fbpx

Observatório do Alojamento Estudantil

Uma nova forma de olhar o mercado de arrendamento para estudantes Simples e prática, esta plataforma permite-lhe acompanhar o mercado em tempo real. Escolha um Concelho e comece já a explorar.

Quando tomamos a decisão de mudar de país, várias coisas passam pela nossa cabeça. Uma delas é em relação a moradia. Alugar (no caso de Portugal, arrendar) ou comprar um imóvel é diferente nos dois lados do oceano e quando chegamos em um local novo não sabemos como são as casas, a média de valor, caução entre outros detalhes.

Já adianto uma curiosidade. Quando aluguei o apartamento que hoje vivo recebi a visita da senhoria, a dona do apartamento, até então achei que era uma visita para que ela pudesse conhecer as novas moradoras. Porém, visitas dos senhorios são bem mais frequentes, muitos têm uma ligação afetiva com a casa e mesmo quando alugam ainda tratam a residência como se fossem eles que estivessem morando ali.

Mas voltando ao assunto, como saber as informações certas para alugar uma casa ou um quarto? Em resposta a esse questionamento o Observatório do Alojamento Estudantil surgiu por iniciativa da área governativa da ciência, tecnologia e ensino superior em parceria com a Alfredo Real Estate Analytics, uma startup portuguesa de Inteligência Artificial e Big Data focada no mercado imobiliário, e conta com a colaboração e feedback de diferentes intervenientes no mundo acadêmico designadamente Associações de Estudantes e Serviços de Ação Social das Universidades e Institutos Politécnicos.

E o que é o Observatório do Alojamento Estudantil?

É uma plataforma que pretende apoiar os estudantes do ensino superior na procura de alojamento disponibilizando, numa base diária, a oferta privada de quartos/apartamentos para estudantes, bem como lista de residências das Instituições de Ensino Superior. Com esta nova ferramenta as famílias passam a dispor, em tempo real, de informação validada sobre a oferta de alojamento disponível em cada concelho, incluindo aqueles em que a pressão imobiliária mais se faz sentir

Como funciona?

A análise é realizada através da recolha de fontes públicas de informação, como portais imobiliários e sites de agências do setor, agregando dados de mais de 20 plataformas distintas. Para esta análise são monitorizados mais de 100 mil anúncios de quartos/apartamentos destinados a estudantes, sendo recolhida e tratada toda a informação do anúncio. Simultaneamente é apresentada a rede de residências públicas de estudantes, que engloba mais de 15 mil camas.

Os cálculos são realizados para disponibilizar o valor mais próximo do mercado. São identificados todos os anúncios realizados em diversas plataformas sobre o mesmo quarto, e todos os dados que fogem da normalidade ou estejam errados são descartados. Tudo isso é feito todos os dias para garantir que você tenha a informação atualizada e em tempo real.

Assim que acessa a plataforma por esse link, essa é a página que irá aparecer para você poder escolher um conselho (no Brasil seria o equivalente aos estados).

Logo em seguida terá acesso a várias informações sobre aquele conselho, como por exemplo:

E aí, o que você achou dessa novidade? Eu particularmente amei. Na plataforma podemos ter acesso a várias informações importantíssimas em um só local, não precisamos ficar indo em vários sites, depois comparar os preços, sem falar das informações que às vezes não achamos em lugar nenhum. Não tenho a menor dúvida que será uma mão na roda para todos os estudantes.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket