fbpx
(Escola Superior de Educação de Coimbra- ESEC/ Imagem: Higor Cerqueira) O Instituto Politécnico de Coimbra- IPC é uma instituição superior pública de Portugal e está localizada na maior cidade universitária de Portugal, em Coimbra, região também conhecida por ser o “Centro Litoral de Portugal”. Por ser uma cidade composta majoritariamente por universitários, Coimbra, se diferencia no ensino de qualidade, desenvolvimento e inovação para cidade e país. O Politécnico de Coimbra foi fundado em 1979 e faz parte das dez maiores instituições superiores portuguesas, contando com seis escolas que abrange grande diversidade de área de formação entre licenciaturas (bacharelado), Mestrados, Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e Pós-Graduações. As seis escolas que compõem a estrutura do Politécnico são: (Escolas do Instituto Politécnico de Coimbra/ Imagem: Divulgação do Site da instituição)

Estudo e Mercado de Trabalho em Coimbra

A cidade de Coimbra por ser além de um polo turístico, o ensino no Politécnico traz consigo a capacidade de diálogo direto entre empresas e alunos, visando uma adaptação ao mercado de trabalho, baseando em um sólida formação teórica e intensa grade curricular prática, se adaptando constantemente às inovações, tecnologias e necessidades do mercado. O ponto em destaque do Instituto Politécnico de Coimbra é o incentivo ao empreendedorismo e internacionalização do diploma e conhecimentos, sendo possível participar de programas de Intercâmbios e Mobilidade Acadêmica durante seis meses à um ano, entre países da Europa e também para fora da União Europeia, nomeado de Erasmus. A ligação entre as empresas e o Politécnico cria uma rede de oportunidades, assegurando sucesso nas carreiras dos formados, configurando uma alta taxa de empregabilidade.

Juntos erguemos sonhos

(Residências Estudantis do Instituto Politécnico de Coimbra/ Imagem: Divulgação do site da instituição) O Instituto também conta com os Serviços de Ação Social, que tem como objetivo a prestação de serviços a fim de apoiar, integrar e humanizar as relações entre os estudantes. Composto por amplo serviço de apoio psicológico aos estudantes, auxílios moradias e principalmente por cinco cantinas de refeições com preço reduzido, divididas entre as cinco escolas de Coimbra e uma em Oliveira do Hospital. Ao todo, são 900 lugares e as refeições podem ser feitas de manhã e de noite com alto custo x benefício, cerca de 2,65 €* cada, especialmente para estudantes. Geralmente, o cardápio é composto por pão, sopa, proteína animal ou vegetal e uma fruta ou doce. *Valor atualizado no ano de 2021. (Espaços de convívio desportivo do Instituto Politécnico de Coimbra/ Imagem: Divulgação do site da instituição) O Instituto Politécnico de Coimbra aceita estudantes internacionais de todo o mundo, principalmente advindos do Brasil para a cidade de Coimbra, cidade que abriga quase 40.000 jovens, produzindo ciência, tecnologia e desenvolvimento cultural e de toda cidade. Para quem procura uma cidade com segurança, ensino de qualidade, vida noturna agitada, qualidade de vida, turismo e internacionalização, Coimbra é perfeita para criar laços e uma história. (Vista de cima do Instituto Politécnico de Coimbra/ Imagem: Divulgação)

Formas de ingresso para brasileiro

Os brasileiros que queiram ingressar no Ensino Superior Português, especialmente no Instituto Politécnico de Coimbra, possuem três formas distintas para candidaturas em licenciaturas (bacharelado). Também é possível ingressar em Mestrados e Cursos Técnicos Superiores.
  • ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)
O IPC, em 2015, firmou convênio com o Brasil, aceitando a nota do Enem como acesso aos cursos de licenciaturas (bacharelado). Então, se o estudante brasileiro tiver interesse em estudar nesta instituição é possível se candidatar com a nota obtida, ficando isento a realizar as provas de ingresso portuguesas, mas não fica isento das mensalidades dos cursos (propinas). Por que o Ensino Público em Portugal é pago? Para quem não fez a prova do Enem no ano da candidatura, é possível utilizar as notas de outros anos do Enem, sendo válidas até 3 anos anteriores à data da candidatura.
  • Sem o ENEM
Um dos maiores diferenciais do Politécnico de Coimbra é a possibilidade de se candidatar sem a nota do Enem, abrindo novas oportunidades de ingresso utilizando uma prova específica do instituto ou o Histórico Escolar do ensino médio. Prova do IPC Uma alternativa ao Enem é fazer o vestibular do próprio instituto, direcionado para o curso e matérias específicas, porém, se este for o seu caso, a prova é realizada presencialmente, e lembre-se, o visto de estudos é após a carta de aceite e obrigatoriamente é emitido no Brasil. Saiba mais sobre os tipos de visto e como emitir. Histórico Escolar  Outra alternativa é via Histórico Escolar do Ensino Médio, para está questão, é necessário que o histórico escolar tenha todo o conteúdo programático do Ensino Médio e seguir todas as especificações discriminadas no Edital do ano vigente de candidatura. (Biblioteca da Escola Superior de Educação de Coimbra- ESEC/ Imagem: Higor Cerqueira)

Mestrados e Cursos Técnicos Superiores

Os Mestrados e Cursos Técnicos Superiores (CTeSP) são alternativas para quem quer se especializar e entrar direto para o mercado de trabalho, estes não necessitam do Enem para o seu ingresso. O IPC aceita candidaturas de brasileiros para estes dois níveis de ensino com as devidas especificações para cada curso e/ou Escola Lembre-se Curso Técnico Superior não conferem grau acadêmico. Entenda a diferença entre Mestrados e Cursos Técnicos. Quer se candidatar para o IPC e precisa de ajuda? Tanto para Licenciaturas, Mestrados e Cursos Técnicos o Estude em Portugal te ajuda nesta jornada com a mentoria especializada, com vídeo chamada exclusiva e individual. Saiba mais.

Porquê escolher o IPC?

  • Vertente profissionalizante e extensa grade curricular prática;
  • Altas taxas de empregabilidade dos alunos formados nas Escolas do IPC;
  • Adaptação dos cursos às necessidades do mercado de trabalho da região;
  • Desenvolvimento de iniciativas e projetos em prol da comunidade;
  • Experiência única de morar na cidade mais tradicional e universitária de Portugal;
  • Proximidade entre aluno e professor, criando conexões acadêmicas;
  • Internacionalização através de Mobilidade Internacional e ERASMUS;
  • Incentivo ao empreendedorismo.
     
Shopping Basket