fbpx

Faro: prepare-se para estudar e curtir o verão o ano todo

Se você se lembra das aulas de História vai se recordar do nome Algarve. Sim, aquele mesmo do Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarve, o primeiro nome oficial do Brasil. Então, se você nunca tinha ligado o nome à pessoa (ou à região), é dela que vamos falar: Faro é a capital do Algarve.

Mas, muito além da História, Faro é o local ideal para quem quer estudar, trabalhar e estar perto de praias fantásticas e de uma agitação no verão que lembra muito o litoral brasileiro.

Mas que tal retomar um pouco da história da cidade?

Faro tem uma história ainda mais antiga que a maior parte de Portugal, pois ela remonta o tempo em que os fenícios, lá pelo século 8 antes de Cristo, dominaram o Mediterrâneo. Depois, ela passou por todos aqueles períodos que já estamos acostumados na história do país: visigodos, romanos e árabes.

A dominação árabe foi realmente muito longa, e Faro só passou ao domínio cristão depois de um século da formação de Portugal, em 1249. 

Embora estivesse longe de Lisboa, no extremo sul do Reino, um dos momentos mais importantes para entender como a cidade é hoje foi o terremoto de 1755, que também atingiu a capital. Grande parte da cidade ruiu e teve que ser construída posteriormente, dando a forma que ela tem atualmente.

Porém, o grande salto de desenvolvimento na cidade se deu com o aumento do turismo na região nas últimas décadas, que fez com que o aeroporto local se tornasse o segundo mais movimentado do país.

Igreja do Carmo, Largo do Carmo, Faro, Portugal
Igreja do Carmo, Largo do Carmo, Faro, Portugal – Photo by KOBU Agency on Unsplash

Como é viver em Faro?

Vamos ser sinceros. Você raramente vai encontrar alguém que mora em Faro e não acha muito bom. Afinal, é uma cidade pequena, tranquila, com muito sol, segurança (que vamos falar daqui a pouco) e uma presença marcante do antigo e do novo.

E, se o Algarve já é uma região procurada por muita gente do mundo todo para viver, Faro é a cidade mais desenvolvida do local. Isso pode ser verificado em diversos prêmios que a cidade ganhou, tanto como um ótimo local para a qualidade de vida, quanto para estudar e fazer negócios.

Se você está procurando tranquilidade, morar em Faro é também uma ótima opção. Isso porque é um lugar calmo, acolhedor e com aquele ambiente de praia que você deve conhecer. Então, imagine uma cidade de interior pertinho do encontro entre o Mediterrâneo e o Atlântico. Pois é isso o que você vai encontrar

É só caminhar pela cidade, dar bom dia a todos (como é o costume local), ver as paisagens belíssimas e tocar a vida que você merece.

Segurança é um problema em Faro?

Se você já deu uma olhada em outros textos sobre viver e estudar em Portugal, sabe que segurança não é um grande problema no país. Então, Faro segue o mesmo caminho. 

Porém, vale a pena observar o verão, em que a cidade recebe muitos turistas. Com eles, consequentemente, aparecem as oportunidades de roubos e furtos, que aumentam nessa época. 

Mas desencane! Trata-se de apenas um pequeno aumento. A possibilidade de alguém ameaçar você com uma arma para levar o celular, como acontece nas grandes cidades do Brasil, pode ser considerada nula. 

Gruta de Benagil em Faro
Gruta de Benagil – Foto de Divulgação – Visit Portugal

E o clima? Verão o ano todo?

Sim, é quase isso. Faro é uma cidade para quem gosta do calor. Como a cidade fica bem no sul de Portugal, em um ponto muito próximo da África, o sol é um companheiro diário.

Mesmo no inverno, raramente as temperaturas chegam a menos de 15 graus. Então, a ideia é ter toda a tranquilidade e a qualidade de vida que a gente já falou com um clima de verão.

Dizem por lá que o sol aparece 300 dias por ano. Então, já pensou em conviver com ele por lá?

Quanto é que custa viver em Faro?

É claro que, se você pensou que tudo isso tem um preço, acertou. Faro não é uma cidade barata. Por ser turística e chamar a atenção de tanta gente do mundo todo como um ótimo local para viver, ela passou por um processo de encarecimento nos últimos anos. Além de, para nós, brasileiros, haver a questão da conversão.  

Por isso, você vai encontrar valores muito próximos aos de Lisboa e do Porto, tanto nos aluguéis quanto em outros serviços.

Por exemplo, um quarto para viver em uma casa coletiva está em torno de 250 a 300 euros, enquanto um apartamento de um dormitório (T1), custa algo próximo de 700 euros.

Restaurantes, bares e outros estabelecimentos também tendem a ter valores mais altos, principalmente no verão. Prepare-se para gastar um pouco mais se optar por viver em Faro.

Cidade Faro
Arquitetura típica em Faro – Photo by KOBU Agency on Unsplash

Quais são os melhores lugares para morar na cidade?

Faro não é uma cidade grande. Por isso, você pode escolher um lugar para viver sem se preocupar em ficar muito longe de algum ponto que gosta. Porém, dá para observar algumas possibilidades.

Se você quer ficar mais perto dos serviços, dos pontos turísticos e das melhores opções para estudar, então escolha a União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), que perfazem o centro da cidade.

Mas, se você quiser uma opção mais calma, sossegada, em contato com a natureza, pode escolher, por exemplo, a freguesia de Montenegro. Embora lá haja alguma distância para acessar os principais serviços, não é nada que ultrapasse muito os cinco quilômetros, que podem ser percorridos em cerca de meia hora com o transporte público.

Saúde em Faro

Essa é uma preocupação para quem vai morar em Portugal, mas que você pode se despreocupar. Afinal, a saúde pública em Portugal é gratuita para brasileiros que estão fazendo turismo, por um acordo que eles têm com o SUS. Isso se você fizer um cadastro do CDAM, chamado lá de PB4.

Mas, se você estiver estudando com um visto, tem direito à saúde pública como qualquer cidadão. O máximo que você precisa se preocupar é com o pagamento de uma pequena taxa, que é uma coparticipação chamada taxa moderadora.

Geralmente, se você precisar de um atendimento no pronto-socorro, vai gastar algo como 18 euros. Mesmo que você precise de exames ou outros procedimentos, esse valor nunca passará de 40 euros. 

Se você tiver um médico da família no Centro de Saúde, poderá ter consultas periódicas gratuitas. Se precisar de um especialista, poderá marcar uma consulta e pagar, quando for necessário, cerca de 5 euros.

Para que você possa ter um hospital público como referência, a melhor opção é o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, que atende casos complexos e urgências. No cotidiano, o ideal é marcar o atendimento na Unidade de Saúde Familiar da Freguesia em que você for morar.

Universidade do Algarve – Foto de Divulgação

E para estudar? Quais são as possibilidades em Faro?

O que é mais interessante é que você pode ter toda a qualidade de vida que Faro proporciona e ainda estudar. Afinal, na cidade está a Universidade do Algarve, um estabelecimento de ensino superior público fundado em 1979.

Ela é composta por três campi, Penha, Gambelas e Saúde, na cidade de Faro, além de outro campus próximo, em Portimão. 

A Universidade do Algarve tem algumas unidades e estruturas com diversos cursos: 

  • Faculdade de Economia; 
  • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; 
  • Escola Superior de Saúde;
  • Faculdade de Ciências e Tecnologia;
  • Escola Superior de Educação e Comunicação; 
  • Instituto Superior de Engenharia.
  • Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.

A universidade conta com cerca de dez mil alunos, o que faz com que a cidade tenha uma agitada vida noturna em bares e restaurantes, além de festas. 

O que tem de interessante para fazer em Faro?

A cidade de Faro oferece opções interessantes para quem visita e para quem mora por lá. 

Mas, para isso, é importante é entender a época alta, que vai do final de maio até setembro, e a época baixa. Afinal, a cidade muda muito em cada um desses momentos. Na época alta é quando acontecem vários festivais: música, gastronomia, vinhos, além de parques de diversões e várias outras atrações.

Na época baixa, ao contrário, é quando as boates do centro estão abertas para atender o público universitário, pois em geral ele não está lá na época alta. 

Claro que um dos pontos importantes também é o contato com natureza. E quem vai ao Algarve geralmente quer ver a praia, que Faro, curiosamente, não tem da forma tradicional. O que existe é a Ria Formosa, uma espécie de mangue, com vários canais e bancos de areia que levam a água doce para o mar.

Na Ria Formosa, existem várias ilhas lindíssimas que merecem ser visitadas: a da Culatra, a Deserta e a do Farol estão a uma pequena distância do centro, que você pode ir de ferryboat. 

Já a praia de Faro fica em uma ilha em frente à cidade, que se conecta ao continente por uma ponte.

Além das belezas naturais, Faro tem a história, que pode ser vista nas muralhas do antigo castelo e na cidade velha, na baixa da cidade. 

Em alguns lugares, em que não podem passar carros, as pessoas aproveitam as pequenas ruas de pedra para passear e visitar lojas, bares e restaurantes, o Museu Municipal e a Marina de Faro.

Além de shoppings e cinemas, Faro também tem uma comunidade artística ativa, com peças e concertos no Teatro Lethes e no Teatro das Figuras.

Gastronomia no Algarve
Restaurante Tertúlia Algarvia – Foto de Divulgação

E para comer? O que tem de bom em Faro?

Como está perto do mar, Faro tem ótimas opções da cozinha tradicional do Algarve. E isso é o resultado de inúmeras culturas que estiveram por lá, com peixes, frutos do mar e mesmo carnes vermelhas, aves e caças.

Então, você deve observar os restaurantes da região, como os tradicionais Faz Gostos, Tertúlia Algarvia e Ramos, especializado em peixes, que fica em Montenegro.

Se você está estudando e precisa economizar, são diversas as opções de tascas e restaurantes mais baratos, que têm ótimos vinhos, cerveja gelada e comidinhas que não vão deixar você com saudade dos botecos brasileiros. 

Por isso, se você quer viver em um ambiente tranquilo, com muito sol e ótimas oportunidades para estudar e trabalhar, coloque Faro no topo da sua lista. Afinal, vai ser difícil encontrar alguém que tenha conhecido a cidade e não tenha se apaixonado.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket