fbpx
Você acabou de conferir um vídeo preparado pela própria Universidade da Madeira, agora vamos falar mais um pouco sobre o que foi dito e mais alguns detalhes.

Estudar e Investigar

A investigação na UMa tem como prioridade a expansão permanente e rigorosa da fronteira do conhecimento, baseada no estabelecimento e desenvolvimento de projetos, grupos, linhas e centros de investigação. Promovemos e incentivando a colaboração dos grupos de investigação com a comunidade científica nacional e internacional, contribuindo assim para a resolução de problemas do mundo globalizado. Contribui para o reforço da cidadania ativa, da coesão social e da realização pessoal, no sentido da consolidação dos avanços nas diversas áreas do saber, para transformar a sociedade atual numa verdadeira sociedade do conhecimento. Assim, possui uma oferta direcionada para o público não tradicional, que inclui grupos com expectativas sociais, familiares, profissionais e acadêmicas distintas das dos candidatos provenientes do ensino secundário. Estes cursos têm uma faceta mais imediatista, dando resposta às inúmeras solicitações individuais ou institucionais que consideram uma mais-valia a aprendizagem ao longo da vida e a atualização ou aquisição de novos conhecimentos e competências.

Unidades de Investigação

  • Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico
  • Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano
  • Centro de Investigação em Educação
  • Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais
  • Centro de Investigação em Matemática e Aplicações
  • Centro de Investigação em Turismo
  • Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias
  • Centro de Química
  • Centro em Arquitetura Sustentável e Tecnologia Alimentar
  • Grupo de Astronomia
  • Grupo de Botânica
  • Instituto de Tecnologias Interativas
  • Laboratório de Genética Humana
  • Pólo do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
  • Pólo na UMa do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear

Além dos estudos…

Observatório de Emprego e Formação Profissional

É um centro de aconselhamento da universidade, que se ocupa com a análise e o aconselhamento sobre os problemas de emprego e de formação dos diplomados. Acompanha o fenômeno do emprego, em termos quantitativos e qualitativos, tendo em conta a evolução das qualificações.

Projeto Turismo

Nasceu de forma a se tornar um ator fundamental no desenvolvimento de atividades de investigação e inovação, bem como na criação de programas de formação avançada e pós-graduada nas áreas de gestão do destino e de empresas turísticas.

Centro de Desenvolvimento Acadêmico

É um projeto enquadrado numa estrutura horizontal de prestação de serviços da UMa que tem por missão a melhoria das competências acadêmicas numa lógica de excelência de ensino e de desenvolvimento pessoal dos seus docentes. O CDA desenvolve ações de formação profissional e de atualização de conhecimentos dos docentes, promove atividades para efeitos de formação e de desenvolvimento pessoal.

Conselho de Cultura

Tem por missão a divulgação e promoção de iniciativas que fomentem a reflexão, dando a ver e a debater as novas realidades culturais, artísticas e científicas, em todos os seus tipos, formas e vertentes, sem esquecer a necessidade de sublinhar as necessárias inter-relações entre as teorias e práticas sociais, políticas, culturais, científicas, econômicas e religiosas, que as projetam transformando os nossos entendimentos e vidas.

Departamento da Pastoral

Tem por missão oferecer a toda a comunidade acadêmica um espaço de acolhimento, formação, partilha e celebração comunitária da fé cristã. Disponibiliza um serviço de acompanhamento pessoal e espiritual nas diversas situações e momentos da vida, desde a vivência dos diversos sacramentos, passando pelas experiências de luto e frustrações, e promovendo o compromisso pessoal cristão através de um espaço de missão ou voluntariado.

Promover a autonomia do aluno, enquanto criador do seu próprio conhecimento

Adota criticamente novos métodos pedagógicos, didáticos e de avaliação, para responder às novas exigências na criação e consolidação de comunidades de ensino-aprendizagem.

A região

A UMa é localizada na Madeira, um conjunto de ilhas que fazem parte do território português. Se quiser saber mais sobre a ilha da Madeira clique aqui e confira no nosso blog ; ) e deixo aqui mais um vídeo para despertar seu interesse.

Formas de ingresso para brasileiro:

Desde março de 2016 a Universidade da Madeira aceita a nota do Enem como acesso para aos cursos de graduação. Portanto, o estudante brasileiro que tem interesse em estudar nesta instituição, pode sim se candidatar com a nota obtida no exame, ficando isento de realizar novas provas na universidade portuguesa. Quem não tiver realizado o ENEM este ano, o Estatuto do Estudante Internacional possibilita que seja utilizado o Exame Nacional de até 3 anos anteriores a data da candidatura. Como alternativa, o estudante pode ainda candidatar-se com uma prova de vestibular de uma faculdade privada. Para saber mais sobre esse processo, entre em contato com nosso atendimento!

Formas de ingresso para brasileiro:

Os brasileiros podem se candidatar ao mestrado na Universidade da Madeira. São oferecidos diversos cursos, em todas as áreas. Para saber mais sobre os mestrados, oferecemos um acompanhamento completo através do nosso serviço de mentoria! para saber mais clique aqui!
Shopping Basket