fbpx

Estudar e Investigar

A Escola Superior Artística do Porto (ESAP) tem como entidade instituidora a Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto (CESAP). É uma escola associada da UNESCO e tem vindo a estabelecer diversos protocolos nacionais e internacionais com universidades e outras instituições de carácter artístico e cultural. Através de uma prática interdisciplinar, entendida como espaço de confronto, no qual diferentes experiências e múltiplas perspectivas teórico-práticas se cruzam, o estudante constrói o seu campo referencial. A ESAP é um espaço de incentivo à investigação e de encontro entre artistas, teóricos, investigadores, curadores ou outros profissionais, nacionais e internacionais, tanto interiores como exteriores à instituição. O lugar que ocupa no território das artes e da arquitectura, manifesta-se no crescente reconhecimento dos seus pares.

Um espaço de acolhimento e partilha

É em uma construção coletiva que continuamos a acreditar.

A região

O Porto é hoje reconhecido mundialmente a vários níveis. Já não apenas pelo vinho com o mesmo nome, pelo futebol e pela gastronomia, mas por ser a cidade da ciência, da investigação e da cultura. Uma cidade vibrante e jovem em que a vida acadêmica se vive de forma intensa. A grande concentração de estudantes do ensino superior faz do Porto uma cidade Erasmus, multicultural, cosmopolita e low cost (de baixo custo). A internacionalização e pluralidade de culturas que se vê e vive nas ruas da cidade são uma mais-valia para todos os que aqui vivem, estudam ou trabalham. Se quiser saber mais sobre a cidade do Porto confere aqui um artigo que preparamos no nosso blog : )

Departamentos

Arquitetura

O Departamento de Arquitetura (DARQ) é uma estrutura acadêmica de coordenação das áreas científicas de Arquitetura (ARQ), Urbanismo (URB), Construção e Tecnologias (CET)­ e respectivos grupos de unidades curriculares. Em termos de funcionamento, este Departamento está estruturado em três Secções: (1) Arquitetura; (2) Urbanismo; (3) Construção.

Artes Visuais

O Departamento de Artes Visuais (DAV) é uma estrutura acadêmica de coordenação das áreas científicas de Desenho (DES), Fotografia (FOT), Impressão (IMP), Artes Plásticas (AP), Design (DGN), Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Multimédia (MM) e respectivos grupos de unidades curriculares. Em termos de funcionamento, este Departamento está estruturado em quatro Secções: (1) Desenho; (2) Fotografia; (3) Artes Plásticas e Impressão; (4) Design e Multimédia.

Teatro e Cinema

O Departamento de Teatro e Cinema (DTC) é uma estrutura acadêmica de coordenação das áreas científicas de Cinema e Audiovisual (CAV), Comunicação (COM), Dramaturgia (DRT) e Teatro (TEA) e das respectivas unidades curriculares. Em termos de funcionamento, este Departamento está estruturado em duas Secções: (1) Teatro e (2) Cinema.

Teoria e História

A SATH, Secção Autônoma de Teoria e História, é uma estrutura acadêmica de coordenação das áreas científicas de História da Arquitetura (HARQ), História da Arte (HA) Teoria e Crítica da Arquitetura (TCARQ), Teoria e Crítica da Arte (TCA), Teoria e Crítica do Teatro (TCT) e Ciências Sociais (CS) e respectivos grupos de unidades curriculares. 0 licenciaturas 0 mestrados integrados 0 pós-graduações 0 mestrados

Formas de ingresso para brasileiro:

Desde outubro de 2018 a Escola Superior Artística do Porto aceita a nota do Enem como acesso para aos cursos de graduação. Portanto, o estudante brasileiro que tem interesse em estudar nesta instituição, pode sim se candidatar com a nota obtida no exame, ficando isento de realizar novas provas na universidade portuguesa. Quem não tiver realizado o ENEM este ano, o Estatuto do Estudante Internacional possibilita que seja utilizado o Exame Nacional de até 3 anos anteriores a data da candidatura. Como alternativa, o estudante pode ainda candidatar-se com uma prova de vestibular de uma faculdade privada. Para saber mais sobre esse processo, entre em contato com nosso atendimento!

Formas de ingresso para brasileiro:

Os brasileiros podem se candidatar ao mestrado na Escola Superior Artística do Porto. São oferecidos diversos cursos, em todas as áreas. Para saber mais sobre os mestrados, oferecemos um acompanhamento completo através do nosso serviço de mentoria! para saber mais clique aqui!
Shopping Basket