fbpx
(Escola Superior de Saúde de Santarém- IPSantarém/ Imagem: Higor Cerqueira) O Instituto Politécnico de Santarém- IPSantarém, é uma instituição de ensino superior pública e está localizada na cidade de Santarém, região conhecida por guardar em sua essência a história da arte portuguesa, ficando cerca de 80km até a capital Lisboa. Santarém é uma cidade recomendada para estudantes por ser considerada calma, hospitaleira, com baixo custo e recheada por sua gastronomia, tradição, cultura e lazer. Conheça a cidade de Santarém! A cidade de Pedro Álvares Cabral! O Politécnico de Santarém tem mais de 40 anos e foi fundado em 1980, contando atualmente com cinco escolas que oferecem cursos de Licenciatura (bacharelado), Mestrado e Pós-graduação, além dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais.  As cinco escolas que compõem a estrutura do Politécnico são: (Escolas do Instituto Politécnico de Santarém/ Imagem: Divulgação) Entre as cinco Escolas que compõe toda a oferta formativa do instituto, apenas a Escola Superior de Desporto (Educação Física), fica na cidade de Rio Maior, cerca de 30 minutos de Santarém. A cidade de Rio Maior é conhecida como a “Cidade Nacional do Desporto” e nela, existe uma estrutura de alto rendimento desportivo apoiado pela Câmara Municipal da cidade, com quadras esportivas, natação, entre outros, onde os alunos do Politécnico de Santarém podem complementar a sua aprendizagem, desenvolver seus projetos e também trabalhar. (Estádio Municipal de Rio Maior/ Imagem: Higor Cerqueira) A cidade de Rio Maior é conhecida como a “Cidade Nacional do Desporto” e nela, existe uma estrutura de alto rendimento desportivo apoiado pela Câmara Municipal da cidade, com quadras esportivas, natação, entre outros, onde os alunos do Politécnico de Santarém podem complementar a sua aprendizagem, desenvolver seus projetos e também trabalhar. Essa conexão entre Câmara Municipal e o Politécnico é uma mais-valia que estende os laços de cooperação entre a comunidade e aprendizado, com desenvolvimento de tecnologias, melhoria local e excelência educacional.

Apoio ao Estudante

O IPSantarém possui uma ampla estrutura para receber seus estudantes com qualidade. Os serviços de ações sociais buscam promover o sucesso escolar e prevenir o abandono escolar, dispondo de auxílio à moradia, atendimentos psicopedagógicos, além de quatro cantinas, divididas entre quatro escolas, onde são servidos almoços e jantares de segunda a sábado, contando também com cinco bares à disposição da comunidade acadêmica. 

Diferencial

A instituição tem como diferencial o objetivo de qualificar os estudantes em um meio acadêmico provido de conhecimentos profissionais, culturais, tecnológicos, artísticos, investigativos e cientifico. Criando ligações entre aluno, comunidade e mercado de trabalho regional. O Politécnico de Santarém valoriza o espaço nacional e internacional com cooperação entre instituições do país e também de toda união europeia. Tendo um dos principais benefícios, a proximidade da capital e custo beneficio, além do destaque do na área tecnológica, que cresce cada dia mais a procura e investimentos na cidade, com oportunidades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico. (Complexo universitário do Instituto Politécnico de Santarém/ Imagem: Divulgação)

Formas de ingresso para brasileiro

O IPSantarém aceita estudantes internacionais e para os brasileiros possuem três formas distintas de ingresso para licenciatura (bacharelado).
  • ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)
Em 2016, o Instituto Politécnico de Santarém passou a aceitar a nota do Enem como um dos acessos para os cursos de graduação. O estudante brasileiro tem a oportunidade de se candidatar com o Enem, ficando isento a realizar as provas de ingresso portuguesas, mas não fica isento das mensalidades dos cursos (propinas). Por que o Ensino Público em Portugal é pago? Para quem não fez a prova do Enem no ano da candidatura, é possível utilizar as notas de outros anos do Enem, sendo válidas até 3 anos anteriores à data da candidatura.
  • Sem o ENEM
Nas provas de ingresso portuguesas, para os titulares de ensino secundário português ou equivalente e para os estudantes internacionais autopropostos; Outros diplomas que confiram idêntica habilitação;

Mestrados e Cursos Técnicos Superiores

Os Mestrados e Cursos Técnicos Superiores (CTeSP) são alternativas para quem quer se especializar e entrar direto para o mercado de trabalho, estes não necessitam do Enem para o seu ingresso. O IPSantarém aceita candidaturas de brasileiros para estes dois níveis de ensino com as devidas especificações para cada curso e/ou Escola.  Lembre-se Curso Técnico Superior não conferem grau acadêmico. Entenda a diferença entre Mestrados e Cursos Técnicos. Quer se candidatar para o IPSantarém e precisa de ajuda? Tanto para Licenciaturas, Mestrados e Cursos Técnicos o Estude em Portugal te ajuda nesta jornada com a mentoria especializada, com vídeo chamada exclusiva e individual. Saiba mais. (Escola Superior Agrária- IPSantarém/ Imagem: Higor Cerqueira)

Porquê escolher o Instituto Politécnico de Santarém?

  •  Centralidade nas pessoas;
  •  Espírito de cidadania;
  •  Igualdade de oportunidades, integridade e responsabilidade;
  •  Inovação e Qualidade;
  •  Cooperação e internacionalização;
  •  Respeito pelo meio ambiente/ecologia/sustentabilidade;
  •  Equidade, transparência e ética;
  •  Rigor e flexibilidade.
 
Shopping Basket