fbpx
Criado em 1980 por Decreto-Lei 303/80 de 16 de Agosto, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] encontra-se inserido no Alto Minho, território em que a ocupação e as atividades humanas se desenvolvem numa tradição de valorização dos recursos naturais. O IPVC tem como objetivo prosseguir, através das suas Escolas Superiores:
  • a formação humana, cultural, científica, técnica e profissional de qualidade;
  • realizar a investigação necessária e adequada à prossecução da sua missão;
  • cooperar com a comunidade regional, particularmente no seu tecido produtivo e empresarial, numa perspetiva de permanente diálogo e valorização recíproca.
É uma instituição pública de ensino superior, ao serviço do desenvolvimento da pessoa e da sociedade, que cria e partilha conhecimento, ciência, tecnologia e cultura. Promove a formação integral dos estudantes ao longo da vida, combinando ensino com investigação, numa atitude pró-ativa de permanente inovação, cooperação e compromisso, centrado no desenvolvimento da região e do país, e na internacionalização.

Conhecimento em um ambiente inovador

Equidade. Justiça. Liberdade. Lealdade. Respeito. Soldariedade. Qualidade. Trabalho de equipe. Transparência. Civismo. Ética. Honestidade. O IPVC se afirma pela qualidade dos seus modelos organizacionais e de governança, inovadora e pró-ativa. Baseada numa oferta formativa diversificada, inovadora, profissionalizante, global e versátil, em plena articulação com a investigação aplicada e em permanente compromisso com a região e o país. Constitui-se como uma comunidade dinâmica, centrada na promoção do potencial humano e que através de redes colaborativas, incentiva o empreendedorismo com vista à empregabilidade, numa lógica de produzir valor. Empenhada na internacionalização através da partilha de conhecimento, formação, mobilidade e desenvolvimento de projetos, sendo reconhecida na cooperação internacional, em particular com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Estrutura do Instituto

  • Bibliotecas
  • Centro Desportivo
  • Gabinete de Saúde
  • Oficina Cultural
  • Serviços de Ação Social
  • Academia
  • Campus Sustentável

Formas de ingresso para brasileiro:

Desde o início de 2020 o Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia de Gaia aceita a nota do Enem como acesso para aos cursos de graduação. Portanto, o estudante brasileiro que tem interesse em estudar nesta instituição, pode sim se candidatar com a nota obtida no exame, ficando isento de realizar novas provas na universidade portuguesa. Quem não tiver realizado o ENEM este ano, o Estatuto do Estudante Internacional possibilita que seja utilizado o Exame Nacional de até 3 anos anteriores a data da candidatura. Como alternativa, o estudante pode ainda candidatar-se com uma prova de vestibular de uma faculdade privada. Para saber mais sobre esse processo, entre em contato com nosso atendimento!

Formas de ingresso para brasileiro:

Os brasileiros podem se candidatar ao mestrado no Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia de Gaia. São oferecidos diversos cursos, em todas as áreas. Para saber mais sobre os mestrados, oferecemos um acompanhamento completo através do nosso serviço de mentoria! para saber mais clique aqui!

CURIOSIDADES SOBRE O IPVC

  • Em janeiro de 2013, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior [A3ES] certifica o SGGQ-IPVC por um período de seis anos, tendo sido o primeiro Politécnico, a nível nacional, a possuir “esse reconhecimento” pela A3ES.
  • Em Fevereiro 2013, o IPVC é convidado pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) a integrar a Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11), no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ).
  • A criação, em 2006, da Oficina de Transferência de Tecnologia, Inovação e Conhecimento é a face mais visível do enorme esforço que o IPVC se encontra a desenvolver na aproximação às empresas e à comunidade em geral.
  • A nível das estruturas físicas, o IPVC é detentor de um patrimônio histórico e arquitetônico considerável.
Shopping Basket