fbpx

Entenda os Sistemas de Ensino Superior Europeu e Norte-Americano

Como funcionam os Sistemas de Ensino Superior Europeu e Norte-Americano e quais as suas principais diferenças em relação ao Sistema de Ensino Superior Brasileiro

Aos que desejam realizar um intercâmbio na graduação ou pós-graduação, é importante saber que existem diferentes sistemas de ensino superior no mundo.

Esse artigo auxilia no entendimento do sistema de educação superior europeu e norte-americano, destacando as principais diferenças entre eles e o sistema brasileiro.

Sistema de Ensino Superior Europeu

O sistema de ensino superior europeu é baseado no Acordo de Bolonha, assinado em 1999, por 29 países (incluindo o Reino Unido). Este acordo unificou o ensino superior destes países, adotando um sistema baseado em três ciclos de estudo. O 1º ciclo (chamado de licenciatura) geralmente possui duração de três a quatro anos, com um programa de estudos de 180 a 240 ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos). O 2º ciclo (mestrado) possui duração de um ano e meio a dois anos, contendo entre 90 e 120 ECTS. O 3º ciclo diz respeito ao doutorado com duração de cerca de três a quatro anos (180 ECTS).

Portanto, a partir do Acordo de Bolonha, os cursos de licenciatura, que antes tinham duração de quatro a cinco anos, foram enxugados para três ou quatro. A licenciatura na Europa é composta de matérias mais gerais no início, porém já direcionadas para a área escolhida. Sendo assim, o aluno precisa saber o que quer estudar antes mesmo de ingressar na universidade. Também é relevante ressaltar que o grau de licenciatura na Europa e no Brasil são diferentes, pois no caso europeu este grau não é exclusivo aos profissionais do magistério.

Em relação a pós-graduação, a partir do Acordo de Bolonha, muitos mestrados na Europa passaram a se tornar mais profissionalizantes que acadêmicos. Além disso, muitas universidades europeias passaram a oferecer os chamados mestrados integrados, a fim de possibilitar o ingresso direto do aluno concluinte da licenciatura no mestrado e a conclusão da licenciatura mais o mestrado em cinco anos.

Na Europa, o ano letivo geralmente começa em setembro/outubro e termina por volta de maio/junho. A divisão por semestres é a mais usada, mas também existem instituições que dividem o ano em trimestres ou bimestres.

Sistema de Ensino Superior Norte-Americano

Nos Estados Unidos, com exceção dos cursos de Medicina, Veterinária, Direito e Odontologia, todas as outras áreas de formação também contam com três diferentes etapas: graduação, mestrado e doutorado. Porém, as diferenças podem ser observadas na duração de cada grau de formação. Normalmente, nos EUA, as graduações (licenciaturas ou bacharelados) possuem quatro anos, com exceção dos cursos de Medicina, Veterinária, Direito e Odontologia. O curso de mestrado dura dois anos e de doutorado de cinco a sete anos.

Nos EUA, nos dois primeiros anos da graduação o aluno deverá cursar matérias de conhecimento geral e somente a partir do terceiro ano poderá decidir em qual curso quer se especializar e quais aulas extracurriculares de especialização deseja realizar. Dessa forma, diferentemente do caso europeu, o aluno não precisa saber o que quer estudar antes mesmo de ingressar na universidade.

Os cursos de Medicina, Odontologia, Veterinária e Direito são uma exceção, dado que eles costumam durar de quatro a oito anos. Para esses casos, os alunos devem realizar um exame depois de quatro anos para comprovar os seus conhecimentos e seguir para uma escola profissionalizante para poder concluir o curso.

Em relação a pós-graduação, no Brasil há dois tipos: Stricto-Sensu que engloba mestrado e doutorado e Lato-Sensu direcionado à especialização em determinadas áreas. Diferentemente do Brasil, nos EUA são considerados cursos de pós-graduação apenas o mestrado e doutorado.

Ainda, na América do Norte, o ano letivo costuma iniciar em agosto/setembro e terminar por volta de maio/junho. E que os cursos semestrais são os mais comuns, apesar dos trimestrais e bimestrais também existirem.

O que você achou deste post? Aqui no nosso blog você pode conferir mais conteúdos:

Como funciona o reconhecimento de ensino médio em Portugal?

Destaques do ensino superior em Portugal

Como Funciona o Sistema de Ensino Português

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket