fbpx

Você está preparado para um mestrado em Portugal?

Muitas pessoas pensam em aplicar para o mestrado em Portugal, mas ainda não se sentem seguras o suficiente por não ter experiência no processo.

Saiba como funciona o processo seletivo em Portugal e o que a banca vai analisar no seu processo de candidatura ao mestrado!

O processo seletivo em Portugal é feito por uma análise geral da sua graduação e do seu currículo acadêmico, técnico, científico e profissional, e esses fatores que vão ter pesos diferentes de acordo com o processo.

Essa ponderação pode variar de acordo com a faculdade e com o curso, a decisão final da avaliação é feita através da Comissão Cientifica responsável por avaliar as candidaturas ao mestrado.

O processo de ingresso é avaliado pelos seguintes critérios:

  1. Análise das suas notas da graduação;
  2. Afinidade da formação acadêmica com a área escolhida;
  3. Currículo acadêmico, técnico, científico e profissional;
  4. Além de cartas de recomendação ou motivação, que podem ser exigidas pela banca e que podem ter ponderações no processo seletivo.

Como cada faculdade tem autonomia no seu processo, assim cada uma pode priorizar os elementos mais importantes para a sua candidatura.

O importante é entender que o mestrado precisa fazer sentido com o que você construiu durante sua jornada acadêmica e profissional. Quanto mais você tiver desenvolvido trabalhos, projetos, publicações, tenha experiências profissionais ou realizou cursos na área específica do curso, seu currículo será mais relevante e a chance de aprovação será maior.

Mas atenção, não ter realizado uma dessas atividades, também não eliminará você do processo, então estude bastante o edital que pretende aplicar, veja os pontos que você pode valorizar e aumente suas chances de aprovação.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket