fbpx

Quais são os cursos mais concorridos em Portugal?

Portugal é um ótimo e acessível destino para estudantes brasileiros que desejam estudar na Europa. 

O sistema de ensino superior em Portugal está dividido entre instituições públicas e privadas, universidades e cursos técnicos e uma orientação geral para a teoria e investigação.

Ao todo, Portugal possui 47 universidades, 74 politécnicos e 6 escolas policiais ou militares. Se o estudante deseja uma carreira internacional, deve ir pelo caminho do ensino superior, mas se deseja aprendizado mais prático, os politécnicos são a melhor escolha.

Mas uma dúvida muito comum entre estudantes é sobre quais são os cursos mais concorridos no país. Se também é uma dúvida sua, continue lendo este artigo para saber.

Por que estudar em Portugal?

5 razões para estudar em Portugal além do idioma - Brasil Escola

Baixo custo de vida

Primeiramente, o baixo custo é um dos pontos importantes a se considerar viver e estudar em Portugal. É a escolha ideal para quem deseja estudar na Europa, mas possui orçamento menor.

Portugal é uma das opções e viver lá é muito mais barato do que viver em Espanha. Para se ter uma ideia, Lisboa, a capital do país, é conhecida como uma das capitais mais baratas da Europa.

Se o custo de vida na capital portuguesa é inferior ao de outras cidades europeias, imagine outras cidades portuguesas mais afastadas do centro do país.

Estas cidades portuguesas contam também com excelentes universidades como Porto, Braga, Coimbra, Algarve e Guimarães. Por exemplo, na cidade do Porto, pode viver sossegado por cerca de 550 euros mensais.

Educação de qualidade

Outra razão para escolher Portugal como destino de intercâmbio é o ensino de alta qualidade. O país é conhecido por possuir uma rede qualificada de universidades públicas e privadas reconhecidas internacionalmente, como a Universidade de Coimbra. 

Para além da famosa Universidade de Lisboa e do Porto, destacam-se também a Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro em Braga.

As universidades e instituições possuem estruturas físicas, como laboratórios, bibliotecas, etc., além de terem professores qualificados e experientes, podem também emergir os alunos nos conteúdos apresentados. 

Pois bem, Portugal é considerado o 22º melhor sistema de ensino do mundo. Portanto, você já pode concluir que a qualidade do ensino é a principal prioridade.

Instalações brasileiras

Se você quer estudar em Portugal, saiba que o país oferece algumas facilidades para os brasileiros. 

Candidatos que tenham frequentado o ensino médio em português ou cidadãos de países onde o português é a língua oficial não precisam apresentar comprovante de proficiência. Geralmente, independentemente do idioma, é suficiente declarar por escrito que você possui um domínio.

Além disso, outra comodidade para os estudantes brasileiros é que mais de 30 instituições de ensino superior públicas e privadas em Portugal aceitam os resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como parte da admissão ao grau de licenciatura e mestrado (primeiro ciclo) abrangente.

Quais são os cursos mais concorridos em Portugal?

Intercâmbio em Portugal: como fazer com a ajuda da sua universidade

 Em Portugal, 31 cursos alcançaram o desemprego zero. Isso significa que todos os recém-formados encontraram emprego após a formatura.

Medicina

Os cursos de medicina são oferecidos exclusivamente pelas universidades públicas. Ou melhor, até 2020. Para o ano letivo com início em setembro de 2021, a Universidade Católica Portuguesa é uma universidade privada e prevê iniciar os seus cursos de medicina.

O curso de medicina em Portugal tem a duração de seis anos e é ministrado em regime presencial a tempo inteiro. O cultivo é feito de forma integrada com o mestrado, e a graduação é combinada com a graduação, ou seja, os alunos acabam por obter o título de mestre.

No primeiro ciclo do curso correspondente aos três anos anteriores, os alunos irão adquirir os conhecimentos básicos da formação médica. 

Isso é chamado de ciclo básico. No segundo ciclo, que são os últimos três anos, os alunos recebem formação profissional para o exercício da profissão. É chamado de ciclo clínico, um período de estágio supervisionado, que é chamado de estágio no Brasil.

Enfermagem

O caminho para a enfermagem em Portugal inicia-se com o bacharelado numa das disciplinas de enfermagem disponíveis. 

Existem também diversos programas de pós-graduação – Mestrado e Doutorado – oferecidos por diversas instituições do país. 

Por exemplo, o CESPU e a Universidade do Minho têm programas de mestrado e doutoramento em enfermagem, onde podem escolher a sua opção. Portanto, independentemente do nível de estudos, você sempre pode encontrar o curso que melhor se adapta às suas necessidades.

Direito

Em Portugal, a graduação chama-se Licenciatura. Para quem pretende estudar Direito em Portugal, é bom saber que o curso terá a duração de quatro anos, o que equivale a oito semestres letivos.

A vantagem é que o seu título ou diploma pode ser válido e aceite em todos os outros países / regiões que integram este espaço europeu. Além disso, existem cursos de pós-graduação,, ou mestrado e doutorado, estes últimos com dois e três anos, respectivamente. 

Vale ressaltar que a quantidade de cursos online está aumentando muito. Portanto, se está interessado em fazer cursos e estudar Direito em Portugal mesmo sem sair do Brasil, também pode pesquisar instituições de ensino portuguesas com plataformas de e-learning.

Arquitetura

O curso abrange ciências humanas e disciplinas de precisão, e é caracterizado por cursos diversificados. 

No início do curso, os cursos de graduação costumam oferecer disciplinas como matemática e história da arquitetura. 

Conforme o curso avança, mais conteúdo prático é integrado, como projeto arquitetônico e sistemas estruturais.

É possível conseguir estudar em Portugal?

Sim, claro. As universidades de Portugal permitem aos estudantes estrangeiros candidatarem-se a vagas oferecidas pelos seus cursos. Geralmente, os candidatos devem se inscrever em um exame especial de admissão à universidade preparado por cada instituição educacional.

Para ser admitido na universidade, você também precisa comprovar qualificações acadêmicas e outros certificados, que são determinados durante o processo seletivo. 

Outra opção para o ingresso nas universidades portuguesas é a obtenção do nível do ENEM. 

Nesse sistema, o aluno faz um exame no Brasil e comprova sua nota durante o processo seletivo. Caso ultrapasse o valor exigido pela Academia Portuguesa, pode continuar a candidatar-se ao cargo.

O que achou do conteúdo? Se ainda restou alguma dúvida sobre estudo em Portugal, continue acompanhando o nosso blog.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket