Quais são os cursos mais concorridos em Portugal?

Quais são os cursos mais concorridos em Portugal?

Quais são os cursos mais concorridos em Portugal?

universidades em Portugal

Portugal é um ótimo e acessível destino para estudantes brasileiros que desejam estudar na Europa. 

O sistema de ensino superior em Portugal está dividido entre instituições públicas e privadas, universidades e cursos técnicos e uma orientação geral para a teoria e investigação.

Ao todo, Portugal possui 47 universidades, 74 politécnicos e 6 escolas policiais ou militares. Se o estudante deseja uma carreira internacional, deve ir pelo caminho do ensino superior, mas se deseja aprendizado mais prático, os politécnicos são a melhor escolha.

Mas uma dúvida muito comum entre estudantes é sobre quais são os cursos mais concorridos no país. Se também é uma dúvida sua, continue lendo este artigo para saber.

Por que estudar em Portugal?

5 razões para estudar em Portugal além do idioma - Brasil Escola

Baixo custo de vida

Primeiramente, o baixo custo é um dos pontos importantes a se considerar viver e estudar em Portugal. É a escolha ideal para quem deseja estudar na Europa, mas possui orçamento menor.

Portugal é uma das opções e viver lá é muito mais barato do que viver em Espanha. Para se ter uma ideia, Lisboa, a capital do país, é conhecida como uma das capitais mais baratas da Europa.

Se o custo de vida na capital portuguesa é inferior ao de outras cidades europeias, imagine outras cidades portuguesas mais afastadas do centro do país.

Estas cidades portuguesas contam também com excelentes universidades como Porto, Braga, Coimbra, Algarve e Guimarães. Por exemplo, na cidade do Porto, pode viver sossegado por cerca de 550 euros mensais.

Educação de qualidade

Outra razão para escolher Portugal como destino de intercâmbio é o ensino de alta qualidade. O país é conhecido por possuir uma rede qualificada de universidades públicas e privadas reconhecidas internacionalmente, como a Universidade de Coimbra. 

Para além da famosa Universidade de Lisboa e do Porto, destacam-se também a Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro em Braga.

As universidades e instituições possuem estruturas físicas, como laboratórios, bibliotecas, etc., além de terem professores qualificados e experientes, podem também emergir os alunos nos conteúdos apresentados. 

Pois bem, Portugal é considerado o 22º melhor sistema de ensino do mundo. Portanto, você já pode concluir que a qualidade do ensino é a principal prioridade.

Instalações brasileiras

Se você quer estudar em Portugal, saiba que o país oferece algumas facilidades para os brasileiros. 

Candidatos que tenham frequentado o ensino médio em português ou cidadãos de países onde o português é a língua oficial não precisam apresentar comprovante de proficiência. Geralmente, independentemente do idioma, é suficiente declarar por escrito que você possui um domínio.

Além disso, outra comodidade para os estudantes brasileiros é que mais de 30 instituições de ensino superior públicas e privadas em Portugal aceitam os resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como parte da admissão ao grau de licenciatura e mestrado (primeiro ciclo) abrangente.

Quais são os cursos mais concorridos em Portugal?

Intercâmbio em Portugal: como fazer com a ajuda da sua universidade

 Em Portugal, 31 cursos alcançaram o desemprego zero. Isso significa que todos os recém-formados encontraram emprego após a formatura.

Medicina

Os cursos de medicina são oferecidos exclusivamente pelas universidades públicas. Ou melhor, até 2020. Para o ano letivo com início em setembro de 2021, a Universidade Católica Portuguesa é uma universidade privada e prevê iniciar os seus cursos de medicina.

O curso de medicina em Portugal tem a duração de seis anos e é ministrado em regime presencial a tempo inteiro. O cultivo é feito de forma integrada com o mestrado, e a graduação é combinada com a graduação, ou seja, os alunos acabam por obter o título de mestre.

No primeiro ciclo do curso correspondente aos três anos anteriores, os alunos irão adquirir os conhecimentos básicos da formação médica. 

Isso é chamado de ciclo básico. No segundo ciclo, que são os últimos três anos, os alunos recebem formação profissional para o exercício da profissão. É chamado de ciclo clínico, um período de estágio supervisionado, que é chamado de estágio no Brasil.

Enfermagem

O caminho para a enfermagem em Portugal inicia-se com o bacharelado numa das disciplinas de enfermagem disponíveis. 

Existem também diversos programas de pós-graduação – Mestrado e Doutorado – oferecidos por diversas instituições do país. 

Por exemplo, o CESPU e a Universidade do Minho têm programas de mestrado e doutoramento em enfermagem, onde podem escolher a sua opção. Portanto, independentemente do nível de estudos, você sempre pode encontrar o curso que melhor se adapta às suas necessidades.

Direito

Em Portugal, a graduação chama-se Licenciatura. Para quem pretende estudar Direito em Portugal, é bom saber que o curso terá a duração de quatro anos, o que equivale a oito semestres letivos.

A vantagem é que o seu título ou diploma pode ser válido e aceite em todos os outros países / regiões que integram este espaço europeu. Além disso, existem cursos de pós-graduação,, ou mestrado e doutorado, estes últimos com dois e três anos, respectivamente. 

Vale ressaltar que a quantidade de cursos online está aumentando muito. Portanto, se está interessado em fazer cursos e estudar Direito em Portugal mesmo sem sair do Brasil, também pode pesquisar instituições de ensino portuguesas com plataformas de e-learning.

Arquitetura

O curso abrange ciências humanas e disciplinas de precisão, e é caracterizado por cursos diversificados. 

No início do curso, os cursos de graduação costumam oferecer disciplinas como matemática e história da arquitetura. 

Conforme o curso avança, mais conteúdo prático é integrado, como projeto arquitetônico e sistemas estruturais.

É possível conseguir estudar em Portugal?

Sim, claro. As universidades de Portugal permitem aos estudantes estrangeiros candidatarem-se a vagas oferecidas pelos seus cursos. Geralmente, os candidatos devem se inscrever em um exame especial de admissão à universidade preparado por cada instituição educacional.

Para ser admitido na universidade, você também precisa comprovar qualificações acadêmicas e outros certificados, que são determinados durante o processo seletivo. 

Outra opção para o ingresso nas universidades portuguesas é a obtenção do nível do ENEM. 

Nesse sistema, o aluno faz um exame no Brasil e comprova sua nota durante o processo seletivo. Caso ultrapasse o valor exigido pela Academia Portuguesa, pode continuar a candidatar-se ao cargo.

O que achou do conteúdo? Se ainda restou alguma dúvida sobre estudo em Portugal, continue acompanhando o nosso blog.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Visto de Residência – Saiba TUDOO!!

Cada vez mais brasileiros estão tomando a decisão de...

Como se candidatar no mestrado do IPB?

Você quer realizar mestrado no IPB, em Portugal? Saiba...

Como fazer o visto de estudante?

DESCUBRA COMO FAZER SEUS VISTO DE ESTUDANTE AGORA

Quero estudar em Portugal. Por onde começar?

Uma das maiores dificuldades que encontramos ao pensar em...

O IPB e as suas parcerias de intercâmbio na graduação e pós-graduação

Você é estudante brasileiro de graduação ou pós-graduação e...

Entenda os Sistemas de Ensino Superior Europeu e Norte-Americano

Como funcionam os Sistemas de Ensino Superior Europeu e...

Intercâmbio: quanto custa?

Quanto custa para realizar um intercâmbio? Neste artigo são...

Perguntas frequentes sobre como estudar medicina em Portugal

Quer estudar medicina em Portugal? Então vem descobrir como...

Como se candidatar na graduação do IPB?

Você quer realizar graduação no IPB, em Portugal? Saiba...

Estudar em Portugal: 9 vantagens

Prosperar na vida acadêmica, bem como, profissional é o...

Acompanhe a gente nas Redes Sociais!

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Nosso suporte está pronto para te atender agora mesmo!