fbpx

Setúbal: que tal viver pertinho da capital?

Imagine morar em uma cidade com clima de interior, perto do mar e com muita natureza em volta. Sem dúvida, isso é muito bom! Mas é melhor ainda se você estiver a poucos minutos da capital. Se você gosta dessa mistura, então seu lugar é Setúbal.

Lá, tem tudo o que você quer de tranquilidade bem pertinho de Lisboa. Você vai encontrar ótimos lugares para morar, estudar e trabalhar, com preços mais baixos do que nas cidades grandes. E é isso o que faz toda a diferença para nós, brasileiros, não é mesmo?

Um pouco da história de Setúbal

Em Portugal, é sempre assim. As cidades têm histórias que remontam vários momentos. Setúbal é uma delas. Pela sua localização, entre o rio e o mar, ela foi visitada por fenícios, gregos e cartagineses, principalmente devido à possibilidade de exploração de sal na região. Mas o desenvolvimento mesmo começou com os romanos, que criaram lá uma série de atividades econômicas, principalmente a salga de peixes, tornando a cidade fornecedora para várias partes do Império.

Assim como toda a região, ela passou pela dominação árabe e, quando foi reconquistada, começou a ter grande importância para a realeza, sendo local de residência temporária. E, na época dos Descobrimentos, a cidade se tornou um grande centro, rivalizando com Lisboa nas atividades ligadas à navegação.

Devido a essa tradição, o desenvolvimento econômico que ocorre até hoje tem uma ligação direta com as atividades das fábricas. Por isso, grandes empresas se desenvolveram e se instalaram na região, o que faz com que a cidade seja também um ótimo lugar para quem quer oportunidades de trabalho.

Viver na Cidade - Setúbal
Foto de Divulgação Visit Portugal

E como é viver na cidade?

Viver em Setúbal, como já dizemos, é ter tudo de bom junto: clima de interior, proximidade com a praia e com a capital. Por isso, ela é escolhida por muita gente que quer estudar e trabalhar em Portugal.

Ela tem uma excelente estrutura para atender seus 170 mil habitantes, com comércio bem desenvolvido, bancos, hospitais, escolas e opções de ensino superior. 

E tudo isso a apenas 50 quilômetros de Lisboa, o que dá meia hora de carro ou uma hora de transporte público. 

A segurança em Setúbal 

Sem dúvida, a gente que é brasileiro sempre pergunta sobre este tema. E, como sempre falamos sobre as cidades portuguesas, em geral não há grandes problemas de violência. Afinal, Portugal, segundo o Global Peace Index (GPI), fica na terceira posição entre os lugares menos violentos. 

E Setúbal é uma referência clara de que é possível morar com tranquilidade. Os casos de violência são bem raros, e geralmente são ligados a brigas e outros desentendimentos.

É claro que existem roubos e furtos, mas as principais preocupações que nós temos, como ameaças com armas de fogo, não acontecem por lá.

Baía de Setúbal Noite
Foto de Divulgação Visit Setúbal

E o clima?

O clima de Setúbal é muito parecido com o de Lisboa, principalmente devido à proximidade. Então, prepare-se para um verão quente e seco, com temperaturas em julho e agosto ultrapassando os 30 graus. E isso quer dizer que você pode aproveitar muito para ir às praias.

No inverno, que é um pouco mais úmido, não se preocupe muito. Raramente acontecem temperaturas negativas, e a possibilidade de nevar é quase nula. 

Porém, nem sempre as casas estão preparadas para o inverno, com calefação ou outros processos de aquecimento. Por isso, mesmo não havendo grandes riscos, opte por morar em algum lugar que tenha uma boa vedação. Senão, você pode sofrer no inverno.

Os melhores momentos para viver por lá, com muito conforto térmico, são a primavera e o outono, quando em geral a cidade está em plena atividade.

Quanto se gasta para viver em Setúbal?

Se você comparar com Lisboa, morar em Setúbal é muito mais barato. E isso devido à despesa principal: o aluguel. Então, mesmo que você tenha atividades na capital, em determinadas circunstâncias vale a pena escolher Setúbal para morar.

Se você for morar na região mais central da cidade, vai gastar cerca de 400 euros por um apartamento de 1 quarto, que eles chamam por lá de T1. Mas, se não tiver problemas de morar mais distante, pode conseguir algo por cerca de 300 euros. E, para quem vai estudar sempre tem as opções mais baratas, que são os quartos em casas coletivas, ou repúblicas, que saem por volta de 200 euros.

Nas despesas do dia a dia, como o supermercado, não há muita diferença entre as cidades portuguesas. Mas é claro que, devido ao valor do euro em relação ao real, as despesas são um pouco mais caras lá. Já em bares, cafés e restaurantes, há uma diferença interessante se você comparar com Lisboa ou Porto.

Dá para tomar um café por cerca de 60 cêntimos de euro. Já os vinhos, se você comprar no supermercado, consegue encontrar boas opções para o dia a dia por cerca de 2 euros. O que, mesmo fazendo a conversão, é muito barato quando comparado com o Brasil.

A Casa do Leão - Imagem de divulgação Visit Setúbal
A Casa do Leão – Imagem de divulgação Visit Setúbal

Em que bairro morar?

Viver em Setúbal, como já dissemos, é mais barato do que em Lisboa. Mas, como na maioria das cidades menores, há menos ofertas. Então, prepare-se para gastar um tempo visitando os sites de imobiliárias e os centralizadores de anúncios como www.idealista.pt, www.casa.sapo.pt e vários outros. 

Se você gosta de uma região bem agitada e com imóveis mais modernos, opte por Monte Belo. Mas se você quer estar mais próximo das opções de transporte para Lisboa, perto da estrada e dos comboios (como eles chamam os trens lá), então o melhor lugar é Salgado.

Já quem quer as praias mais perto e principalmente poder ir a pé para bons bares e restaurantes, a Saboaria é a melhor opção. E, claro, por último e muito mais importante, está o Centro Histórico, que é um pouco mais caro, mas tem ótimas opções para morar e viver perto de muitas coisas boas. 

Para quem vai estudar, é importante saber que o campus do Instituto Politécnico de Setúbal fica em Estefanilha, a uns 4 quilômetros do centro, mas que pode ser acessado por transporte público tranquilamente.

Saúde em Setúbal

O que vale lembrar sempre é que você está em Portugal. E, sim, a saúde pública é um pouco demorada, mas funciona. Então, se você está fazendo turismo, só precisa de um cadastro do CDAM, que lá eles chamam de PB4, para ter acesso a todos os serviços.

Mas, se você tiver um visto de estudante, aí não precisa mais do CDAM brasileiro. Fica sendo considerado como um cidadão, com o pagamento de um valor mínimo, que eles chamam de taxa moderadora.

Para você ter uma ideia, um atendimento no pronto-socorro fica em geral em torno de 18 euros. E, mesmo que você tenha que fazer exames, esse valor nunca passará de 40 euros. 

O mais importante, se você vai ficar um tempo na cidade, é se registrar na Unidade de Saúde Familiar do bairro, porque assim tem acompanhamento e encaminhamento para as especialidades, se for necessário. 

O Centro Hospitalar de Setúbal é a referência na cidade para atendimento de casos de urgências e situações mais graves. Porém, no dia a dia, o ideal é marcar o atendimento na unidade perto da sua casa.

Instituto Politécnico
Imagem de Divulgação do Instituto Politécnico de Setúbal

Opções para estudar em Setúbal

Estudar em Setúbal tem sido uma opção para muitos brasileiros. Afinal, além de tudo o que a cidade tem de bom, vale a pena estudar por lá pela qualidade do ensino.

O Instituto Politécnico de Setúbal é uma opção pública, com diversas possibilidades de cursos superiores e formações de curta duração. 

Ele é dividido em cinco escolas:

  • Para o cursos ligados a inovação, a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal;
  • Se você quer seguir a carreira docente, a Escola Superior de Educação;
  • Para os cursos ligados à área médica, a Escola Superior de Saúde;
  • Nas áreas de administração e negócios, a Escola Superior de Ciências Empresariais;
  • E também tem a Escola de Tecnologia do Barreiro, que fica fora da cidade.

Todas elas têm muitas opções de licenciaturas (como eles chamam os cursos superiores), pós-graduações, mestrados e doutorados. Isso quer dizer que você pode adotar Setúbal como a sua cidade por muito tempo.

Quer saber mais sobre o Instituto Politécnico de Setúbal? Veja a visita que fizemos.

https://www.youtube.com/watch?v=7rkgQ3A0UL8

Coisas interessantes para fazer em Setúbal

Setúbal tem muitas coisas interessantes para fazer e para visitar. Se você gosta de história, claro que o centro tem lugares muito legais para conhecer. O Convento de Jesus, a Catedral de Santa Maria da Graça e a Igreja de São Julião, por exemplo, são ótimas opções para entender como a cidade se desenvolveu.

E, se você gosta de praia, então precisa conhecer Figueirinha, Galapinhos e a praia dos Coelhos, que são muito importantes para ter contato com a beleza natural de Setúbal.

Se você já deu uma olhada no mapa, entendeu que Setúbal fica no Estuário do Sado, que é uma reserva natural que tem muitas aves, como flamingos, e até algumas surpresas, como os golfinhos que aparecem por lá para animar os turistas. Para conhecer tudo isso, é só pegar um barco no Porto de Setúbal.

Mas, se o seu negócio é montanha, também tem por lá. A pouco mais de 10 quilômetros da cidade está a Serra da Arrábida, um lugar maravilhoso para ver a natureza. Prepare-se para se apaixonar pelo Portinho da Arrábida, considerada uma das mais belas paisagens de Portugal.

E não pense que, só porque a cidade não é tão grande, não tem opções de agito. Tem sim! Os bares, as praias, os restaurantes com gastronomia local podem ser points importantes para você encontrar os amigos. E tem também cinema, shopping, boliche e tudo mais que você precisa para se divertir.

Choco Frito - Prato Tradicional da Região
Choco Frito – Foto de diulgação Visit Setúbal

Comer e beber em Setúbal

Setúbal tem uma relação direta com a água, do Estuário do Sado e do início do Atlântico. Por isso, muitos dos pratos que você vai encontrar na região são influenciados pela proximidade. Então, não deixe de experimentar a Caldeirada de Sardinha e o Choco Frito à Setubalense. 

Mas, além dos pratos tradicionais, Setúbal tem inúmeros restaurantes de chefs importantes, que trazem o que há de mais interessante da gastronomia mundial diretamente para a cidade.

E, se você estiver estudando e não tiver muito dinheiro, há ótimas opções para comer e beber nas tascas, que são os pequenos “botequinhos” portugueses.

Está pronto? Prepare-se para viver onde a tranquilidade do interior, as belezas naturais, as praias e a proximidade da capital se encontram. Coloque Setúbal na sua lista de possibilidades para morar e estudar em Portugal.

Quer saber mais sobre morar e estudar em Setúbal? Então veja o que a gente encontrou lá:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket