fbpx

Fazer faculdade em Portugal: as principais formas de entrar

Você tem sonho de estudar em Portugal e não sabe por onde começar? Leia o artigo e descubra quais são os caminhos possíveis para estudar em uma universidade portuguesa.
Graduação no exterior
Você tem sonho de estudar em Portugal e não sabe por onde começar? Leia o artigo e descubra quais são os caminhos possíveis para estudar em uma universidade portuguesa.
Graduação no exterior

Estudar em Portugal é um dos melhores caminhos para aqueles que desejam estudar no exterior. O país apresenta sistema de ensino superior de alta qualidade, rede de transporte público e sistema de saúde eficientes, sem contar com o custo de vida muito semelhante ao do Brasil. Para os interessados, existem diversas maneiras de entrar em instituições de ensino superior durante a graduação e é possível em diferentes fases da vida universitária.

As instituições de ensino superior de Portugal são pagas e podem ser universidades ou institutos politécnicos, a primeira delas foca na preparação cientifica e na teoria, enquanto que a segunda visa o desenvolvimento das atividades práticas e profissionais. Cabe destacar também que a definição de licenciatura é diferente nos dois países. Nas instituições lusitanas, não existe a divisão dos cursos em licenciaturas (para formação de professores) e bacharelados (para formação profissional) como no Brasil, portanto, é utilizado a palavra licenciatura para ambos os casos pelos portugueses.

Início do ano letivo:

Primeiramente, é possível ingressar em instituições de ensino logo no início da graduação. Esse é um processo bastante tradicional de ingresso em universidades, em que você faz a candidatura para um curso de licenciatura escolhido, e é um dos meios mais procurados por aqueles que acabaram de concluir o Ensino Médio ou por aqueles que desejam fazer uma segunda graduação. Para os brasileiros essa etapa está cada vez mais facilitada com a perspectiva da utilização das notas do ENEM para o ingresso nas instituições e de bolsas de estudos para as melhores colocação das listas de aprovados, elas podem cobrir integralmente as despesas com as anuidades (chamadas de propinas em Portugal) ou oferecer redução desses custos. Hoje em dia, existem em torno de 50 instituições portuguesas que já aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio brasileiro. As candidaturas para os cursos de licenciaturas são simples e normalmente feita on-line no próprio site das universidades, que são muito completos e apresentam todas as informações necessárias.

Transferência:

Uma outra opção muito interessante é a transferência de uma instituição brasileira para uma em Portugal. É um procedimento realizado apenas quando o estudante já completou os primeiros semestres da universidade e consiste em o aluno realizar a troca para uma universidade no exterior, onde irá continuar seus estudos até concluir sua graduação. A transferência deve específica para a mesma área de conhecimento. Saiba como realizar essa troca e fazer a graduação completa no exterior.

Intercâmbio:

O modelo de intercâmbio é um dos mais comum e procurados entre os demais. Esse processo pode ser chamado também de mobilidade acadêmica. Aqui o estudante passa normalmente um semestre inteiro em instituições em Portugal e vivencia uma experiência cultural única, em que se integra em uma sociedade totalmente diferente da realidade no Brasil. É uma ótima maneira de ampliar os horizontes, aprimorar seu currículo e desenvolver habilidades novas. É muito provável que a própria universidade no Brasil possua convênios e acordos com instituições estrangeiras, fato que facilita a realizado do programa. Dessa forma, é recomendado conversar com os coordenadores de cursos ou escritórios internacionais em universidades brasileiras para se informar sobre as possibilidades de intercâmbio. No entanto, você não está restrito a esses acordos e pode buscar intercâmbios diretamente em sites de outras universidades portuguesas, onde há um portal de candidaturas normalmente. Leia mais sobre quais os tipos de intercambio na graduação.

  • O processo de inscrição pode variar e depende muito de qual é a universidade escolhida. No entanto, é possível acessar o site da instituição de ensino de preferência e analisar as condições de ingresso. A candidatura é feita geralmente on-line por meio de portais de inscrição que normalmente podem ser utilizados para as três formas de ingresso apresentadas no artigo. Além disso, o atendimento por e-mail das instituições bem como os outros meios de comunicação são muito prestativos e eficientes. Ainda vale ressaltar que os critérios e condições de ingresso, como documentos necessários e provas de aceitação, também variam muito de acordo com as instituições.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket