Apresentação do curso:
Este curso tem como objetivos:
- Capacitar os alunos para uma abordagem histórica, totalizadora e integrada dos problemas sociais, preparando-os para o exercício da profissão de Assistente Social em diferentes contextos humanos, sociais e políticos.
- Capacitar para a identificação e seleção de abordagens teórico-metodológicas, orientadoras do agir profissional capaz de promover relações de mediação entre pessoas e sistemas sociais promotoras de processos de mudança social, pautados pelos princípios dos direitos humanos e da justiça social.
- Desenvolver competências técnico-instrumentais, fundadas em processos reflexivos, traduzidas na utilização e criação de técnicas e instrumentos de diagnóstico, programação, execução e avaliação de processos e resultados, capazes de melhorar a vida pessoal, social, educativa e cultural das pessoas.
- Promover competências de investigação dos fenómenos sociais e processos de intervenção social, no quadro das finalidades éticas e políticas do Serviço Social.
- Articular as dimensões teorias e práticas, exploradas ao longo do plano formativo, refletida de forma privilegiada nos Estágios realizados em contexto real de trabalho (750 horas), capacitando para o desenvolvimento da sensibilidade social dos futuros profissionais.
- Desenvolver competência crítica sobre o papel do Assistente Social nos diferentes contextos de intervenção, conscientizando para a importância da formação profissional continua, no quadro deontológico da profissão.
Saídas Profissionais:
O curso de Serviço Social tem por objetivo formar profissionais habilitados a desenvolverem atividades em:
- Instituições Particulares de Solidariedade Social (Misericórdias, Associações, Fundações).
- Organizações Não Governamentais, em áreas de atividade de Ação Social para idosos, crianças, famílias em situação de vulnerabilidade, refugiados, emigrantes e pessoas portadoras de deficiência.
- Serviços do Estado, nos setores da Saúde (hospitais, centros de saúde, clínicas de reabilitação), Segurança Social, Estabelecimentos Prisionais e Serviços de Reinserção Social e assessoria aos Tribunais, Centros de Emprego, Formação Profissional e Ocupacional, Educação (Escolas).
- Serviços do Poder Local (Habitação, Urbanismo e Ambiente; Cultura, Juventude e Desporto e prevenção de comportamentos de risco).
- Etc