Intercâmbio: quanto custa?

Intercâmbio: quanto custa?

Intercâmbio: quanto custa?

Quanto custa para realizar um intercâmbio? Neste artigo são apresentadas dicas para você entender os gastos de morar no exterior!
Imagem com mapas e cédulas de dinheiro

Intercâmbio: quanto custa?

Quanto custa para realizar um intercâmbio? Neste artigo são apresentadas dicas para você entender os gastos de morar no exterior!
Imagem com mapas e cédulas de dinheiro

Custo de vida

Quanto custa um intercâmbio? Essa é a primeira pergunta na hora de decidir o local do intercâmbio. Entender os gastos de morar no exterior é extremamente importante para montar um orçamento para o seu intercâmbio e fazer a sua viagem dar certo. Listamos abaixo alguns sites que mostram os gastos básicos que você vai ter morando em uma cidade específica e até realizam uma comparação entre diferentes cidades ao redor do mundo.

  1. Expatistan

O site demonstra a diferença de custo de vida entre duas cidades. Os moradores compartilham uma média de gastos básicos (como alimentação, moradia e transporte) e, com essas informações, o site faz um cálculo dos custos de cada cidade.

  1. Numbeo

O site também funciona como uma plataforma colaborativa e qualquer pessoa pode acrescentar informações para ajudar a manter a média de preços atualizada. Além de custos com moradia, alimentação e transporte, você ainda pode se informar sobre a qualidade de vida, poluição, segurança e cuidados com a saúde da cidade de interesse.

  1. Quanto custa viajar

O site brasileiro “Quanto custa viajar” oferece todas as informações para a sua viagem: desde custos com passagem até alimentação, transporte e atrações turísticas. Você ainda pode escolher o seu perfil de viajante, entre: mochileiro, econômico ou confortável.    

  1. Study Link

Você já pensou em fazer um intercâmbio para a Nova Zelândia? O Study Link foi desenvolvido pelo governo do país para ajudar os estudantes que pretendem morar em algumas de suas cidades mais famosas. O site ajuda a calcular quanto dinheiro você vai gastar por semana a até para estudar durante um ano.

  1. CNN Money

Se o seu destino escolhido para fazer intercâmbio for os Estados Unidos, aproveite para usar a calculadora disponibilizada pela CNN para descobrir quais cidades tem o melhor custo benefício do país, incluindo uma comparação de gastos com moradia, transporte e saúde.

Bolsas de estudo

Há opções para graduação, mestrado e doutorado nos destinos mais procurados por quem deseja uma bolsa de estudo para estudar fora. Também existem opções de programas de verão e oportunidade de participação em conferências globais. Os programas de bolsas são baseados em critérios diferentes, tais como: desempenho acadêmico, área de conhecimento, nacionalidade e renda familiar. A boa notícia é que, com certeza, algum deles se encaixa com o seu perfil. Confira a nossa lista de sites que vão te ajudar a encontrar bolsas de estudos no exterior.

  1. Por área

Tanto o International Scholarships quanto o International Student funciona como uma ferramenta de busca. Para usar é bem simples: você só precisa selecionar a sua área de estudo, o país de origem e o país onde está estudando; e ele traz uma lista de programas de bolsas de todos os países do mundo para você.

Já o Scholar4dev também é uma ferramenta de busca, mas funciona de uma forma um pouquinho diferente, através de filtros. Isso quer dizer que você pode selecionar as bolsas que se encaixam com o seu perfil através do nível de escolaridade, área de estudo, prazo ou país onde quer estudar, apenas selecionando a opção na barra lateral à esquerda.

  1. Por país

Se você prefere focar a sua busca em apenas um país ou região, vale acessar sites específicos ou os que direcionam a sua pesquisa.

Estados Unidos

No Funding for U.S. Study, por exemplo, você pode pesquisar apenas bolsas em instituições norte-americanas e ele também funciona como uma ferramenta de busca. Outro site que te deixa atualizado sobre as opções de bolsas nos Estados Unidos é o Study in the USA. Vale ficar de olho!

Londres

Se o seu sonho é estudar no Reino Unido, então o site certo para você é o Study London. Preenchendo o seu nível de escolaridade, nacionalidade e área de interesse; ele traz uma lista de bolsas para as quais você pode aplicar, com informações sobre valores e os cursos que o programa cobre. Os resultados incluem instituições de prestígio, como:  King’s College, Middlesex University e University of East London.  

Canadá

O site do Governo Canadense também disponibiliza informações sobre os programas de bolsas voltados para os alunos que tem interesse em estudar no país. As opções incluem bolsas específicas para brasileiros e latino americanos, e contém informações para te ajudar no processo de inscrição.

Alemanha

O serviço de intercâmbio acadêmico DAAD também oferece uma ferramenta de busca para aqueles que desejam estudar na Alemanha. Após preencher informações sobre o nível de escolaridade, país de origem e área de interesse, você tem acesso a uma lista de oportunidades que é constantemente atualizada.

França

No site do Governo Francês você também encontra informações voltadas para aqueles que desejam estudar no país. A lista inclui programas oferecidos por instituições internacionais, organizações não governamentais, fundações, governo nacional e internacional. Para saber mais informações, acesse o site!

Portugal

O site do Estude em Portugal possui suporte online para estudantes brasileiros interessados em estudar em Portugal, compartilhando experiências de alunos brasileiros espalhados por toda Portugal. Através do site e das redes sociais do Estude em Portugal, nós orientamos brasileiros que estão interessados em fazer graduação, pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado em mais de 50 instituições de ensino superior portuguesas, públicas e privadas.

Leia também:

Intercâmbio: o que é e quais as suas vantagens?

Quais os tipos de intercâmbio existem e quem pode fazer?

Quais os tipos de intercâmbio na graduação?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Relacionados:

Como posso te ajudar?

Todos os dias, informações fresquinhas pra você! Atualizadas por estudantes brasileiros espalhados por toda Portugal, a cada artigo você vai se sentir mais perto de Portugal! Está procurando um assunto específico? Escreve aqui no nosso buscador:

Amigo estou aqui!

Falamos a mesma língua!

Publicações Recentes:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Como se candidatar na graduação do IPB?

Você quer realizar graduação no IPB, em Portugal? Saiba...

Quero estudar em Portugal. Por onde começar?

Uma das maiores dificuldades que encontramos ao pensar em...

15 motivos para estudar no IPB, em Portugal

Você deseja estudar em Portugal, mas ainda não decidiu...

Intercâmbio: o que é e quais as suas vantagens?

Saiba o que é intercâmbio e quais as suas...

Encontre o curso no IPB que é a sua cara!

Você sonha em estudar em Portugal? O IPB fornece...

Dupla-Diplomação no IPB em Portugal

Saiba o que é o programa de Dupla-Diplomação no...

Intercâmbio na graduação: como escolher a Instituição de Ensino Superior estrangeira?

Qual a melhor universidade, faculdade ou instituto para o...

Ano letivo em Portugal: Como funciona?

Assim como, nos filmes adaptados no hemisfério norte, o...

Visto de Residência – Saiba TUDOO!!

Cada vez mais brasileiros estão tomando a decisão de...

Como validar o meu diploma em Portugal?

Essa é a hora de fazer a sua validação...

Como planejar para estudar em Portugal?

Chegou a hora de você fazer o seu planejamento...

Conheça o politécnico mais bem ranqueado de Portugal

Você conhece o IPB? O IPB não é nada...

Acompanhe a gente nas Redes Sociais!

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Nosso suporte está pronto para te atender agora mesmo!