fbpx

Qual é a diferença entre validação e reconhecimento de diploma?

Você sabe a diferença entre validação e reconhecimento de diploma? Fique ligado! Existem muitos materiais na Internet que tratam esses dois termos como sinônimos!

Primeiramente, na verdade, a verificação e o processo de equivalência de um diploma são completamente diferentes. Por isso, a execução de um ou outro procedimento dependerá de seus objetivos de imigração.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a compreender a diferença entre esses dois processos e determinar o caminho que melhor se adapta a você!

Por que estudar em Portugal?

Ser um aluno contínuo - Innovia Training & Consulting

Primeiramente, Portugal é um dos países europeus que mais recebe estudantes e turistas brasileiros. Só em 2019, o país recebeu 24,6 milhões de estrangeiros, dos quais 13,9% eram compatriotas que estiveram ou estão em território português.

Além disso, o número de alunos no país vem aumentando a cada ano. Atualmente, a maior comunidade estrangeira de Portugal é formada por brasileiros.

Quer seja em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra ou qualquer outra cidade, as pessoas procuram Portugal por vários motivos, desde segurança, qualidade de ensino, custo de vida e muitos outros.

Portanto, a pesquisa ainda está em andamento porque o país colonial do Brasil oferece algumas instalações para pessoas de países de língua portuguesa.

O que é o reconhecimento de diploma?

Brasil e Portugal têm sistemas educacionais diferentes. Reconhecimento é um procedimento que compara o treinamento no Brasil e no Portugal e permite que o governo e outras instituições determinem se os cursos correspondem.

Este procedimento determina os cursos que você fez no Brasil e os cursos correspondentes que você fez em Portugal, verificando a equivalência de carga horária, duração do curso e tipos de treinamento.

Atualmente, o processo de reconhecimento de um diploma em Portugal demora até 90 dias (salvo nos casos em que sejam exigidas teses e defesas judiciais) e é concluído pela comissão universitária.

O que é a validação de diploma?

A verificação é um processo que, além do treinamento comparativo, também legaliza e verifica o curso em Portugal. Este é um procedimento realizado por pessoas que têm uma profissão regulamentada e precisam entrar em contato com o conselho (ou outro) para exercer sua profissão.

Para alguns cursos específicos, como medicina, a verificação do curso deve ser direta no site da DGES, preencher o formulário e selecionar a universidade de medicina a acompanhar o processo.

Por exemplo, o tempo médio para validar um diploma de medicina em Portugal demora cerca de 6 a 12 meses.

Acima de tudo, os documentos acadêmicos são avaliados pelo reitor da universidade e os candidatos devem pagar uma taxa.

Por fim, após a coleta de todos os documentos, o processo de verificação será encaminhado para a faculdade de medicina. Por isso, esse é o procedimento que qualifica os profissionais para exercer sua profissão em Portugal.

Portanto, o processo de verificação é muito diversificado e mais burocrático do que o anterior. Dependendo da área de treinamento e da província onde a pessoa vai morar, testes, entrevistas, estágios supervisionados e cursos / assuntos adicionais podem estar envolvidos.

Conclusão

Quarto de estudante em Lisboa | O que é melhor, apartamento ou residência?  - Collegiate - PT

Muitas vezes confundidos, os processos de validação e reconhecimento são coisas diferentes. Porém, eles possuem o mesmo intuito. Proporcionar segurança para quem quer trabalhar ou concluir a sua graduação em Portugal.

Por fim, para saber qual é o melhor no seu caso, entre validação e reconhecimento de diploma, é necessário avaliar o cenário para entender qual opção se adapta melhor a você.

O que você achou do conteúdo? Respondemos as suas dúvidas? Deixe um comentário no Blog Estude em Portugal e compartilhe o post com um amigo nas redes sociais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket