fbpx
É uma instituição pública de ensino superior que tem por missão a criação, transmissão e difusão do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental. Valoriza a atividade do seu pessoal docente, investigador e não docente além de promover mobilidades tanto no território português, como em outros países da União Europeia. A Instituição possui cerca de 7000 estudantes, onde 20% destes, são internacionais, sendo a nacionalidade brasileira bem expressiva, representada por alunos internos e de mobilidade. A presença de brasileiros na região é forte, por isso é que a sede da Associação Nacional de Estudantes Brasileiros em Portugal se desenvolveu em Bragança. Além disso, o Politécnico conta com uma associação interna de alunos brasileiros, que desenvolvem atividades referentes à cultura do país.

Oportunidade única de estudar numa instituição criativa e inovadora

Desfrutar de um ambiente acadêmico, cultural e de enquadramento paisagístico verdadeiramente único.

Porquê o Politécnico de Bragança?

  • Diversidade e qualidade de ensino
A oferta formativa do IPB é constituída por cerca de uma centena de cursos técnicos superiores profissionais e ciclos de estudos de licenciatura e mestrado. Esta realidade comprova o sucesso com que foi concretizado o processo de Bolonha e a adoção do sistema europeu de transferência e acumulação de créditos (ECTS).
  • Ambiente acadêmico, cultural e ambiental
  • Qualidade das instalações e equipamentos
Possui instalações modernas e bem equipadas, em particular, instalações laboratoriais, ateliês, centros de recursos e bibliotecas, constituindo um suporte inestimável para a qualidade do ensino e seu pendor prático e experimental. Os alunos têm ainda à sua disposição recursos de informação científica e documental on-line e uma plataforma moderna de e-learning. Além disso, possui um complexo desportivo que inclui vários campos de jogos, um campo relvado e uma pista de atletismo de nível olímpico. E o campus possui uma característica singular dos demais, afinal, é circundado por uma ciclovia, estimulando esse meio de transporte.
  • Reconhecimento internacional
  • Interculturalidade e internacionalização
  • Qualidade e baixo custo de vida
Num estudo recente a nível europeu, Bragança foi considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida, obtendo as pontuações mais elevadas nos campos da habitação, da segurança e da qualidade do meio ambiente. Os campus do Instituto encontram-se localizados nos centros das cidades, sem necessidade de recurso a transportes. A qualidade e o baixo custo de vida são complementados pelo valor da propina praticada no IPB; o mais baixo de todo o sistema de ensino superior português.
  • Ação social e apoio aos estudantes
O IPB possui um serviço de ação social que engloba a atribuição de bolsas de estudos e residência a estudantes carenciados, a alimentação nas cantinas do instituto e um gabinete de saúde que disponibiliza atendimento de enfermagem, dietética, psicológico, social e de prevenção das dependências. Complementam o apoio aos estudantes, a existência de estruturas internas como o Gabinete de Imagem e Apoio ao Estudante, o Gabinete de Promoção do Empreendedorismo, o Gabinete de Relações Internacionais e a Associação de Apoio ao Aluno Estrangeiro.

Formas de ingresso para brasileiro:

Desde abril de 2017 o Instituo Politécnico de Bragança aceita a nota do Enem como acesso para aos cursos de graduação. Portanto, o estudante brasileiro que tem interesse em estudar nesta instituição, pode sim se candidatar com a nota obtida no exame, ficando isento de realizar novas provas na universidade portuguesa. Quem não tiver realizado o ENEM este ano, o Estatuto do Estudante Internacional possibilita que seja utilizado o Exame Nacional de até 3 anos anteriores a data da candidatura. Como alternativa, o estudante pode ainda candidatar-se com uma prova de vestibular de uma faculdade privada. Para saber mais sobre esse processo, entre em contato com nosso atendimento!

Formas de ingresso para brasileiro:

Os brasileiros podem se candidatar ao mestrado no Instituto Politécnico de Bragança. São oferecidos diversos cursos, em todas as áreas. Para saber mais sobre os mestrados, oferecemos um acompanhamento completo através do nosso serviço de mentoria! para saber mais clique aqui!

CURIOSIDADES SOBRE O IPB

  • Estudar no IPB representa uma oportunidade única de formação em contexto internacional e uma mais-valia para uma boa empregabilidade.
  • Vai encontrar estudantes de todo mundo.
  • É membro fundador do Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia-EcoPark, um espaço privilegiado para o desenvolvimento de projetos de cooperação com empresas inovadoras e de base tecnológica.
  • De acordo com o ranking mundial elaborado pelo SCImago Research Group, o IPB é a instituição de ensino superior portuguesa que apresenta indicadores mais elevados em impacto normalizado e taxas de liderança e excelência.
  • Pelo sexto ano consecutivo, a avaliação U-Multirank, um ranking internacional de instituições de ensino superior, colocou o IPB no top-10 das instituições portuguesas no que respeita à pesquisa, transferência de conhecimento, internacionalização e impacto regional.
  • O Shangai Ranking e o Clarivate Analythics Highly Cited Researchers, dois restritos rankings que fazem igualmente destaque do IPB e dos seus investigadores.
Shopping Basket