O que é a validação do diploma de engenharia?

O que é a validação do diploma de engenharia?

O que é a validação do diploma de engenharia?

validação do diploma de engenharia

Para quem pretende viver em Portugal e seguir carreira no país, pode ser importante candidatar-se a uma qualificação equivalente.

Este processo de verificação de diplomas em Portugal pode ser realizado de várias formas, sendo em alguns casos até obrigatório.

A boa notícia é que hoje o processo é mais rápido, menos burocrático e pode ser realizado com mais facilidade, até mesmo no Brasil.

No ano passado, o Confea e a Medalha dos Engenheiros Portugueses assinaram um acordo. Se pretende verificar o seu diploma em Portugal, tem agora de assinar uma cláusula de reciprocidade. O procedimento é relativamente simples.

O primeiro passo para quem pretende trabalhar em Portugal é aderir ao OEP e submeter a candidatura e os restantes documentos ao secretariado regional registado do membro ou à delegação regional correspondente.

É importante lembrar que você precisa manter um registro ativo e compatível no CREA e OEP.

Neste artigo vamos falar sobre a validação do diploma de engenharia.

O que é a verificação do diploma português e sua importância?

Saber sobre a validação do diploma de engenharia é muito importante para as pessoas que desejam exercer a profissão em Portugal.

Além do reconhecimento, também é realizada a equivalência de diplomas, que inclui a comparação das habilitações brasileiras com as portuguesas.

São analisados ​​o nível (licenciatura, mestrado ou doutorado), a duração e os conteúdos programáticos do curso. Uma vez reconhecido e com os mesmos efeitos, o diploma passará a valer para que os brasileiros possam exercer livremente a sua profissão em território português.

Embora nem todas as ocupações exijam verificação de diploma, é importante porque esse processo se torna essencial em determinadas situações.

Por exemplo, para realizar um estágio profissional em Portugal, independentemente da área de especialização da pessoa, é necessário verificar o diploma.

Este estágio é remunerado, tem a duração de seis meses a um ano, e é promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Outra boa razão para verificar um diploma em Portugal é a possibilidade de candidatar-se a uma bolsa. Além disso, pode acontecer que a universidade ou instituição de ensino que estude no Brasil exija que ele verifique o seu diploma para continuar a estudar lá.

Como trabalhar como engenheiro brasileiro em Portugal?

Morar em Portugal é o sonho de muitos brasileiros, mas também são comuns as dúvidas sobre como continuar essa profissão como imigrante.

Trabalhar como engenheiro brasileiro em Portugal é mais fácil do que trabalhar em muitas outras áreas profissionais, e as perspectivas de carreira no país são amplas.

Se tiver a nacionalidade portuguesa ou de outro país europeu, a mudança é ainda mais simples, conforme explicaremos a seguir.

No entanto, se não tem cidadania, recomendamos que comece a procurar emprego ainda no Brasil, para que apenas necessite do visto de trabalho para o próximo passo na sua carreira em território português.

Mercado de trabalho para engenheiros em Portugal

Sim, o país está totalmente desenvolvido e uma das áreas de trabalho em Portugal é a engenharia.

Um vasto leque de ofertas de emprego para engenheiros portugueses pode ser consultado em anúncios nas mais diversas plataformas de emprego.

Embora o país não treine profissionais suficientes para preencher as vagas, trabalhar como engenheiro brasileiro em Portugal pode ser uma oportunidade para quem pensa em se mudar para o exterior e construir uma carreira.

Acordo de Medalha de Engenheiro Português e Brasileiro

Uma das principais motivações e atrativos para os engenheiros brasileiros que trabalham em Portugal é o convênio entre a Medalha dos Engenheiros Portugueses – OE – e a Comissão Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA.

O acordo firmado em 2016 facilitou o processo de registo de profissionais brasileiros em entidades portuguesas, facilitando a realização de negócios no mercado português.

O acordo é bilateral, o que significa que tem as mesmas vantagens para os engenheiros portugueses que pretendem trabalhar no Brasil.

Portanto, quando os profissionais solicitam o registro em unidades estrangeiras, gozam dos mesmos direitos dos profissionais formados na China, estando sujeitos à supervisão e fiscalização da unidade competente.

O que você achou do conteúdo? Tiramos todas as suas dúvidas sobre validação do diploma de engenharia em Portugal? Compartilhe o post nas redes e continue acompanhando o blog Estude em Portugal.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Entenda os Sistemas de Ensino Superior Europeu e Norte-Americano

Como funcionam os Sistemas de Ensino Superior Europeu e...

Como fazer reagrupamento familiar com visto de estudante?

TRAGA SUA FAMÍLIA PARA MORAR EM PORTUGAL COM VISTO...

Ano letivo em Portugal: Como funciona?

Assim como, nos filmes adaptados no hemisfério norte, o...

Como se candidatar no mestrado do IPB?

Você quer realizar mestrado no IPB, em Portugal? Saiba...

Fazer faculdade em Portugal: as principais formas de entrar

Você tem sonho de estudar em Portugal e não...

Quero estudar em Portugal. Por onde começar?

Uma das maiores dificuldades que encontramos ao pensar em...

Como validar o meu diploma em Portugal?

Essa é a hora de fazer a sua validação...

Como planejar para estudar em Portugal?

Chegou a hora de você fazer o seu planejamento...

Quais os tipos de intercâmbio existem e quem pode fazer?

Saiba quais tipos de intercâmbio existem e qual é...

Conheça o politécnico mais bem ranqueado de Portugal

Você conhece o IPB? O IPB não é nada...

Acompanhe a gente nas Redes Sociais!

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Nosso suporte está pronto para te atender agora mesmo!