fbpx

Dicas sobre informações de Custo de Vida/Qualidade de Vida em Portugal

Separamos alguns sites com dicas para você saber mais sobre o custo de vida em Portugal, bem como dados relativos à qualidade de vida, como criminalidade, empregabilidade e rankings de melhores cidades para se viver.

CUSTO DE VIDA EM PORTUGAL

Se você está interessado(a) em se mudar para Portugal, já deve ter se deparado com a pergunta “qual é o custo de vida na cidade de Lisboa?” “Qual cidade é mais barata, o Porto ou Lisboa? Ou Coimbra?” “Quanto custa um arrendamento de dois quartos em Bragança?” Ter estas informações é essencial no processo de tomada de decisão a respeito da cidade para onde ir.

É neste sentido que indicamos o site Numbeo.com . Alimentado por pessoas do mundo inteiro, este site reúne informações sobre o custo de vida em centenas de cidades do mundo, com base no valor referencial de Nova Iorque. Há também valores de feira, aluguel, média salarial básica, custos de internet, energia, entre outros.

Para usar o site, você só precisa ativar os filtros de país/cidade, e então consultar os dados dispostos nas tabelas.

Mapa de cidades cujos dados estão disponíveis no Numbeo.com

Mas atenção hein! Os dados do Numbeo.com são alimentados pelos próprios usuários, e não existem verificações oficiais dos valores apresentados. Por isso, o site serve mais para oferecer uma visão geral do que efetivamente uma fonte de dados oficiais.

QUALIDADE DE VIDA

A Fundação Francisco Manuel dos Santos é responsável pelo PorData, um portal com informações estatísticas de todos os municípios de Portugal. Dentro os fatores analisados, estão dados estatísticos de censos, criminalidade, ganho médio mensal, valor médio de compra e venda de propriedades, população total residente, entre outros. O material apresentado é bastante confiável e tem respaldo nas estatísticas oficiais do Estado português.

Interface do portal PorData.

MELHORES/PIORES CIDADES PORTUGUESAS

Se você está interessado em uma análise integradora de um conjunto de fatores urbanos como custo de vida,  qualidade de vida, potencial para investimentos e oportunidades de negócios, o ranking da Bloom Consulting para cidades portuguesas apresenta um overview interessante através de um ranking de melhores cidades em Portugal.

Ranking da Bloom Consulting em sua última edição.

Contudo, deve ser ter criticidade ao analisar os dados: a Bloom não considera por exemplo as diferenças de custo de vida total entre as cidades, pois é uma plataforma voltada para o público de investimentos e negócios. Se você pretende morar e tem uma renda limitada, deve-se considerar que o custo de vida nas metrópoles, é mais elevado no que no interior.

E aí, curtiu nossas dicas? Esperamos que estas ferramentas ajudem na sua pesquisa! Mas não esqueça também de nos acompanhar no YouTube e no Instagram okay? Lá vamos ter mais dicas todos os dias!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket