Entenda os Sistemas de Ensino Superior Europeu e Norte-Americano

Entenda os Sistemas de Ensino Superior Europeu e Norte-Americano

Entenda os Sistemas de Ensino Superior Europeu e Norte-Americano

Como funcionam os Sistemas de Ensino Superior Europeu e Norte-Americano e quais as suas principais diferenças em relação ao Sistema de Ensino Superior Brasileiro
bandeira dos Estados Unidos e bandeira da Europa

Entenda os Sistemas de Ensino Superior Europeu e Norte-Americano

Como funcionam os Sistemas de Ensino Superior Europeu e Norte-Americano e quais as suas principais diferenças em relação ao Sistema de Ensino Superior Brasileiro
bandeira dos Estados Unidos e bandeira da Europa

Aos que desejam realizar um intercâmbio na graduação ou pós-graduação, é importante saber que existem diferentes sistemas de ensino superior no mundo. Esse artigo auxilia no entendimento do sistema de educação superior europeu e norte-americano, destacando as principais diferenças entre eles e o sistema brasileiro.

Sistema de Ensino Superior Europeu

O sistema de ensino superior europeu é baseado no Acordo de Bolonha, assinado em 1999, por 29 países (incluindo o Reino Unido). Este acordo unificou o ensino superior destes países, adotando um sistema baseado em três ciclos de estudo. O 1º ciclo (chamado de licenciatura) geralmente possui duração de três a quatro anos, com um programa de estudos de 180 a 240 ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos). O 2º ciclo (mestrado) possui duração de um ano e meio a dois anos, contendo entre 90 e 120 ECTS. O 3º ciclo diz respeito ao doutorado com duração de cerca de três a quatro anos (180 ECTS).

Portanto, a partir do Acordo de Bolonha, os cursos de licenciatura, que antes tinham duração de quatro a cinco anos, foram enxugados para três ou quatro. A licenciatura na Europa é composta de matérias mais gerais no início, porém já direcionadas para a área escolhida. Sendo assim, o aluno precisa saber o que quer estudar antes mesmo de ingressar na universidade. Também é relevante ressaltar que o grau de licenciatura na Europa e no Brasil são diferentes, pois no caso europeu este grau não é exclusivo aos profissionais do magistério.

Em relação a pós-graduação, a partir do Acordo de Bolonha, muitos mestrados na Europa passaram a se tornar mais profissionalizantes que acadêmicos. Além disso, muitas universidades europeias passaram a oferecer os chamados mestrados integrados, a fim de possibilitar o ingresso direto do aluno concluinte da licenciatura no mestrado e a conclusão da licenciatura mais o mestrado em cinco anos.

Na Europa, o ano letivo geralmente começa em setembro/outubro e termina por volta de maio/junho. A divisão por semestres é a mais usada, mas também existem instituições que dividem o ano em trimestres ou bimestres.

Sistema de Ensino Superior Norte-Americano

Nos Estados Unidos, com exceção dos cursos de Medicina, Veterinária, Direito e Odontologia, todas as outras áreas de formação também contam com três diferentes etapas: graduação, mestrado e doutorado. Porém, as diferenças podem ser observadas na duração de cada grau de formação. Normalmente, nos EUA, as graduações (licenciaturas ou bacharelados) possuem quatro anos, com exceção dos cursos de Medicina, Veterinária, Direito e Odontologia. O curso de mestrado dura dois anos e de doutorado de cinco a sete anos.

Nos EUA, nos dois primeiros anos da graduação o aluno deverá cursar matérias de conhecimento geral e somente a partir do terceiro ano poderá decidir em qual curso quer se especializar e quais aulas extracurriculares de especialização deseja realizar. Dessa forma, diferentemente do caso europeu, o aluno não precisa saber o que quer estudar antes mesmo de ingressar na universidade.

Os cursos de Medicina, Odontologia, Veterinária e Direito são uma exceção, dado que eles costumam durar de quatro a oito anos. Para esses casos, os alunos devem realizar um exame depois de quatro anos para comprovar os seus conhecimentos e seguir para uma escola profissionalizante para poder concluir o curso.

Em relação a pós-graduação, no Brasil há dois tipos: Stricto-Sensu que engloba mestrado e doutorado e Lato-Sensu direcionado à especialização em determinadas áreas. Diferentemente do Brasil, nos EUA são considerados cursos de pós-graduação apenas o mestrado e doutorado.

Ainda, na América do Norte, o ano letivo costuma iniciar em agosto/setembro e terminar por volta de maio/junho. E que os cursos semestrais são os mais comuns, apesar dos trimestrais e bimestrais também existirem.

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Relacionados:

Como posso te ajudar?

Todos os dias, informações fresquinhas pra você! Atualizadas por estudantes brasileiros espalhados por toda Portugal, a cada artigo você vai se sentir mais perto de Portugal! Está procurando um assunto específico? Escreve aqui no nosso buscador:

Amigo estou aqui!

Falamos a mesma língua!

Publicações Recentes:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

15 motivos para estudar no IPB, em Portugal

Você deseja estudar em Portugal, mas ainda não decidiu...

Quais os tipos de intercâmbio na graduação?

Saiba quais tipos de intercâmbio na graduação existem

Estudar em Portugal: 9 vantagens

Prosperar na vida acadêmica, bem como, profissional é o...

Encontre o curso no IPB que é a sua cara!

Você sonha em estudar em Portugal? O IPB fornece...

Como ver a nota do ENEM?

O INEP liberou as notas dos estudantes que realizaram...

Intercâmbio: o que é e quais as suas vantagens?

Saiba o que é intercâmbio e quais as suas...

Como se candidatar a Dupla-Diplomação da UTFPR com o IPB?

Você é aluno da UTFPR e tem interesse em...

Entenda os Sistemas de Ensino Superior Europeu e Norte-Americano

Como funcionam os Sistemas de Ensino Superior Europeu e...

Visto de Residência – Saiba TUDOO!!

Cada vez mais brasileiros estão tomando a decisão de...

Conheça o politécnico mais bem ranqueado de Portugal

Você conhece o IPB? O IPB não é nada...

Intercâmbio: quanto custa?

Quanto custa para realizar um intercâmbio? Neste artigo são...

Fazer faculdade em Portugal: as principais formas de entrar

Você tem sonho de estudar em Portugal e não...

Acompanhe a gente nas Redes Sociais!

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Nosso suporte está pronto para te atender agora mesmo!