fbpx

Visitando os países europeus que não fazem parte do Espaço Schengen

Mas a União Europeia é a mesma coisa que o Espaço Schengen?

Em resumo, estas são duas entidades diferentes apesar de muitos países fazerem parte de ambas.

O Espaço Schengen é uma zona composta por 26 estados europeus que aboliram oficialmente o passaporte e outros tipos de controle de fronteira em suas fronteiras internas. Para os visitantes, o Espaço atua como um país único, ou seja, depois de entrar você pode circular livremente.

Já União Européia (UE) é uma união política e econômica de 28 estados-membros. Ao longo dos anos desenvolveu um mercado interno livre de tarifas e garante a livre circulação de todos os cidadãos da UE entre os 28 países.

Países europeus que não fazem parte do Espaço Schengen

Nesse artigo não vou falar sobre os países que não fazem parte da UE mas assinaram o tratado. O motivo é simples, brasileiros que desejam visitar esses países (por um período inferior a 90 dias) não precisa de um visto prévio.

Portugal faz parte do Espaço e tem um acordo com o Brasil que isenta o pedido de visto de turista. E como já foi falado, uma vez dentro pode circular pelos outros países sem precisar passar pelo controle de fronteiras novamente.

Mas existem países que não assinaram o acordo e possuem o seu próprio protocolo. Esse é o caso do Reino Unido e da República da Irlanda.

Conhecendo cada um

Reino Unido

O Reino Unido é composto pela Irlanda do Norte e pelos três países que integram a Grã-Bretanha – Escócia, Inglaterra e País de Gales.

Muitas são as razões para escolher o destino mas vou lhe falar os três principais atrativos.

O primeiro deles é a história. Eu sou apaixonada desde o tempo da escola. E aqui os temas vão desde os reis tiranos, guerras intermináveis, lendas até os grandes heróis. Ao passear pelas ruas poderá vivenciar cada história, entender cada personagem e se apaixonar pelo velho mundo.

O segundo ponto é a arquitetura. Você vai embarcar na história do local exatamente pela presença das construções medievais, romanas e góticas nas grandes construções distribuídas por todo o país.

O terceiro ponto é dedicado para os amantes de bebidas alcoólicas. Terá acesso aos melhores whiskys e cervejas do mundo nos diversos pubs.

Os brasileiros que pretendem ir a Reino Unido para turismo, ou que viajam ao país para cursos com duração de menos de 6 meses, não precisam solicitar visto antes de sair do Brasil. Este é concedido no momento de sua chegada no país, quer seja no aeroporto, porto ou outra fronteira, e normalmente tem validade por 6 meses.

Para conseguir essa autorização são necessários alguns documentos para comprovar que:

  • é realmente um visitante;
  • tem recursos financeiros suficientes para arcar com os custos da viagem e do retorno.

O que ter em mãos:

  • Passaporte válido durante a estadia;
  • Caso seja necessário comprovar um vínculo com o seu país de origem é bom ter alguma declaração (do emprego ou da faculdade). Lembrando que o documento precisar estar em inglês;
  • Passagem de volta ou continuação da viagem;
  • Reserva do hotel ou carta convite;
  • Dinheiro em espécie e/ou cartão internacional.

Dicas:

  • O Reino Unido não possui vacinas obrigatórias, porém, contudo, entretanto é muito bom que tenha o cartão de vacina internacional, principalmente a da febre amarela.
  • Seja sincero e mantenha a calma na hora da entrevista.
  • Na hora de traduzir o seu documento é preciso ter atenção a alguns detalhes. Precisar estar com o documento original, data da tradução, nome completo e informações de contato do tradutor.
  • O Reino Unido não pertence mais a União Europeia, por isso não é obrigatório possuir um seguro viagem. Porém é melhor prevenir do que remediar. Ninguém espera que ocorra algum problema durante a viagem, e se acontecer você ficará aliviado na hora de pagar a conta.

República da Irlanda

Você sabia que existem duas Irlandas? Eu fui descobrir quando estava preparando esse artigo. A Irlanda é divida em Irlanda do Norte e República da Irlanda.

A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido. O chefe de estado é a Monarquia Britânica e a moeda oficial é a libra esterlina. Os idiomas oficiais são o inglês e o irlandês.

Já a República da Irlanda foi fundada em meados de 1930 quando cortou os laços com o Reino Unido. O chefe de estado é o presidente da Irlanda e quem exerce o poder é o primeiro ministro e a moeda oficial é o euro. Os idiomas oficias também são o inglês e o irlandês.

Indo da universitária Cork à artística Galway, passando pela inevitável cidade de Killarney, pelos lagos e montanhas de Connemara e pela paisagem lunar da região de Burren, não faltam motivos para uma viagem à Irlanda.

Cidadãos brasileiros que possuem o passaporte azulzinho, que desejem turistas na Irlanda por até 90 dias, não precisam de visto prévio.

O viajante vai passar pelo processo de controle de fronteiras e alguns documentos podem ser pedidos. São eles:

  • Comprovante de reserva em hotel ou carta-convite;
  • Seguro de saúde;
  • Comprovante de meios financeiros, podendo ser em espécie ou cartão internacional;
  • Comprovante de vínculo com o país de origem (declaração do emprego ou da faculdade);
  • Passagem de retorno ou continuação.

Dicas:

  • Se deseja apresentar o cartão é recomendável que possua um extrato bancário, caso eles peçam.
  • O seu passaporte precisa ter validade de, no mínimo, 06 meses após o final da estadia.
  • Reforçando sobre a tradução dos documentos. Leve o original acompanhado de uma tradução com as especificações do tradutor.

Aqui nesta matéria abordamos as vantagens de se viver dentro do espaço Schegen: Vantagens de Viver em Portugal: Viajar pelo Espaço Schengen

Gostou? Agora que você conhece um pouco mais sobre o Espaço Schegen, que tal assistir um pouco sobre curiosidades europeias?

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket