fbpx

Viver a UFP

Na UFP atribui-se grande importância às atividades físicas e desportivas, cujo contributo é fundamental para a saúde e bem-estar. Nesse sentido, possuem uma Academia de Saúde e Lazer e incentivam o Desporto Universitário dinamizado pela Associação de Estudantes. Também as atividades de caráter acadêmico e cultural assumem um papel fundamental, criando valor e promovendo laços que perduram após a conclusão do percurso universitário. A Associação de Estudantes, os Núcleos de Estudantes e as Tunas são disso exemplo, comprovando a dinâmica da universidade.

Academia de Saúde e Lazer

Desporto Universitário

Associação de Estudantes

Tuna Acadêmica

Tuna feminina

O futuro começa aqui

Com o lema Nova et Nove (inovar no conhecimento e nos métodos de ensinar), a UFP tem como objetivos o ensino, a investigação, a extensão comunitária e a prestação de serviços nos domínios da formação oferecida pelas suas faculdades

Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP)

O Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP) foi inaugurado em 4 de Dezembro de 2012. Desenvolvido a partir de um conceito inovador entre nós – como uma unidade multifuncional de cuidados primários, secundários e terciários, prestados numa lógica pedagógica, exigida pela sua natureza de Hospital-Escola para a formação e qualificação permanente de profissionais de saúde e pela humanização na relação terapêutica -, o HE-UFP impressiona pela modernidade, luminosidade, funcionalidade e qualidade das suas instalações e equipamentos clínicos, de ensino e de investigação. Dotado de três salas cirúrgicas, a primeira das quais inteligente, com sofisticados sistemas de informação, de registo de vídeo e de transmissão de imagens, equipada com o que existe de mais avançado na Europa em matéria de tecnologia médica; de três unidades de recobro; duma unidade de cuidados intensivos; de uma área de internamento médico e cirúrgico de elevado conforto, a custo suportável para o utente e família, em todo o caso, bem mais reduzido do que o de outras ofertas privadas do Grande Porto. O HE-UFP tem também serviços próprios de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, desde as análises clínicas às diversas técnicas de imagiologia e de endoscopia, de reconhecida qualidade no atendimento, na execução e nos relatórios médicos, mais reduzidos do que os da generalidade dos prestadores destes serviços com quem concorremos. Os serviços próprios de confecção da alimentação, com supervisão de nutricionista hospitalar, permitem um efetivo controlo da qualidade nutricional nos cuidados de internamento. Por isso, as instalações do HE-UFP constituem um conjunto de espaços confortáveis e esteticamente agradáveis, para que os utentes se sintam bem e encontrem satisfação para as suas debilidades. Para além de garantirem o conforto, bem-estar e segurança dos utentes, as instalações do HE-UFP são inovadoras em termos tecnológicos, quer nos aspectos médicos e cirúrgicos quer nos domínios da eficiência energética e ambiental.

Responsabilidade social

A Universidade Fernando Pessoa assume uma missão social de elevada importância, não só ao nível da formação cidadã, mas também da educação para a partilha e para a solidariedade com a sociedade e o meio em que se insere. Por isso, cria e incentiva vários projetos para promover e incentivar a Educação, a Saúde, o Ambiente e a Cultura.

Projeto ambulatório de saúde oral e pública

O PASOP iniciou a sua atividade em 2002/03 e, desde então, já realizou 159.188 rastreios em higiene e saúde oral, em pressão arterial (hipertensão e hipotensão), em osteoporose, em colesterol e em glicemia.

Clínicas pedagógicas de medicina dentária

As CPMD da UFP iniciaram a sua atividade em 2002 e, desde então, já atenderam 28.500 utentes, realizando um número médio de 14.000 consultas/ano.

Clínica pedagógica de fisioterapia

A CPF da UFP iniciou a sua atividade em 2004 e realiza, em média, 15.000 tratamentos anuais.

Clínica pedagógica de psicologia

No que se refere à prestação de serviços de psicologia à comunidade, a CPP-UFP realizou, desde 2013, cerca 5.617 horas de consulta.

Clínica pedagógica de terapêutica da fala

A Clínica Pedagógica de Terapêutica da Fala atendeu, desde 2006, atendeu cerca de 1400 utentes.

Projeto ambulatório de ambiente e saúde

O PAAS tem desenvolvido atividade no âmbito de protocolos celebrados com diversos municípios nacionais, nomeadamente a criação de um projeto de “Avaliação de alguns parâmetros relativos ao estado ecológico do rio Tinto”.

Projeto + Leitura + Saúde

Alunos da Universidade Fernando Pessoa participam, em regime de voluntariado, na iniciativa “+Leitura, + Saúde: Voluntários da Leitura”. No âmbito deste projeto, alunos da UFP descolam-se, periodicamente, ao Hospital-Escola da UFP, onde com recurso a livros e ilustração de histórias, alegram o dia dos utentes da UCRM (Unidade de Convalescença, Reabilitação e Manutenção).

Praxe solidária

No âmbito da programação da semana de receção ao Calouro, os alunos da Universidade Fernando Pessoa promovem atividades de voluntariado social em colaboração com instituições da cidade, como é o caso da Sociedade Protetora dos Animais do Porto ou a Casa do Caminho.

A região

A Universidade Fernando Pessoa está situada na cidade do Porto. Se quiser saber mais sobre a cidade clique aqui e confira no nosso blog ; )

Conhecendo a UFP

  • Escola Superior de Saúde (Porto)
  • Faculdade de Ciência e Tecnologia (Porto)
  • Faculdade de Ciências da Saúde (Porto)
  • Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (Porto)
  • Unidade de Ponte de Lima
Sabendo que gostamos de vídeos a Universidade Fernando Pessoa fez um vídeo bem especial apresentado todo o campus e o que ela pode oferecer. 0 ctesp 0 licenciaturas e mestrados integrados 0 pós-graduações 0 mestrados 0 doutoramentos

Formas de ingresso para brasileiro:

Desde novembro de 2015 a Universidade Fernando Pessoa aceita a nota do Enem como acesso para aos cursos de graduação. Portanto, o estudante brasileiro que tem interesse em estudar nesta instituição, pode sim se candidatar com a nota obtida no exame, ficando isento de realizar novas provas na universidade portuguesa. Quem não tiver realizado o ENEM este ano, o Estatuto do Estudante Internacional possibilita que seja utilizado o Exame Nacional de até 3 anos anteriores a data da candidatura. Como alternativa, o estudante pode ainda candidatar-se com uma prova de vestibular de uma faculdade privada. Para saber mais sobre esse processo, entre em contato com nosso atendimento!

Formas de ingresso para brasileiro:

Os brasileiros podem se candidatar ao mestrado na Universidade Fernando Pessoa. São oferecidos diversos cursos, em todas as áreas. Para saber mais sobre os mestrados, oferecemos um acompanhamento completo através do nosso serviço de mentoria! para saber mais clique aqui!
Shopping Basket