fbpx

Destaques do ensino superior em Portugal

Listamos os 5 principais pontos e vantagens do ensino superior em Portugal.

Destaques do ensino superior em Portugal

Listamos os 5 principais pontos e vantagens do ensino superior em Portugal.

1º Várias opções de universidades e cursos

Em Portugal existem várias opções de universidades, politécnicos ou escolas para o mesmo curso e, muitas vezes, na mesma cidade. Dessa forma, os estudantes podem escolher dentre essas várias possibilidades uma instituição que melhor se encaixa para o que ele precisa. Por exemplo, um estudante com interesse em cursar Engenharia Civil pode decidir por meio de critérios ou preferências como o custo da anuidade, a infraestrutura, a localização ou até a abordagem adequada qual é a instituição de ensino ideal para ele. Além disso, existem muitos cursos diferentes de licenciatura disponíveis para estudar e podem, muitas vezes, parecer incomuns para os brasileiros. Dependendo da instituição, é possível encontrar opções de licenciaturas (equivalentes ao bacharelado no Brasil) específicas para determinada saída profissional, fato que pode ser importante para quem não tem interesse nas formações mais tradicionais. Então, na guia de cursos em instituições portuguesas existem algumas faculdades bem específicas e incomuns para nós como Licenciatura em Ciências da Informação em Saúde, Licenciatura em Terapia da Fala, Licenciatura em Gestão do Património ou Licenciatura em Solicitadoria apenas como alguns exemplos.

2º Mestrado integrado

O chamado mestrado integrado ou licenciatura-mestrado é uma modalidade de ensino superior disponível em grande parte do território europeu que possibilita o estudante a realizar uma formação de geralmente cinco anos que conjuga a licenciatura e o mestrado em um curso apenas. Essa é uma ótima opção para quem deseja ganhar tempo durante a formação e entrar no mercado de trabalho já com o destaque de título de mestre.

3º Universidades com maior custo-benefício 

Nós estamos acostumados com as universidades federais e estaduais gratuitos no Brasil. No entanto, em Portugal é completamente diferente, lá mesmo as instituições públicas são pagas para estudantes nacionais e internacionais. Mesmo assim, quando são considerados os valores de custo de vida, de moradia e da própria anuidade e taxas da faculdade, é possível encontrar universidades lusitanas com valores mais acessíveis em comparação com as particulares brasileiras que cobram, muitas vezes, valores altos.

As propinas, como são chamadas em Portugal as taxas de anuidade, tem o objetivo de cobrir os custos de manutenção e de infraestrutura das faculdades portuguesas. Dessa forma, elas possuem uma infraestrutura no campus mais completa e em ótimas condições de conservação, vale destacar que esses fatores dependem da faculdade e da gestão em questão. É preciso ressaltar que os estudantes portugueses podem ganhar bolsas integrais se não tiverem condições financeiras para arcar com os custos da anuidade, além disso os estudantes internacionais também podem concorrer a bolsas de estudo por excelência acadêmica.

4º Incentivo à autonomia

Pode ser uma grande surpresa o fato de que uma licenciatura em Portugal é em geral três anos diferentemente das formações em instituições brasileiras. Isso é possível, entre outros fatores, graças ao estímulo à autonomia na formação do estudante, que causa consequências positivas não apenas durante a graduação como também é uma capacidade muito procurada na esfera profissional. Assim, os alunos são incentivados desde o início do curso a desenvolverem trabalhos e pesquisas em casa de maneira autônoma, além de serem estimulados a lerem diversos artigos científicos fora da sala de aula para mais tarde trazerem sua própria interpretação do assunto para sala de aula. Essa capacidade é muito importante para a diversidade de visões e pontos de vista, além de economizar tempo em sala de aula que pode então ser utilizado para outros propósitos.

5º Programa Erasmus

Estudar em Portugal é uma porta de entrada para qualquer outro país na Europa por meio do programa de intercâmbio Erasmus. É uma modalidade de intercâmbio muito procurada, já que os estudantes de universidades europeias podem ficar até 12 meses em outras instituições dentro da União Europeia. Esse programa facilita e apoia a mobilidade acadêmica entre as universidades através da Europa, assim é possível seguir uma formação e adquirir experiência no estrangeiro. Saiba mais informações no site oficial do programa.

Sintam-se à vontade para fazer perguntas ou compartilhar experiência nos comentários!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Relacionados:

Como posso te ajudar?

Todos os dias, informações fresquinhas pra você! Atualizadas por estudantes brasileiros espalhados por toda Portugal, a cada artigo você vai se sentir mais perto de Portugal! Está procurando um assunto específico? Escreve aqui no nosso buscador:

Amigo estou aqui!

Falamos a mesma língua!

Publicações Recentes:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket