fbpx

Braga: a velha cidade da juventude

Imagine uma cidade que tem esse contrassenso: é considerada a cidade mais antiga de Portugal e a melhor cidade para os jovens morarem. Então, aproveite para descobrir tudo o que Braga oferece, desde lugares fantásticos para curtir à noite até toda a história da cidade.

E essa tendência de ser uma cidade para os jovens ficou ainda mais evidente quando ela foi destacada em 2012 como a Cidade Europeia da Juventude. Isso ocorreu principalmente porque Braga é uma cidade com muitas universidades, o que a leva inclusive a uma certa rivalidade com outras cidades, como Coimbra, que também são conhecidas como cidades de estudantes e jovens.

Mas que tal começar a entender um pouco da história de Braga?

Braga é habitada há muito tempo. Há sinais de presença humana na região desde a pré-história. Porém, registros mais claros dão conta de que ela já era uma comunidade organizada na época em que os celtas viviam por lá. E foi esse grupo que começou a dar o nome a ela.

Eram os brácaros, que tiveram contato com os romanos que, mais tarde, deram o nome ao lugar de Bracara Augusta, em homenagem ao imperador Augusto. Ela então se tornou capital de uma província chamada Galécia, e virou uma referência para toda a região.

Também desta época estão os primeiros sinais de cristãos, além de referências diretas feitas pela liderança católica em Roma. Por isso, durante muito tempo, Braga foi a principal diocese da Igreja na Península Ibérica.

Então, com a queda do Império Romano, a cidade passa a ser o centro administrativo do Reino Suevo e depois do Reino Visigótico.

Com a chegada dos mouros, Braga passa por pouco tempo de ocupação e islamização, se comparada ao restante de Portugal. E então passa a ser um lugar, juntamente com o Porto, de resistência contra a dominação e de base para a Reconquista.

Com a organização de Portugal como país, Braga tem uma importância muito grande, como centro administrativo e religioso. E essa importância passa por toda a história, até os tempos atuais, como um centro intelectual e de formação universitária.

Bom Jesus de Braga
Bom Jesus Do Monte, Braga, Portugal – Photo by Angela Compagnone on Unsplash

Como é viver em Braga?

A cidade de Braga é uma das maiores de Portugal. Ela é a capital do Minho, que fica no norte de Portugal, e tem se tornado, por diversos motivos, um dos principais destinos de brasileiros no país.

Com espírito de cidade pequena, ela tem algum movimento e um pouco de trânsito, principalmente nos horários de pico. Porém, é o que podemos considerar uma cidade sossegada, principalmente se compararmos com as cidades médias brasileiras.

Vista da Cidade de Braga
Foto de divulgação Visit Portugal

É uma cidade segura?

Braga é mais uma das cidades portuguesas em que você não precisa se preocupar com segurança. Embora haja, por ser uma cidade média, alguns casos de roubos e furtos, a violência não é uma preocupação para quem vem da realidade brasileira.

Para os estudantes, alguns cuidados são fundamentais. Afinal, em festas, moradias coletivas e outros espaços de convivência, é possível que haja alguns problemas de segurança que não há em outros lugares. Brigas, desentendimentos e, às vezes, um roubo ou furto podem acontecer nesses ambientes. 

Prepare-se para o inverno em Braga

Ao contrário de grande parte de Portugal, a região do Minho é fria no inverno. E aí não dá para dizer que é só um pouquinho mais frio do que a maioria das pessoas está acostumada no Brasil. Não mesmo!

Braga também é uma cidade com bastante chuva, e elas acontecem até no verão, mesmo que em volume menor. Então, guarda-chuva e galocha vão fazer parte do seu dia a dia.

No inverno, as temperaturas chegam perto de zero e, se você tiver sorte de passar um inverno mais rigoroso por lá, vai ter muita chance de ver a neve caindo.

Custo de vida na cidade

A vida em Braga é mais barata do que nas capitais e nas regiões mais turísticas, como o Algarve. Isso se dá principalmente por causa do aluguel, que pode ter um valor de cerca de 70% do que você vai encontrar em Lisboa ou no Porto.

Então, se você quer somente um quarto em uma moradia coletiva, vai pagar em torno de 200 euros. Mas, se quiser um apartamento de um quarto (T1), vai encontrar por cerca de 450 euros. 

No supermercado, a diferença não é tão grande em relação às principais cidades. Restaurantes e bares também estão mais ou menos com os mesmos preços. Então, a grande economia é mesmo no aluguel.

Para saber os preços, é só procurar as opções disponíveis nos sites das imobiliárias locais ou no www.idealista.pt ou no www.imovirtual.pt

Estádio de Futebol em Braga
Estádio Municipal de Braga – Foto de Divulgação Visit Portugal.

Como escolher o local para viver ?

Sempre, a escolha de onde viver tem a ver com as suas pretensões e os recursos. Então vamos lá!

Braga tem 37 freguesias, que é como eles chamam o que consideramos bairros no Brasil. O maior número de habitantes está em São Vítor, Sé e Cividade, São José de São Lázaro e São João do Souto.

Cada uma das freguesias e regiões da cidade têm suas vantagens. Para você que vai estudar, é uma boa viver perto de uma das universidades. A Universidade do Minho, por exemplo, tem campus em Gualtar. 

Já quem vive em Braga e precisa se deslocar para fora da cidade tem a opção de morar perto da estação de comboio (como eles chamam trem em Portugal).

Enfim, se você quer fazer a maioria das atividades a pé, certamente a zona central é a melhor escolha, especialmente Maximinos, Sé e Cividade.

Mas se você busca tranquilidade e prefere morar mais distante da zona central, as freguesias de Frossos e Merlim São Paio são opções interessantes.

Saúde em Braga

Como em todo o país, a saúde pública em Braga é gratuita para brasileiros que estão fazendo turismo, por um acordo com o nosso SUS. Isso se você fizer um cadastro do CDAM, que lá eles chamam de PB4.

Mas, com o visto de estudante, você vai ter direito à saúde pública como qualquer cidadão, com o pagamento de uma taxa mínima, que é uma coparticipação chamada taxa moderadora.

Em geral, um atendimento no pronto-socorro fica em torno de 18 euros, sendo que, mesmo que você tenha que fazer exames, nunca passará de 40 euros. 

Já uma consulta marcada no serviço de saúde da família tem o valor de cerca de 5 euros.

O principal hospital da cidade é o Hospital de Braga, considerado muitas vezes o melhor do país. Ele atende principalmente casos complexos e urgências. Mas, se você quer um atendimento sem urgência, o ideal é marcar o atendimento na Unidade de Saúde Familiar da Freguesia em que você for morar.

Universidade do Minho
Universidade do Minho Braga – Foto de divulgação.

Universidades e oportunidades em Braga

A cidade de Braga tornou-se, nos últimos tempos, um dos mais importantes centros de formação de Portugal, e mesmo da Europa. Isso por causa da excelência das Universidades e dos cursos que tem por lá.

A mais tradicional é a Universidade Católica Portuguesa, que foi a primeira Escola Superior não estatal em Portugal. Embora ela seja oficialmente recente, de 1967, há indícios de formações ligadas à Igreja Católica em Braga desde 1072, antes mesmo da formação da primeira universidade europeia.

Já no ambiente público, a Universidade do Minho é uma das chamadas Novas Universidades portuguesas, que nasceram no contexto da democratização do país, na década de 1970.

Há diversos cursos de licenciatura, mestrados e doutoramentos nas áreas de arquitetura, ciências, direito, economia, gestão, engenharia, medicina, psicologia, ciências sociais, educação, letras e ciências humanas.

Fora da parte central da cidade, mas ainda no município de Braga, há ainda dois outros institutos: o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e o Instituto de Estudos Superiores de Fafe.

O que tem de interessante para fazer em Braga?

A resposta a essa pergunta é simples: muitas coisas. Braga é uma cidade com história, festas, eventos, ambientes de arte e de convivência de fazer inveja para muitas grandes cidades do mundo. 

A cada dia, a cidade tem mais opções para que quem passa por ela, principalmente os estudantes, tenha ótimas experiências. 

Então, vamos falar de algumas coisas para fazer por lá:

Entre as festas, estão as universitárias, como o Enterro da Gata e o Primeiro de Dezembro. Mas, se você prefere as manifestações religiosas, há a Procissão dos Passos, a Festa de São João e a Semana Santa, entre muitas outras.

Para quem quer história, pode visitar a Sé de Braga, tão antiga quanto a expressão “mais velho do que a Sé de Braga”, e todo o centro histórico, além do Santuário do Sameiro e do Bom Jesus do Monte, nos arredores da cidade.

Também ocorrem muitos festivais de música e inúmeras possibilidades culturais nos museus e centros de arte que estão em toda a cidade. 

Então, se você quer saber o que acontece na cidade, é só acompanhar a agenda cultural oficial.

Pudim Abade de Priscos
Pudim Abade de Priscos – Foto de Divulgação Visit Portugal

E para comer? O que tem em Braga?

Braga, assim como toda a região do Minho, tem uma gastronomia riquíssima. E, se você está esperando a obviedade portuguesa, vai encontrar também de forma nada óbvia. Afinal, o bacalhau é o prato de peixe favorito, e a cidade tem muitas receitas de bacalhau, entre elas o bacalhau à Narcisa, o bacalhau à Minhota e o bacalhau à moda de Braga.

Mas não é só isso. Braga também é a cidade do arroz de pato, das papas de sarrabulho com rojões, da tripa enfarinhada, dos farinhotes, dos enchidos de sangue, do cabrito à moda de Braga, das frigideiras do Cantinho ou as da Sé, dos rojões à moda do Minho, do frango “pica no chão”, do vinho verde, do Pudim Abade de Priscos, do toucinho do céu, do bolo rei escangalhado, dos fidalguinhos, das pederneiras, dos suplícios, das paciências, entre muitos outros pratos. 

Pode ser que outras cidades digam que são donas desses pratos também, mas aí você se delicia e deixa a discussão da origem para eles.

E, em Braga, você vai encontrar ótimos restaurantes na região central, onde tudo isso é muito bem servido. 

Para os estudantes, que nem sempre têm a possibilidade de gastar um pouco mais nos restaurantes, há opções mais baratas perto dos campi universitários, além das boas e velhas tascas, que nunca deixam a desejar.

Além de tudo isso, Braga também é uma cidade próxima de outros lugares interessantes. Por exemplo, ela fica muito perto do Porto, uma das grandes cidades portuguesas, com muitas coisas para fazer. E, se você tiver um tempinho a mais, pode ir visitar a Galícia, já na Espanha, que é a região onde fica a famosa cidade de Santiago de Compostela, com toda a tradição dos seus caminhos.em

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket