSaúde- com a empregabilidade de equipamentos de monitoramento e também na área de jogos. Hoje, a TeleSaúde é um diferencial, já que grande parte da população de Portugal já está na fase sênior, e é muito importante que novas tecnologias deem suporte e garantam o bem-estar e uma ótima qualidade de vida.

Escola Superior de Gestão de Tomar (ESGT)

A ESGT é uma Escola com a missão de formar profissionais de qualidade, nas áreas das Ciências Empresariais, Sociais e do Comportamento, com forte ligação ao mercado de trabalho, e promover o Empreendedorismo, a inovação e a transferência de conhecimento, num ambiente de uma cultura de trabalho e de rigor. A Oferta formativa para Graduações, Mestrados  e Cursos Técnicos Profissionais conta com cursos na área de contabilidade, gestão de empresas, recursos humanos e turismo. Cursos de Licenciatura ministrados na Escola Superior de Gestão de Tomar:

Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA)

A ESTA é uma unidade orgânica do IPT orientada para a criação, transmissão e difusão da ciência, da tecnologia da cultura e da arte, em uma perspectiva profissionalizante, através da articulação do estudo, do ensino e da investigação aplicada. Promovendo um desenvolvimento econômico e social da região. Cursos de Licenciatura ministrados na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes:

Ação Social e Infraestrutura

O Instituto dispõe de, refeitório, bar, biblioteca, alojamentos, conta também com a Associação de Estudantes, que tem como objetivo a aproximação da instituição com os alunos. Dentro das ações sociais, existe a integração com a comunidade acadêmica através de atividades desportivas, com a possibilidade de pertencer às equipas de Voleibol, Rugby e Hóquei. A Tuna Templária de Tomar e as Cavaleiras de Sellium representam a tradição da cidade de Tomar, e a ESTATuna a da cidade de Abrantes.Temos também a Associação de Estudantes, que tem como finalidade a aproximação da Escola para com o aluno.

Formas de ingresso

Graduação/ Licenciatura: É possível ingressar no Ensino Superior do Politécnico de Tomar com e sem o ENEM, sendo uma oportunidade para aqueles que não fizeram a prova e gostariam de se candidatar à uma vaga em graduação no Instituto. Mestrados: Os Estudantes Internacionais brasileiros conseguem ingressar aos Mestrados utilizando a graduação já feita no Brasil, seguindo todas as recomendações e documentações exigidas no Edital de cada curso. Cursos Técnicos Profissionais: Uma ótima alternativa para quem não tem o Enem e nenhuma graduação e almeja estudar em Portugal. Lembrando que, mesmo quem já tenha graduação ou mestrado, é possível se candidatar. Graduação/Licenciatura
  • ENEM: O Instituto Politécnico de Tomar aceita a nota do Enem como acesso para os cursos de graduação. Portanto, o estudante brasileiro que tem interesse em estudar nesta instituição, pode sim se candidatar com a nota obtida no exame, ficando isento de realizar novas provas na universidade portuguesa.
Quem não tiver realizado o ENEM no ano da candidatura em questão, o Estatuto do Estudante Internacional possibilita que seja utilizado o Exame Nacional de até 3 anos anteriores a data da candidatura.
  • Ensino Médio: É possível a utilização do Ensino Médio como forma de ingresso, desde que esteja conforme requerido no Edital de candidatura do ano vigente.
  • Vestibulares Estaduais/Particulares: De acordo com o Regulamento do Estudante Internacional do IPT, provas que habilitam o estudante a ingressar ao Ensino Superior do país de origem também é qualificado com uma forma de ingresso no Ensino Superior Português, portanto, provas Estatuais e Particulares que tenham especificações por áreas e estejam de acordo com o Edital e curso podem ser utilizadas.

Mestrados e Cursos Técnicos Superiores

Os Mestrados e Cursos Técnicos Superiores (CTeSP) são alternativas para quem quer se especializar e entrar direto para o mercado de trabalho, estes não necessitam do Enem para o seu ingresso. O IPTomar aceita candidaturas de brasileiros para estes dois níveis de ensino com as devidas especificações para cada curso e/ou Escola. Quer se candidatar para o IPTomar e precisa de ajuda? Tanto para Licenciaturas, Mestrados e Cursos Técnicos o Estude em Portugal te ajuda nesta jornada com a mentoria especializada, com vídeo chamada exclusiva e individual. Saiba mais. (Escola Superior de Tecnologia de Abrantes-  ESTA/ Imagem: Higor Cerqueira)

Porquê escolher o Instituto Politécnico de Tomar?

  • Ensino de elevada qualidade e de proximidade entre docente e discente;
  • Ambiente multicultural muito enriquecedor;
  • Possibilidade de viver em uma cidade lindíssima e cheia de história.
  • Internacionalização;
 
Shopping Basket