fbpx

IMIGRAR COM PETS

Viajar com animais para Portugal

Se você deseja viajar com animais de estimação para Portugal, não se preocupe, pois o processo pode ser feito de forma tranquila. Neste artigo, fornecemos um guia passo a passo para garantir que seu animal seja transportado com segurança para o destino escolhido.

Antes de tudo, é importante ressaltar a necessidade de planejamento e tempo, pois os procedimentos costumam levar algum tempo e é fundamental seguir todas as instruções. Em média, o processo de preparação de documentos pode levar até 6 meses.

Primeiro passo: Certificado de Microchipagem

Inicialmente, é essencial que seu animal de rastreamento seja identificado com um Microchip ISO 11784 ou ISO 11785. Ao realizar esse procedimento, seu animal receberá o Certificado de Microchipagem. Esse pequeno dispositivo é colocado no pescoço do animal e o processo é indolor.

Segundo passo: Vacina contra raiva

Vacine seu animal. É importante lembrar que a vacina contra a raiva só pode ser aplicada após a colocação do microchip. Portanto, não adianta vacinar o animal antes disso. Também é necessário registrar o lote da vacina e obter a assinatura e o carimbo do médico veterinário no cartão de vacinação.

Terceiro passo: Exame de sorologia para raiva

Realize a coleta de sangue. Após a colocação do microchip e a vacinação do animal, você deve aguardar um período de 30 dias para colher o sangue do seu animal e realizar o teste de sorologia da raiva. No Brasil, apenas um laboratório está autorizado a realizar esse teste, pois é necessário obter um certificado reconhecido pela União Europeia. Portanto, seu veterinário deve colher as amostras e enviá-las para análise laboratorial.

Quarto passo: Quarentena

A partir dos dados da coleta de sangue, seu animal precisa passar por uma quarentena obrigatória de 90 dias. É importante ressaltar que é proibido viajar sem que o animal tenha cumprido esse período de quarentena.

Quinto passo: Reunião dos documentos

Após obter o resultado do exame de sorologia e se este for positivo, é hora de organizar todos os documentos necessários. Você precisará entrar em contato com o órgão responsável, a Vigiagro (Vigilância Agropecuária Internacional), mais próximo de você para agendar a entrega de todos os documentos exigidos. Os documentos necessários para análise e carimbagem no Vigiagro incluem:

  1. Passaporte do proprietário do animal;
  2. Certificado de Microchipagem;
  3. Exame de sorologia;
    Cartão de vacinação do animal;
  4. CZI (Certificado Zoossanitário Internacional);
  5. Requerimento para animais de companhia (documento com validade de três dias antes de ir à Vigiagro);
  6. Atestado de saúde do animal, preferencialmente com os mesmos dados ou um dia anterior;
  7. Endereço no Brasil;
  8. Endereço em Portugal.

Sexto passo: Escolha da empresa aérea para viajar

Compre as passagens aéreas. Existem duas opções de embarque: na cabine ou no porão. Animais com até 8 kg podem ser transportados na cabine, enquanto animais acima de 9 kg devem ser transportados no porão da aeronave. Entre em contato com a companhia aérea para verificar a disponibilidade e os requisitos específicos para o transporte de animais. Certifique-se de que a caixa de transporte esteja em conformidade com as normas internacionais da IATA.

Agora você está pronto para embarcar nesta viagem e levar seus amados animais para desfrutarem de uma nova vida em Portugal. A Andrezza relata sua experiência em nosso canal do Estude em Portugal. Assista ao vídeo abaixo para conferir!

NÃO DEIXE DE CONFERIR!

Agora você está pronto para embarcar nesta viagem e levar seus amados animais para desfrutarem de uma nova vida em Portugal. A Andrezza relata sua experiência em nosso canal do Estude em Portugal sobre viajar com animais de estimação para Portugal. Assista ao vídeo abaixo para conferir! Como trazer seu animal de Estimação para Portugal?

Shopping Basket