fbpx

Intercâmbio: O que é e quais as suas vantagens?

Saiba o que é intercâmbio e quais as suas vantagens.

O que é intercâmbio?

No começo da utilização deste termo, o intercâmbio significava viagens realizadas por dois estudantes de nacionalidades diferentes que trocavam de país um com o outro. Como exemplo, um estudante brasileiro viajava para viver um determinado período na casa de um estudante americano e um americano fazia o mesmo no Brasil.

Com o passar dos anos, o avanço da globalização tornou o processo de intercâmbio de estudantes cada vez mais fácil, fato que fez com que o conceito de “intercâmbio” se tornasse mais moderno e abrangente. Atualmente, é considerada intercâmbio qualquer viagem de qualquer duração que tenha como objetivo o desenvolvimento intercultural. Portanto, não é mais necessário que um estudante estrangeiro venha ao Brasil para que um brasileiro possa ir a outro país.

Quais são as vantagens de realizar um intercâmbio?

Apesar de todas as dificuldades envolvidas, suas vantagens são inquestionáveis. Abaixo são listadas cinco delas:

1. Conhecimento de novas realidades

Seja a mobilidade realizada com fins educacionais, profissionais ou pessoais, o intercambista sempre voltará com conhecimento maior do que quando embarcou. A experiência internacional envolve o conhecimento de outras realidades e aprendizado de culturas, hábitos, idiomas, geografia e história.

2. Aprendizado de um novo idioma

Hoje em dia, a fluência em um segundo idioma tem um enorme valor profissional, sendo uma característica desejada pela maioria das empresas de pequeno, médio ou grande porte. Isso porque um profissional com esta característica facilita a efetivação de negócios com clientes internacionais e, portanto, aumenta a visibilidade da empresa fora do Brasil.

3. Desenvolvimento de características pessoais extremamente importantes

Viver em outro país diferente do país de origem, durante o período que for, transforma qualquer pessoa, tornando-a mais madura, confiante, segura, autônoma, independente, flexível, resiliente, adaptável e com uma maior capacidade de resolução de conflitos. Essas e outras características desenvolvidas durante o intercâmbio são extremamente importantes ao longo da vida.

4. Melhor colocação no mercado de trabalho

A informação de que a pessoa realizou um intercâmbio confere mais credibilidade ao currículo. Pessoas com intercâmbio são extremamente valorizadas nas empresas. Isso porque, geralmente, essas pessoas apresentam maior versatilidade e demonstram características de liderança que vários empregadores desejam. O intercâmbio demonstra que a pessoa não tem medo de encarar novos desafios ou mesmo se colocar em situações difíceis.

5. Novos amigos e contatos profissionais

O intercâmbio é uma excelente oportunidade para conhecer novas pessoas, possibilitando criar laços de amizades e também adquirir contatos profissionais, aumentando o networking. Além de ajudar a consolidar o segundo idioma, esses relacionamentos são repletos de trocas culturais.

Você tem vontade de realizar um intercâmbio? Clique aqui para saber qual tipo de intercâmbio que mais vai de encontro aos seus objetivos!

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso canal do YouTube para conhecer um pouquinho mais:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket