fbpx

Estudar e Investigar

A Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA), instituída pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), é um Estabelecimento de Ensino Superior Particular, pioneiro em Portugal na formação de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas da Fala, sendo desde a sua constituição a Escola de referência neste domínio. A ESSA, instituída pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), é um Estabelecimento de Ensino Superior Particular, pioneiro em Portugal na formação de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas da Fala, sendo desde a sua constituição a Escola de referência neste domínio.

Laboratórios e outros espaços especializados

  • Laboratório de Avaliação em Fisioterapia I
  • Laboratório de Avaliação em Fisioterapia II
  • Laboratório de Fala
  • Laboratório de Desempenho Ocupacional I
  • Laboratório de Desempenho Ocupacional II
  • Sala para aulas práticas, de utilização múltipla, com características laboratoriais

A região

Se quiser saber mais sobre Alcoitão clique aqui e confira no nosso blog ; )

Instalações

A ESSA possui instalações próprias situadas em Alcoitão, próximo do Estoril, junto ao Centro de Medicina de Reabilitação (CMR), do Alcoitão. A proximidade com o CMR permite o usufruto, por parte dos alunos da ESSA, das instalações e recursos técnicos desta conceituada unidade hospitalar, em complementaridade com os recursos próprios da Escola. A proximidade com o Centro de Medicina de Reabilitação permite usufruir das suas infra estruturas de natureza clínica, para aulas práticas, apresentação de casos, ou atividades clínicas com utentes/doentes (enfermarias, departamentos, ginásios, sala de electroterapia, piscina, laboratórios, etc.) bem como do seu auditório.

“A escola pioneira de referência”

O teu futuro começa aqui!

Edifício Classificado

O edifício que a ESSA possui é um Edifício Classificado e a Escola está a funcionar neste local desde 1979. Inicialmente (1966) foi planeado como Lar residencial para apoio aos funcionários do Centro de Medicina de Reabilitação (CMR) e aos alunos da então Escola de Reabilitação, a qual funcionava no próprio edifício do CMR. Na atual gestão dos espaços, em particular na parte letiva, privilegiou-se a sua funcionalidade e polivalência.

Polivalência

No plano da polivalência, e tendo em conta a natureza dos cursos ministrados, verifica-se que a área total das salas com características laboratoriais é praticamente igual à das salas destinadas ao ensino teórico, mas todos os espaços laboratoriais podem igualmente ser utilizados com espaços para aulas teóricas.

Flexibilidade

Os espaços reservados ao ensino teórico permitem, em função da mobilidade do seu equipamento, ser transformados temporariamente em espaços para aulas práticas ou apresentação de casos clínicos. Através de um sistema de paredes amovíveis é ainda possível ajustar a dimensão de algumas salas, em função da sua utilização.

Capacidade

A dimensão das turmas é reduzida sendo, nas aulas teóricas, no máximo de 60 alunos, no caso da Fisioterapia, e de 40 nos restantes cursos. As componentes práticas do curso obrigam a um grande número de desdobramentos das turmas, pelo que o número de espaços letivos em utilização simultânea é bastante elevado.

Sala de Informática

10 postos de trabalho com acesso livre à Internet, às plataformas e outros conteúdos.

Centro de Recursos

23 postos de leitura; Com postos de consulta em computador.

Biblioteca

Está acessível a partir de qualquer computador da Escola, ou mesmo do exterior, via Internet. Porbase, Web of Knowledge, B’on e Cochrane Library.

Sala de estudo

Equipada com 11 computadores e mesas de estudo com capacidade para 20 lugares.

Balneários

Para além dos sanitários os balneários possuem duches, e existem cacifos para os alunos guardarem o equipamento para as aulas práticas.

Salas de Reuniões

Para reuniões dos órgãos colegiais e de docentes.

Bar

80 lugares sentados

Departamentos

  • Departamento de Fisioterapia;
  • Departamento de Terapia Ocupacional;
  • Departamento de Terapia da Fala;
  • Departamento de Politica e Trabalho Social.

Associação de Estudantes da ESSA

AEESSA, fundada em 1975, tem tido, ao longo dos anos, um importante e decisivo papel no associativismo dos estudantes e tem dado um contributo indispensável à integração dos novos alunos. Iniciativas como a semana acadêmica e a realização de diversas atividades desportivas, recreativas, culturais e de apoio pedagógico fazem da AEESSA uma estrutura fundamental ao funcionamento da Escola.
Tuna acadêmica
A ESSAtuna formou-se em 2001 e, desde então, tem participado em inúmeros espectáculos e iniciativas, contribuindo para a divulgação da AEESSA e da própria Escola. A integração dos alunos na ESSAtuna dá-lhes a oportunidade de iniciar e desenvolver conhecimentos e competências musicais.
Oficina do Movimento
Criada para estimular as relações interpessoais e contribuir para a formação de profissionais de ajuda, por meio da atividade física, do convívio, de ações de voluntariado, do debate e da reflexão, a Oficina do Movimento organiza regularmente, na ESSA, actividades como yoga, step, dança, tai-chi, chi-kung, ginástica rítmica ou expressão corporal. Fora das instalações da escola são também organizados passeios pedestres, de BTT, 4×4, rafting, paintball, provas de orientação, passeios de barco à vela, entre outras atividades ao ar livre.
AEESSA Awards
A Associação de Estudantes da ESSA promove anualmente os “AEESSAAwards”, evento cultural, com teatro e espetáculos musicais, onde são atribuídos prêmios a alunos, professores e funcionários da Escola. 0 licenciaturas 0 mestrados

Formas de ingresso para brasileiro:

Desde maio de 2018 a Escola Superior de Saúde do Alcoitão  aceita a nota do Enem como acesso para aos cursos de graduação. Portanto, o estudante brasileiro que tem interesse em estudar nesta instituição, pode sim se candidatar com a nota obtida no exame, ficando isento de realizar novas provas na universidade portuguesa. Quem não tiver realizado o ENEM este ano, o Estatuto do Estudante Internacional possibilita que seja utilizado o Exame Nacional de até 3 anos anteriores a data da candidatura. Como alternativa, o estudante pode ainda candidatar-se com uma prova de vestibular de uma faculdade privada. Para saber mais sobre esse processo, entre em contato com nosso atendimento!

Formas de ingresso para brasileiro:

Os brasileiros podem se candidatar ao mestrado na Escola Superior de Saúde do Alcoitão. São oferecidos diversos cursos, em todas as áreas. Para saber mais sobre os mestrados, oferecemos um acompanhamento completo através do nosso serviço de mentoria! para saber mais clique aqui!
Shopping Basket